Resenha - Fiction - Dark Tranquillity
Por Edson Carlos Silva
Postado em 15 de agosto de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Parece que o lema do Dark Tranquillity é não ser uma banda que faz som pra japonês ver. Banda "velha de guerra" no que chamamos hoje em dia de Gothemburg Sound, ela parece vinho: quanto mais o tempo passa, melhores discos os caras lançam. Duvida? Então coloque o novo CD deles, "Fiction" pra tocar e comprove o que estou dizendo.
Dark Tranquillity - Mais Novidades
Em "Fiction", lançado pela Century Media, os suecos mostram um som rasgado, pesado, muito agressivo, mas sem soar antigo ou repetitivo. Aliás, muito pelo contrário, pois os caras sempre colocam elementos mais experimentais a cada CD novo, porém, na medida certa.
Seguindo a linha do seu antecessor "Character", o Dark Tranquillity tem todos os ingredientes para agradar os headbangers mundo afora: cozinha precisa, teclados que fazem a diferença, riffs intrincados, mas mesmo assim pesadíssimos e Mikael Stanne rasgando a voz como sempre (e ainda assim dá pra entender perfeitamente o que ele canta).
Destaques? Um monte! Desde "The Lesser Faith" onde os teclados de Martin Brändström fazem a cama perfeita (além de um solo belíssimo lá pelos 3 minutos de música) para as guitarras de Niklas Sundin e Michael Niklasson desfilarem seus riffs pesadíssimos, mas altamente técnicos e a batera de Anders Jivarp absolutamente perfeita, passando pela ótima "Terminus (Where The Death Is Most Alive)", pela pancadaria de "Blind At Heart, "Empty Me" (com excelentes solos de teclado e guitarra, de fazer muita banda de prog metal se roer de inveja) e "Focus Shift", onde temos momentos puramente thrash/death, para o ouvinte detonar o pescoço.
Ainda temos músicas mais cadenciadas e é onde percebemos como o trabalho de Brändström se faz digno de muitos elogios. Temos "Icipher", "Misery’s Crown", onde Stanne canta com a voz limpa e "The Mudane and The Magic", onde os teclados se mostram como um elemento essencial no som do Dark Tranquillity de uns anos pra cá. Elemento esse que só se faz melhorar o som da banda.
Enfim, "Fiction", mantém o Dark Tranquillity em ótima cotação na cena do Death Metal Melódico, mostrando que é possível fazer um som extremamente pesado e agressivo com muita técnica e bom gosto, sem soar datado, indicado inclusive para quem gosta de um som altamente bem feito e bem produzido. Compre já!
Dark Tranquillity - Fiction
(2007 - Century Media)
1. Nothing To No One
2. The Lesser Faith
3. Terminus (Where Death Is Most Alive)
4. Blind At Heart
5. Icipher
6. Inside The Particle Storm
7. Empty Me
8. Misery’s Crown
9. Focus Shift
10. The Mundane And The Magic
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A resposta de Fernanda Lira para quem pergunta por que ela faz caretas para cantar
A história por trás da tosse que abre um dos maiores clássicos do heavy metal
Robert Trujillo, do Metallica, comenta a diferença entre Cliff Burton e Jason Newsted


Bandas de melodic death metal serão homenageadas pela Orquestra Sinfônica de Gotemburgo



