Resenha - Find Your Dreams - Winter Sky
Por Glauco Silva
Postado em 18 de outubro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os paulistas do Winter Sky surgem como uma boa opção à mesmice de criatividade que assola o heavy tradicional, mais notadamente em relação às bandas novas. Formado há apenas 2 anos em Campinas, o quarteto já demonstra personalidade e força pra alçar vôos mais ousados.

Sempre que recebo material de bandas que fogem ao meus estilos favoritos, extremo e thrash, fico com o pé atrás pois a probabilidade de decepção é enorme. Já conhecia a banda de apresentações ao vivo e me preparei pra receber um abacaxi - só que o material apresentado me fez mudar de idéia: músicas muitíssimo bem estruturadas, que não repetem fórmulas pré-estabelecidas e embaladas numa produção de primeira!
Apesar de mostrar só 3 faixas nessa primeira demo, a maior qualidade é justamente a de não soarem como mais um dos milhões de clones de Maiden e Helloween que assolam o mercado. A faixa de abertura dá nome à demo: trampos de guitarra pesadíssimos e duetos elaborados. O trabalho de Gustavo na bateria é um primor, algo que dá mesmo gosto de ouvir - belo trabalho de andamentos e fills. Refrão forte, alternando a melodia imposta por Vainus com backings sombrios... pra mim, a melhor do disquinho.
"Bleeding Moon" começa mais devagar, mas logo retoma o ritmo mais energético. O único senão são algumas entonações do vocal no refrão – escorregadelas minúsculas, que não chegam a comprometer nada, mas que merecem atenção para manter a homogeneidade. A estrutura musical é bem padrão no estilo que representam, só que felizmente foge de armadilhas previsíveis.
"Winter Sky" fecha a demo mantendo o nível lá em cima, mas Vainus poderia impor uma vocalização mais forte no início, que destoa um pouco. Segue um crescendo de ritmo e solos muito bons, que fogem à virtuosidade para esbanjar harmonia e feeling.
De modo geral, o grupo desponta como um nome de grande potencial (basta dizer que já abriram para o Viper e os espanhóis do Dark Moor), só precisando lapidar algumas arestas na parte de voz... mas não poderia deixar de destacar as letras bem escritas e, principalmente, a ótima pronúncia do inglês –um detalhe vital e que virtualmente detona a pretensão de muitos grupos brasileiros.
Definitivamente, vale a pena conferir... que continuem nesse caminho que explora a mais a criatividade - e pé na estrada, pois talento eles possuem e muito!
Lançamento: 2007.
Tempo total - 15:37, em 3 faixas.
Websites - http://www.wintersky.com.br (onde é possível baixar este) e http://www.myspace.com/realwintersky
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Baterista Eric Morotti deixa o Suffocation e sai disparando contra ex-colegas
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Andreas Kisser no Metallica? Guitarrista relembra teste e recepção com limusine
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Nick Mason elege disco preferido do Pink Floyd e ofende música escrita por Roger Waters
A canção recente de Bob Dylan que Bruce Springsteen chamou de obra-prima
Hard Rock e Heavy Metal: Os 10 videos mais toscos "sem querer"

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



