Pecadores: profissionalismo na cena industrial
Resenha - 10% for Jesus - Pecadores
Por Clóvis Eduardo
Postado em 09 de maio de 2008
Preciso confessar que sou praticamente um iniciante na cena do Metal Industrial. Ministry, Pain, Crematory são algumas das bandas que já pude conhecer bem, que misturam rock e Heavy Metal com uma pegada eletrônica de maneira branda. Mas o que o Pecadores faz é totalmente diferente.

O que me deixou ao menos entusiasmado, foi saber que o Pecadores é um grupo brasileiro, dos verdadeiros representantes e carregadores da cultura, etnia e religião nacional. Um lembrete: esqueça guitarras, baixo, bateria, ou qualquer outro instrumento que pode aproximar o grupo formado em São Paulo da classificação rock.
O som é eletrônico mesmo, e chega à nossas mãos pela parceria entre a Hellion Records e a Wave Records, um selo especializado em Gothic/Industrial/Synth/Wave/Electro e por aí afora. Este disco, reparem bem, já é considerado um sucesso na Europa, justo que foi pré-produzido por Maurizio Bonito, e finalizado pelo músico alemão, Brubo Kramm, da banda DAS ICH. Apesar de ritmo diferente, realmente a sonoridade não é de se reclamar e não é a toa que deve fazer sucesso.
Apostle Niwt (música), Dark Messenger (letras e vocais), Brother Vlad (assistente) e Sister Mege (assistente) são os autores do disco. Visual bem estiloso nas fotos no encarte já convida o desavisado a perceber o que é realmente a cena Industrial.
O álbum, intitulado "10% for Jesus", explora o misticismo, temas religiosos, mixando música Industrial com ritmos afro brasileiros e letras em português. Reconhecido na Europa pelo estilo Voodoo-Industrial, em apresentações ao vivo, a banda faz encenações de missas e cultos, improvisos - unindo o peso da música Industrial, com irreverência e critica social. O encarte tem até um bonequinho manchado e com os dizeres: "trabalho de macumba".
A versão brasileira mantém a originalidade do álbum Europeu, porém chega ao Brasil com cinco faixas bônus, remixadas por músicos da banda Morgue, os argentinos do Troppenterror e Strangeangels, a electro band da Grécia, Siva Six, e A Industrya.
O grupo teve agenda cheia no ano de 2007, quando lançado o disco, destaque para a última edição da "Thorns Gothic Rave", em 2006, evento importante, mas que não deve mais acontecer por causas trágicas. O curioso é que ao passar pela sessão de "agenda de shows" no site oficial do Pecadores, é mencionado um show na Igreja Universal, que deveria ter acontecido no dia 25 de dezembro de 2005, mas foi cancelado. Só para garantir, na capa do disco "10% for Jesus", consta o selo ADVISORY, justamente pelo conteúdo das letras serem de forte crítica religiosa.
E ao que parece, o Pecadores estão caminhando com passos cada vez mais largos. O grupo foi indicado como um dos melhores de 2007, segundo o site Brazilian Alternative Charts pelo terceiro ano consecutivo, na categoria de melhor show ao vivo entre as bandas nacionais do estilo. O álbum "10% For Jesus" levou premiação como segundo melhor álbum nacional do estilo. E em Portugal, a banda foi o quinto lugar nos melhores álbuns de 2007, também da cena industrial. Sacou o profissionalismo?
Faixas
01. Apocalipse
02. Padre
03. Possessed
04. Macumbaria
05. Blood
06. Louvor dos Insanos
07. Man of God
08. Kapitalist Gott
09. Ritual de Magia
10. 10% for Jesus
11. Penitência (Pecadores Vs A Industrya)*
12. Priest (Morgue Remix)*
13. Padre (Siva Six Remix)*
14. Padre (Troppenterror Remix)*
15. Macumbaria (Strangersangels Remix)*
Hellion Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O músico que James Hetfield diz ser a razão de o Metallica existir
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Kirk Hammett, do Metallica, afirma que música pop atual é uma porcaria
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Como a juventude foi do punk ao conservadorismo? Youtuber explica
Masterplan lança "Metalmorphosis", seu novo disco de estúdio


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


