Impetus Malignum: alto nível de criatividade e brutalidade
Resenha - When Darkness Devours The Light - Impetus Malignum
Por Glauco Silva
Postado em 16 de novembro de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É com enorme prazer que, desde que comecei a escrever reviews no Whiplash, pela 1ª vez dou um 10 pra uma banda - e melhor, um representante do nosso underground. Corri atrás do material do grupo após receber um scrap de promoção em meu Orkut, e essa curiosidade rendeu dividendos: o nível de criatividade e brutalidade no som destes gaúchos é simplesmente assustador.

O trio Disarmoneous (G/V) Mortipherous (B) e Impious (D) vomita um black metal com um cheirão forte da boa escola sueca (Marduk, Dark Funeral), mas com diferenciais muito próprios: é algo ainda mais mórbido e odioso, variando de reminiscências do tumular Hellhammer a citações que lembram os mestres do Belphegor.
Sete hinos de raiva, sete obras perfeitas, sete excelentes razões para conhecer o trabalho dos caras. Dissecando musicalmente, a essência é brutalidade total: blastbeats onipresente em todas as faixas, mas balanceados inteligentemente com partes de peso monolítico - o que é ótimo para não cansar o ouvinte. Guitarras apostando mais na velocidade e ditando as dinâmicas... belo trabalho até nas (poucas e eficientes) partes acústicas.
Agora o trabalho de garganta é algo à parte: vocais dobrados quase o tempo todo, alternando e misturando tanto um gutural cavernoso como um rasgado absolutamente viperino. O bom também é que o trampo deles não lembra nenhum dos já notórios vocais dobrados à la Deicide, Carcass ou Nile.
Não sei o que é mais assustador - o patamar deste primeiro álbum do Impetus Malignum, ou o fato de ainda não ter escutado falar deles em círculos underground. Faça um favor a si mesmo, caro leitor: entra logo no site da banda pra baixar os sons ou visite o MySpace deles, e escute por si próprio. Matador, pesadíssimo, um debut perfeito!
Faixas:
1. ... Inside You (3:44)
2. Slave Of Prophecy (3:33)
3. Condemned Soul (4:30)
4. Impure Metamorphosis (4:56)
5. Rage From The Abyss (3:24)
6. Son Of Disgrace (3:21)
7. Uncreation (3:13)
Duração total - 26:41
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O nobre motivo pelo qual Kurt Cobain mentia sobre o fato de usar drogas
Roger Waters: Ele nunca foi amigo de Gilmour, então nada mudou
Santana lista suas bandas preferidas de rock pesado e heavy metal


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



