Resenha - Mind Over Body - Mind Flow
Por Rafael Carnovale
Postado em 10 de setembro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Me lembro de ter assistido o Mindflow em ação no BMU de 2004. Uma boa banda, mas que na época me soou apenas como mais um representante do prog-metal nacional com fortes influências do Dream Theater, em que pese contra terem dito que o Nevermore era uma grande inspiração. Apesar do bom show, só fui me dar conta do talento da banda ao ouvir o "debut" "Just The Two Of Us... Me And Them". Um grande CD, que nos mostrava uma banda influenciada sim por Dream Theater, mas que procurava canalizar essa influência na busca de um som próprio.
Agora a banda prova ser realmente original e ousada: lança "Mind Over Body", seu segundo CD, numa excelente embalagem "slipcase" e com um trabalho gráfico irrepreensível. Claro que o fato de termos dois encartes (um com as letras e outro com uma sensacional história em quadrinhos que tem como base a música "Follow Your Instinct) não garantiria de cara o 10, mas ao ouvir o CD, que grata surpresa.
"Closing Enemy’s Line" nos apresenta 12 minutos de puro prog-metal, com toques modernos e um vocal muito bem colocado (o fato do mesmo ser mais agressivo do que o padrão para o estilo ajudou muito), numa sucessão de mudanças de andamento e ritmo. "Upload-Spirit" vem em seguida, com riffs bem modernos e teclados muito bem inseridos, num ritmo pesado e ao mesmo tempo viajante, algo bem complicado de equacionar. A balada pop "Thousand Miles From You" quebra o ritmo e mostra uma faceta sensacional da banda: o bom trabalho com ritmos mais acessíveis, sem que se perca a linha mestra do conjunto, o que se repete em doses mais progressivas na boa "Just Water, You Navigate" (Syd Barret ficaria orgulhoso).
O resto do CD não deixa dúvidas de que o grupo optou pelo mais complicado: trabalhar com diversos estilos e desta mistura tirar seu som: "Chair Designer" é pesada e agressiva, "A Gift To You" destoa por só ter três minutos de voz e piano (mas um momento lindo, prova de que a simplicidade também é o forte do grupo), enquanto que "Hellbitat" responde pelo lado mais progressivo, ficando "Follow Your Instinct" (a melhor sem dúvidas) e "Hide And Seek", responsáveis pelo mix prog-metal que remete ao primeiro CD, só que com grata evolução. A banda deixa claro que neste CD procura a perfeita conexão entre mente e corpo, a harmonia do ser humano transpassada para a música.
Um grande CD, de longe um dos melhores CDs nacionais de 2006. Fácil de ouvir? Não mesmo. Você vai precisar de algumas audições para entender "Mind Over Body". Mas não desista. O resultado é soberbo.
Formação:
Rodrigo Hidalgo – Guitarras, Vocais
Danilo Herbert – Vocais
Rafael Pensado – Bateria
Ricardo Winandy – Baixo
Miguel Spada – Teclados
Unlock Your Mind Productions – 2006 (NACIONAL)
Site Oficial: http://www.mindflow.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Anthrax toca trecho de música nova durante show no Canadá
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


