Epica: mais progressivo e mais agressivo
Resenha - Divine Conspiracy - Epica
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de outubro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Epica vem se mostrando um conjunto aparentemente incansável. Álbuns de estúdio, coletânea, trilhas sonoras... Apesar do bom volume de material, os holandeses vêm mantendo um ótimo padrão de qualidade e novamente conseguem surpreender com seu novo trabalho, "The Divine Conspiracy", que está chegando agora ao Brasil via Rock Brigade Records, e tem como tema todo o misticismo que envolve a expulsão do homem do paraíso.
Epica - Mais Novidades
Agora sem o baterista Jeroen Simons – o álbum conta com a participação de Arjen Van Weesenbeek (God Dethroned) como músico de estúdio – os holandeses dão vazão à sua criatividade de forma ainda mais espontânea e apresentam uma sensível mudança em sua sonoridade. Como era de se esperar, os elementos de "The Phantom Agony" (03) e "Consign To Oblivion" (05) se mostram presentes, onde a tradicional rispidez maciça do Heavy Metal convive de maneira harmoniosa com momentos introspectivos, orquestrações, o opressivo clima gótico e ainda com sonoridades orientais.
Mas "The Divine Conspiracy" vai além. No geral tudo está ainda mais sinfônico, com corais bem mais relevantes e tendências progressivas. E a coisa toda continua, pois em oposição a toda esta pompa, o Epica mostra que também se tornou ainda mais agressivo em função das vozes rosnadas e extremas de Marc Jansen terem inesperadamente um espaço muito maior. E é esta mescla contundente de estilos tão antagônicos numa mesma canção, elaborados com aparente facilidade, que se torna o grande ponto alto do disco.
O teclado de Coen Janssen é outro componente importante no nível alcançado pelas novas canções, todas as ambientações são ricas, estão muito bem definidas e organizadas, em especial na obscura "Death Of A Dream (The Embrace That Smothers - Part VII)".
Todo este novo impacto já fica nítido logo em "The Obsessive Devotion", muito rápida, pesada e com maior atuação de vozes agressivas; a cacofonia distorcida e orquestrações impressionam também em "Menace Of Vanity", com ótimos corais. A bonita voz de Simone é o destaque nas baladas "Chasing The Dragon" e "Safeguard To Paradise"; e a sinergia do Epica tradicional surge na pesada "Sancta Terra" e na perfeita faixa-título, com 13 longos minutos onde as orquestrações típicas de trilhas cinematográficas estão entre as melhores de todo o disco.
São mais de 75 minutos do que poderia ser um repertório irrepreensível, mas infelizmente nada é perfeito. "Never Enough" é um chamariz simplório para o público modista tipicamente norte-americano e se destoa de forma negativa no CD. De qualquer forma, esta "manchinha sonora" não impede que "The Divine Conspiracy" seja o trabalho mais bombástico que o Epica produziu até agora.
Apesar de o Gothic Metal aparentemente ter atingido seu limite em termos de inovação, não dá para negar que há alguns discos bem rebuscados sendo liberados por aí. Considerando que neste ano o Tristania, Sirenia e até mesmo o Therion se renderam às necessidades mercadológicas e deram uma amaciada e tanto em suas músicas, é louvável observar que, sob muitos aspectos, o Epica se mantém convicto da força de sua proposta. Ãhnn... Bom, com exceção de apelativa "Never Enough", é claro.
Formação:
Simone Simons - voz
Mark Jansen - guitarra e voz gutural
Ad Sluijter - guitarra
Coen Janssen - teclados
Yves Huts - baixo
Arjen Van Weesenbeek - bateria
Epica – The Divine Conspiracy
(2007 - Nuclear Blast / Rock Brigade Records – nacional)
01. Indigo - Prologue
02. The Obsessive Devotion
03. Menace Of Vanity
04. Chasing The Dragon
05. Never Enough
06. La‘petach Chatat Rovetz - The Final Embrace
07. Death Of A Dream - The Embrace That Smothers Part VII
08. Living A Lie - The Embrace That Smothers Part VIII
09. Fools Of Damnation - The Embrace That Smothers Part IX
10. Beyond Belief
11. Safeguard To Paradise
12. Sancta Terra
13. The Divine Conspiracy
Homepage: www.epica.nl
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Brent Hinds vivia "escapando da morte", segundo baterista do Mastodon
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
Mick Jagger diz que ser um rockstar deixa a mente permanentemente danificada
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado
Os guitarristas considerados os deuses da guitarra base por James Hetfield
A bronca que Oswaldo Montenegro deu em Rafael Bittencourt ao descobrir sobre o Angra

Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



