RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A opinião de Tarja Turunen sobre Anette Olzon voltar a fazer shows cantando Nightwish

Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão

O solo de guitarra do Led que Jimmy Page patinou pra conseguir fazer

O disco que David Gilmour diz que todo guitarrista precisa conhecer

Como festival Ozzfest ajudou a inserir o Lacuna Coil no mapa do metal

O momento em que o Megadeth começou a desmoronar, segundo David Ellefson

Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última


Stamp
Manifesto 2025

Resenha - Mind Funk - Mindfunk

Por Fernão Silveira
Postado em 04 de fevereiro de 2007

"Mind Funk", álbum de estréia da banda homônima, lançado em 1991 pela Epic/Sony, pode ser considerado um tesouro escondido. Trata-se do brilhante debute de um grupo que prometia entrar no panteão do hard rock noventista, ao lado de Red Hot Chili Peppers e Faith No More. Pena que o Mindfunk não passou da promessa. Mas o legado deixado por eles em "Mind Funk" merece ser lembrado e celebrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aqui, no Whiplash!, o colaborador Ben Ami Scopinho escreveu uma interessantíssima série de matérias sobre "aqueles que ficaram para trás" no hard rock dos anos 80 e 90, mostrando exemplos de bandas que lançaram excelentes álbuns de estréia, mas acabaram morrendo na praia. Pois peço licença para mencionar o Mindfunk nessa lista tão pertinente.

A banda de Nova Jersey, liderada pelo vocalista Pat Dubar (que mais recentemente se aventurou no Corporate Avenger) e pelo guitarrista Louis Svitek, nasceu no final dos anos 80/início dos anos 90 e, logo de cara, conseguiu a sua "grande chance": um contrato de gravação com a major Epic/Sony - convenhamos, algo semelhante a iniciar a carreira de jogador profissional vestindo a camisa 10 do São Paulo numa final de Copa Libertadores da América.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O contrato com a Epic/Sony, além de um excelente disco de estréia, rendeu uma história curiosa: a banda, que originalmente chamava-se Mind Fuck, foi obrigada pela gravadora a mudar de nome (por isso Mindfunk, primeiro separado e depois junto) para poder emplacar o disco no mercado - qualquer semelhança com o caso de "Kill'em All" (que tinha o simpático título "Metal Up Your Ass"), do Metallica, não é mera coincidência.

Exigências comerciais à parte, a banda fez um trabalho primoroso em "Mind Funk". O álbum mostra um hard rock cheio de energia e irreverência, com peso e personalidade, lembrando os já citados Red Hot Chili Peppers e Faith No More em diversas passagens. O vocal de Pat Dubar é nervoso e cheio de nuances, conferindo uma identidade especial às músicas. As guitarras de Svitek e Jason Coppola seguem na mesma toada, com o apoio da boa cozinha garantida por John Monte (baixo) e Reed St.Mark (bateria).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É difícil encontrar um álbum em que se possa afirmar, com tranqüilidade, que todas as faixas são muito boas - como é o caso de "Mind Funk". Mas "Sugar Ain't So Sweet", "Ride & Drive", "Big House Burning", "Blood Runs Red", "Sister Blue" e "Touch You" são dignas de presença em qualquer coletânea de hard rock dos anos 90. "Big House Burning" e "Sister Blue", aliás, até ganharam clipes para a MTV.

E a qualidade do disco foi reconhecida, pelo menos em parte. A conceituada revista americana Kerrang, uma das referências do heavy metal mundial, classificou "Mind Funk" como o 3º melhor álbum de 1991. Além disso, a banda teve a oportunidade de excursionar, ainda que timidamente, por Estados Unidos e Europa. Mas a sorte dos rapazes estava prestes a mudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A Epic/Sony rompeu o contrato com o Mindfunk, provavelmente por causa das vendas inexpressivas. E a banda se viu diante do primeiro dos vários reveses de sua curta carreira, encerrada em 1995. Dois discos ainda viriam, "Dropped" (1993-Megaforce Records) e "People Who Fell from the Sky" (1995-Music of Nations), mas o Mindfunk já havia passado o flerte com a fama para entrar numa irreversível rota de colisão.

Se você é um fã do bom hard rock dos anos 90, eis a minha dica: vá atrás deste álbum, que jamais foi lançado no Brasil e hoje encontra-se fora de catálogo no exterior. O esforço vale muito a pena. E, como diria o bom e velho Mötörhead, "sometimes the chase is better than the catch"...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas como eu consegui comprar o meu, milagrosamente, em janeiro de 2007 (após anos e anos de busca incessante)? Bem... Um grande amigo, Otávio Augusto Juliano (também colaborador do Whiplash!), achou um exemplar de "Mind Funk" novíssimo (selado, inclusive) em um sebo do Centro de São Paulo. Quem sabe você não dá a mesma sorte e tropeça em um por aí?

Line-up:
Patrick Dubar - Vocal
Louis Svitek - Guitarra
Jason Coppola – Guitarra e vocais
John Monte – Baixo e vocais
Reed St.Mark – Bateria

Tracklist:
1 - Sugar Ain't So Sweet
2 - Ride & Drive
3 - Bring It On
4 - Big House Burning
5 - Fire
6 - Blood Runs Red
7 - Sister Blue
8 - Woke Up This Morning
9 - Innocence
10 - Touch You

Gravadora: Epic/Sony (importado)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manunkind


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Fernão Silveira

Paulistano, são-paulino, nascido nos "loucos anos 70" (1979 ainda é década de 70, certo?) e jornalista. Sua profissão já o levou a cobrir momentos antológicos da história da humanidade, como o título paulista do São Caetano, a conquista da Copa do Brasil pelo Santo André, a visita de Paris Hilton a São Paulo e shows de bandas como Judas Priest, Whitesnake, W.A.S.P., Megadeth, Slayer, Scorpions, Slipknot, Sepultura e por aí vai. Ainda tem muito gás para o nobre ofício jornalístico, mas acha que não vai muito mais longe depois de ter entrevistado Blackie Lawless, Glenn Tipton, Rogério Ceni e, claro, Paris Hilton.
Mais matérias de Fernão Silveira.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS