David Gilmour: com "Live In Gdansk", um vazio preenchido
Resenha - Live In Gdansk - David Gilmour
Por Doctor Robert
Postado em 14 de outubro de 2008
Enfim um vazio preenchido. Quando do lançamento do extraordinário DVD de David Gilmour "Remember That Night – Live At The Royal Albert Hall", havia ficado uma sensação de que bem que um CD poderia tê-lo acompanhado. Tal impressão foi apagada, pois havia ainda esta carta na manga, registro que se torna obrigatório a qualquer fã.
David Gilmour - Mais Novidades
A primeira sensação que se tem é de se estar ouvindo a um novo álbum ao vivo do Pink Floyd. Também não é para menos, afinal, comparando com a banda que estava presente na turnê que gerou o lançamento do também ao vivo "PULSE", percebemos que quase todos estão ali: o já saudoso Richard Wright acompanhado de Jon Carin nos teclados (este que, por sinal, também faz parte da banda de Roger Waters); Guy Pratt no baixo e o saxofonista Dick Parry (velho companheiro, desde os tempos de "The Dark Side Of The Moon"). Muda o baterista (sai Nick Mason, entra Steve DiStanislao) e o guitarrista de apoio (o lendário Phil Manzanera, do Roxy Music, no lugar de Tim Renwick). Isso tudo sem falar no repertório que, à exceção do último álbum solo de Gilmour, "On An Island" (executado na íntegra), privilegia praticamente só velhos clássicos do Floyd.
E põe velhos clássicos nisso... desde os primórdios com a psicodélica "Astronomy Domine" (do primeirão "The Piper At The Gates Of Dawn") e a singela "Fat Old Sun" (de "Atom Heart Mother"), passando pelas obrigatórias "Breathe", "Time" (que abrem o show pra ganhar a platéia de vez), "Shine On You Crazy Diamond", "Wish You Were Here"... Destaque para a excepcional execução da maravilhosa "Echoes", na íntegra, resgatada do álbum "Meddle" de 1971. Impossível não se emocionar com os vocais de Gilmour e Wright. E elogiar qualquer solo de guitarra de Gilmour chega a ser pleonasmo. Não é à toa que certa vez já foi dito pela revista Veja que ele é detentor dos solos de guitarra "mais elegantes da história do rock". Quem não assina embaixo?
Ah sim, claro, temos ainda algumas canções mais recentes do Floyd, como "High Hopes" e "A Great Day For Freedom". E se não aparecem convidados especialíssimos como David Bowie e a dupla David Crosby e Graham Nash, para "compensar" o CD conta com a participação da Orquestra Filarmônica Polonesa-Báltica, conduzida por Zbigniew Preisner, em temas como "Take A Breath" e na clássica "Comfortably Numb", que encerra o CD de forma magistral.
Talvez o próximo passo não fosse, enfim, uma reunião do Floyd como todo bom fã não deixava de sonhar. Mas tal sonho foi abortado de vez agora que Richard Wright nos deixou. Resta então ouvir este belo registro, que pode servir de réquiem para um artista nem sempre tão valorizado, quem sabe pelo fato de ter sempre vivido à sombra de dois gênios chamados David Gilmour e Roger Waters. Descanse em paz Rick pois, como diz a letra de "Us and Them", "...and after all, we’re only ordinary men...".
CD 1
01 Speak To Me
02 Breathe
03 Time
04 Breathe Reprise
05 Castellorizon
06 On An Island
07 The Blue
08 Red Sky At Night
09 This Heaven
10 Then I Close My Eyes
11 Smile
12 Take A Breath
13 A Pocketful Of Stones
14 Where We Start
CD 2
01 Shine On You Crazy Diamond
02 Astronomy Domine
03 Fat Old Sun
04 High Hopes
05 Echoes
06 Wish You Were Here
07 A Great Day For Freedom
08 Comfortably Numb
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire


Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
O solo de guitarra ligado ao Pink Floyd que David Gilmour disse não fazer sentido algum
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


