Fodata: identidade própria e muito bom gosto
Resenha - Carícia Para os Tímpanos Vol 2 - Fodata
Por Maurício Dehò
Postado em 09 de junho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O bom e velho Rock N’ Roll. Um tanto alternativo, mas resumindo, isto é o que se pode esperar deste EP dos paulistas do Fodata. Mas de um jeito muito, muito incomum e próprio. Apesar de a capa, com uma boneca bizarra remeter ao punk e ao hardcore, é o nome do CD que dá a pista correta do que se ouve (e também não se ouve!) ao apertar o play. Uma "Carícia para os Tímpanos" é uma ótima definição para "80’s", faixa que abre o trabalho do quarteto formado por EZ (vocais), Pilin (guitarra), Porco (baixo) e Sid (bateria).

O que se destaca na abertura é a simplicidade e o fato de ser uma música que pega o ouvinte não pelo peso e pela velocidade, mas justamente na beleza e melodia, com o comando do vocal de EZ. Engraçados também são os backing vocals, remetendo ao rock mais antigo. Aliás esta é a principal característica do Fodata, misturando um pouco de tudo (rock, pop, punk, metal...) em seu som e criando uma identidade própria e de muito bom gosto.
Depois da agradável primeira música, e como se fosse apenas para contrariar os cinco minutos iniciais, o que era carícia no ouvido vira um verdadeiro tapa na orelha. Ainda que contenha partes mais lentas, como em "80’s", barulho e berros marcam "Down I’m Going Down", um som difícil de se definir. A agressividade vem numa dose muito bem balanceada pela banda, com uma atitude voltada para o hardcore nesses pouco mais de dois minutos.
Em seguida, é a vez de "Between My Fingers", onde parece que a banda se acha mais, ou resume melhor o seu som, por misturar a levada das duas primeiras faixas. Estão aí as belas passagens, os berros, os backing vocals com "uh-uh-uh" e tudo mais, numa composição muito boa. Encerrando o EP, "Dogman" é uma música que começa lenta e pega intensidade, mas não apresenta a qualidade das outras, e a quinta e última, "No Name", traz um riff bem rock n’ roll, com paradinhas e linhas vocais bem marcantes. A música também é uma das mais doidas do disco, com as maluquices de EZ.
Precisa ter um pouco de mente aberta, mas para quem quer um rock com pitadas variadas (muito variadas, aliás, de Beatles a Queens of the Stone Age, passando por muitas outras bandas) e ainda não conhece, vale a pena dar uma escutada no trabalho do Fodata, que está disponível para download gratuito e que ainda tem a seu lado o fator da produção ser bem conduzida por eles e Henrique "Baboom". Para quem já tinha se aventurado no EP Vol. 1, "As Únicas Fotos Sinceras São As De Natureza Morta", também vale a pena "perder" estes 23 minutos, que mostram uma grande evolução do quarteto.
Formação:
EZ (Élcio Cruz) – vocal e barulhos(!)
Pilin (Christian Pereira) – guitarra
Porco (Danilo Sá) – baixo
Sid (Sid Gambarini) – bateria
Track List (23’36"):
1. 80’s
2. Down I’m Going Down
3. Between My Fingers
4. Dogman
5. No Name
Lançamento Collision Records 2006
Site oficial: www.fodata.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Guitarristas querem incluir músicas raras nos próximos shows do Judas Priest
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Nevermore estreia nova formação em show na Turquia; veja setlist e vídeos
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
O clássico dos Mamonas Assassinas que apresenta referências de Rush e Dream Theater
Mustaine viu Hetfield titubeando no Brasil, tentou dar uma força, mas James não respondeu
A indigência musical da banda de rock que mais vendia em 1996, conforme Humberto Gessinger


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



