Resenha - Mind Over Body - Mind Flow

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


Me lembro de ter assistido o Mindflow em ação no BMU de 2004. Uma boa banda, mas que na época me soou apenas como mais um representante do prog-metal nacional com fortes influências do Dream Theater, em que pese contra terem dito que o Nevermore era uma grande inspiração. Apesar do bom show, só fui me dar conta do talento da banda ao ouvir o "debut" "Just The Two Of Us... Me And Them". Um grande CD, que nos mostrava uma banda influenciada sim por Dream Theater, mas que procurava canalizar essa influência na busca de um som próprio.

System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músicoFotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron Maiden

Agora a banda prova ser realmente original e ousada: lança "Mind Over Body", seu segundo CD, numa excelente embalagem "slipcase" e com um trabalho gráfico irrepreensível. Claro que o fato de termos dois encartes (um com as letras e outro com uma sensacional história em quadrinhos que tem como base a música "Follow Your Instinct) não garantiria de cara o 10, mas ao ouvir o CD, que grata surpresa.

"Closing Enemy's Line" nos apresenta 12 minutos de puro prog-metal, com toques modernos e um vocal muito bem colocado (o fato do mesmo ser mais agressivo do que o padrão para o estilo ajudou muito), numa sucessão de mudanças de andamento e ritmo. "Upload-Spirit" vem em seguida, com riffs bem modernos e teclados muito bem inseridos, num ritmo pesado e ao mesmo tempo viajante, algo bem complicado de equacionar. A balada pop "Thousand Miles From You" quebra o ritmo e mostra uma faceta sensacional da banda: o bom trabalho com ritmos mais acessíveis, sem que se perca a linha mestra do conjunto, o que se repete em doses mais progressivas na boa "Just Water, You Navigate" (Syd Barret ficaria orgulhoso).

O resto do CD não deixa dúvidas de que o grupo optou pelo mais complicado: trabalhar com diversos estilos e desta mistura tirar seu som: "Chair Designer" é pesada e agressiva, "A Gift To You" destoa por só ter três minutos de voz e piano (mas um momento lindo, prova de que a simplicidade também é o forte do grupo), enquanto que "Hellbitat" responde pelo lado mais progressivo, ficando "Follow Your Instinct" (a melhor sem dúvidas) e "Hide And Seek", responsáveis pelo mix prog-metal que remete ao primeiro CD, só que com grata evolução. A banda deixa claro que neste CD procura a perfeita conexão entre mente e corpo, a harmonia do ser humano transpassada para a música.

Um grande CD, de longe um dos melhores CDs nacionais de 2006. Fácil de ouvir? Não mesmo. Você vai precisar de algumas audições para entender "Mind Over Body". Mas não desista. O resultado é soberbo.

Formação:
Rodrigo Hidalgo - Guitarras, Vocais
Danilo Herbert - Vocais
Rafael Pensado - Bateria
Ricardo Winandy - Baixo
Miguel Spada - Teclados

Unlock Your Mind Productions - 2006 (NACIONAL)

Site Oficial: http://www.mindflow.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Mind Flow"


Café com Ócio: 15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010Café com Ócio
15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010

Metal SP: documentário sobre Heavy Metal em São PauloMetal SP
Documentário sobre Heavy Metal em São Paulo


System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músicoSystem Of A Down
Daron Malakian ensina como ser músico

Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron MaidenFotos de Infância
Bruce Dickinson, do Iron Maiden


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adClioIL