Soturnus: sem inovação, mas lúcido e bem resolvido
Resenha - When Flesh Becomes Spirit - Soturnus
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de maio de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Natural de João Pessoa (PB), o Soturnus passou entre 2000 e 2006 lutando por seu espaço e conseguindo liberar duas demos que, aos poucos, lhe possibilitou tocar por várias capitais nordestinas, inclusive no já famoso festival cearense ForCaos, e ainda garantindo sua presença nas coletâneas "Suspiria De Profundis" e "IV Blizzard Of Rock".

Um passo importante ocorreu no próprio ano de 2006, em função da saída simultânea de vários de seus integrantes. O Soturnus mostrou persistência e os fundadores Rafael Basso (voz e guitarra), Guilherme Augusto (baixo) e Eduardo Vieira (bateria) decidem recrutar o guitarrista Andrei Targino e dar uma nova orientação a seu Gothic Metal, agora abolindo as vocalizações femininas e os teclados.
E muitos considerarão esta mudança como acertada. A adaptação de algumas antigas canções e a inclusão de outras preparadas especialmente para a ocasião fazem de "When Flesh Becomes Spirit" uma obra de sonoridade abrangente, que transita por várias fases e climas, sucedendo-se uns aos outros. Estilos como o Doom, Gothic, Death e ainda o Death Melódico, além do uso de vocalizações extremas ao lado de outras limpas, aparecem em sua forma mais pura ou devidamente mescladas.
A preocupação dos paraibanos em estrear com um disco de alta qualidade é louvável. A produção ficou ao encargo de Marcello Pompeu e a mixagem e masterização foram feitas por Heros Trench, ambos do Korzus. O projeto visual é muito bonito, obscuro e exprime todas as paixões e dores humanas que o conjunto aborda em suas letras.
Ainda que o Soturnus não apresente nada de inovador, tudo em "When Flesh Becomes Spirit" é lúcido e bem resolvido, tendo pontos marcantes em "On The Verge Of Changes", a faixa-título ou "Ten Rainy Summers". Um trabalho independente que envolveu muita dedicação e bastante recomendável aos que apreciam Heavy Metal elegantemente sombrio, melódico, extremo e totalmente sintonizado com o underground.
Formação:
Rafael Basso - voz e guitarra
Andrei Targino - guitarras
Guilherme Augusto - baixo
Eduardo Vieira - bateria
Soturnus - When Flesh Becomes Spirit
(2007 / independente – nacional)
01. Stimuli
02. On The Verge Of Changes
03. When Flesh Becomes Spirit
04. Fragments
05. The Dark Night Of Reality
06. Ephemeral Lives
07. The Weight Of Life
08. Cry Of Dawn
09. Pain And Pleasure
10. Ten Rainy Summers
11. Hollow Nights
Homepage: www.soturnus.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Joe Satriani revela o guitarrista que ele ouve e diz: "Eu jamais alcançarei isso!"
Dez bandas que atingiram o ápice com a primeira música do primeiro disco de estúdio
A música que fez Chris Barnes ser demitido do Cannibal Corpse


Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



