Resenha - Master Of The Rings (Expanded Edition) - Helloween
Por Rafael Carnovale
Postado em 06 de fevereiro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Podem tecer várias críticas a Andi Deris como vocalista do Helloween: que ele não tem vocal para as performances ao vivo, que suas vocalizações nos sons antigos são pífias e insossas e que o mesmo mal consegue segurar as linhas das músicas de sua era. Até este que vos escreve já perdeu a paciência com nosso amigo Andi quando do show do Helloween em 2006, ocasião em que o cantor abusou e exagerou nos falsetes. Mas negar sua importância para o renascimento do Helloween depois dos controversos (mas nem de longe ruins) "Pink Bubbles Go Ape" e "Chameleon" seria uma mentira cruel e injusta. A bem da verdade, Deris é um dos responsáveis pelo Helloween estar na ativa até hoje, e este pacote de relançamentos da Sanctuary Records, que envolve os CD’s num simples mas bonito "slipcase" e traz todas as faixas lançadas no período de cada álbum não ficaria completo sem este que, na opinião deste redator e de muitos fãs, é mais "Keeper" do que o próprio "Keeper Of The Seven Keys: The Legacy".

Em 1993 o Helloween vivia um hiato: "Chameleon", embora seja um bom CD, não foi bem recebido. O contrato com a gravadora EMI foi rompido, e de lambuja a banda perdeu Ingo Swichthrenberg (batera), que lutava conta as drogas e problemas crônicos de saúde, e o vocalista Michael Kiske, a voz da banda, por divergências pessoais. O futuro parecia negro para a abóbora mais quente do metal, até que foram anunciadas as entradas de Uli Kusch (ex-Gamma Ray, e que segundo consta saiu por ter traçado a então esposa de Kai Hansen) e o vocalista Andi Deris (Pink Cream 69).
De cara vamos parar com qualquer comparação entre Deris e Kiske. Não há como estabelecer parâmetros para tal. Deris é um cantor de hard, com voz bem mais rasgada, enquanto que Kiske é especialista em heavy metal, com agudos potentes. Logo, não tem o que comparar entre os dois. Uli é um bom baterista e substituiu Ingo com méritos. Partindo desses preceitos, podemos dizer que o Helloween voltou com tudo, num álbum que ainda trazia parte dos experimentos hard/pop de outrora, mas desta vez movidos a fortes riffs (a dupla Weikath/Grapow vivia seu ápice de inspiração).
A intro "Irritation (Weik Etitude 112 In C)" já tirava um sarro das famosas intros que o Helloween usava e abusava nos "Keepers" (olhem as similaridades), abrindo espaço para a pancadaria de "Sole Survivor" e "Where The Rain Grows". Riffs com garra, vocais fortes e solos majestosos davam a tônica de uma banda que precisava se re-erguer. "Why?" seria a pérola hard trazida por Andi Deris, música fácil, assimilável e agradabilíssima (deveria ter sido single), seguida pela climática "Mr. Ego (Take Me Down)" (obra prima de Grapow) e a pop "Perfect Gentleman" (para muitos a "Dr. Stein" do CD).
O típico power/speed do Helloween voltava com tudo nas ótimas "The Game Is On" e "Still We Go" (uma afirmação de que a banda estava com tudo), enquanto "Secret Alibi" e a balada "In The Middle Of A Heartbeat" remetiam ao lado mais hard/pop. Quando a Deris e Kusch, os caras arrebentaram, com performances de alto nível, o que elevou a força da banda.
Como bônus temos um segundo CD com covers matadores para "Cold Sweat" (Thin Lizzy, ótima para a voz de Andi), "I Stole Your Love" (Kiss, influência confessa de Andi), "Closer To Home" (Marc Farmer, T.Rex) e as inéditas "Silicon Dreams" (composta pelo baixsta Markus), "Can’t Fight Your Desire" (poderia estar em "Chameleon", sendo mais pop) e "Star Invasion", além de um momento instrumental entitulado "Grpowski’s Malmsuite 1001" (aonde Roland trazia a tona sua grande influência, precisa dizer quem é?).
O único senão deste relançamento é que os singles já foram disponibilizados no mercado até com certa facilidade, e que alguns anos depois seria lançada uma versão dupla do álbum, contendo as mesmas músicas. No mais, uma interessante entrevista com Michael Weikath, aonde o mesmo conta detalhes do CD e admite que essa deveria ser a terceira parte da saga "Keeper" (leia o livreto e você entenderá o porque), fato que é ratificado pelo conteúdo musical do mesmo. O Helloween com uma formação nova conseguiu algo que a banda, anos depois, tentaria fazer em seu mais recente CD sem sucesso: resgatar a vibração dos "Keepers" sem soar forçada ou exagerada. Vale a pena conferir, se você não tiver tudo o que foi lançado.
2006 – Sanctuary Records (IMPORTADO)
Site Oficial: http://www.helloween.org
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament
Malvada anuncia Cyz Mendes como nova vocalista


Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Os 5 melhores álbuns fora do metal de todos os tempos , segundo Kai Hansen
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) lança novo single solo, "Wait and See"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


