Crimson Thorn: a mais brutal das bandas cristãs
Resenha - Purification - Crimson Thorn
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 20 de novembro de 2007
Nota: 8
O Crimson Thorn é um conjunto norte-americano de Minneapolis que está em atividade desde 1991, possuindo uma boa base de fãs adeptos do metal cristão desde que começou a pregar o Evangelho através do Thrash Metal. Com o passar dos anos sua sonoridade foi se orientando para os lados do Death Metal, tendo neste "Purification" seu terceiro e último (pelo menos por enquanto) álbum de estúdio, lançado originalmente de forma independente em 2002, sendo agora disponibilizado ao mercado brasileiro via Silent Music Records.
Taxado por muitos como a mais brutal das bandas cristãs, o Crimson Thorn realmente se mostra à altura desta posição. Mesmo não fazendo uso de grande velocidade, sua música é muito agressiva, com algumas mudanças de tempo bem planejadas e bons solos, seguindo uma abordagem até mesmo mais experimental se comparado com seu álbum anterior, "Dissection" (97). Agora o grupo complementa suas canções fazendo uso discreto de teclados e inserindo arranjos que são praticamente Black (?!) Metal, mas nunca se distanciando de sua real proposta.
Muito do extremismo deste álbum é evidenciado pela atuação do vocalista Luke Renno, que marca presença pela profundidade de suas linhas totalmente guturais, cantadas de forma seca e incompreensível. Apesar de todos os méritos da atuação de cada um destes músicos, não esqueçamos que o Crimson Thorn é um grupo underground e enfrenta as mesmas dificuldades que qualquer outro. Assim sendo, seja lá qual foi o real motivo, a gravação e mixagem de "Purification" ficou aos cuidados da própria banda, que infelizmente não foi totalmente eficiente nesta empreitada, tendo na bateria o principal prejudicado.
Alguns podem garantir que esta deficiência apenas dá mais autenticidade a um trabalho realmente underground... Pode ser, mas os arranjos são muito bons e mereceriam uma produção poderosa. De qualquer forma, nem mesmo este entrave técnico impede que apareçam ótimos momentos como "Withered", com muito 'punch' e uma ferocidade vocal que chega a ser chocante; e "My Neighbor", com uma ótima fusão de Black e Death, com teclados que injetam todo um clima apocalíptico no resultado final da canção.
A edição nacional também traz cinco faixas-bônus: três gravadas ao vivo em 2004 em sua cidade natal, mas que estão com uma gravação tão deficitária que acabam se tornando um item interessante apenas para os mais ardorosos fãs. Mas, em se tratando de bônus, o melhor são as duas canções retiradas da demo "Plagued" (92), que mostram a fase em que executavam um Thrash Metal dos bons, onde eram diferentes em tudo, principalmente nas vocalizações.
A Silent Music se mostra extremamente cuidadosa com esta edição brasileira. O CD vem numa belíssima embalagem slipcase, conta com um adesivo e biografia em português (ainda que apresente algumas discrepâncias em relação às informações do site oficial da banda), num dos mais bonitos visuais gráficos do ano.
"Purification" traz boas canções, e só não leva uma nota mais elevada por causa de sua qualidade sonora. E outra: mesmo passando mensagens cristãs através de uma música totalmente ríspida, não existe conflito entre as letras e os arranjos do Crimson Thorn, algo que acontece com certa frequência no chamado Unblack Metal, com toda sua sonoridade maligna ao lado de mensagens que vão ao sentido contrário...
Formação:
Luke Renno - voz e baixo
Miles Sunde - guitarra
Andy Kopesky - guitarra
Kevin Sundberg - bateria
Crimson Thorn - Purification
(2002 / independente - 2007 / Silent Music Records - nacional)
01. Lack Of Compassion
02. Humbled
03. Sarcastic Deviation
04. Withered
05. My Neighbor
06. Narrow
07. Eviscerate
08. Meaningless
09. The Word
10. Misguided Mercy
11. Finding
12. Masquerade Deceit
13. Imminent Wrath (bônus ao vivo)
14. Sarcastic Deviation (bônus ao vivo)
15. Putrid Condemnation (bônus ao vivo)
16. Crimson Thorn (bônus demo 1992)
17. Corruption Of The Flesh (bônus demo 1992)
Homepage: www.crimsonthorn.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps