Resenha - Lonely Day - System Of A Down
Por Ricardo Seelig
Postado em 29 de julho de 2006
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E mais uma vez a história se repete: uma banda estoura no Brasil, vende milhares de discos, e a gravadora, buscando preencher o vácuo até o lançamento do novo trabalho dos caras, solta no mercado um single do grupo.
System Of a Down - Mais Novidades
O System Of A Down é o protagonista da vez. A banda gravou dois dos melhores álbuns de 2005, os gêmeos "Mesmerize" e "Hypnotize", e teve o seu nome elevado às alturas não só pelos fãs, mas, principalmente, pela crítica. E com razão, afinal os dois discos, principalmente o primeiro, apresentavam fartas doses de originalidade e criatividade, qualidades raras no rock atual.
Buscando elevar seus lucros enquanto o nome do grupo ainda permanece em evidência, os manda-chuvas brasileiros resolveram lançar o EP "Lonely Day" por aqui. Sem desmerecer a magia que este formato exerce sobre os colecionadores, e a atração que mais um produto com o nome da banda tem sobre os ouvintes casuais, é preciso levar em conta que quase a totalidade das músicas apresentadas em "Lonely Day" valem mais como curiosidade, não trazendo o frescor e o fator imprevisível tão evidentes nos álbuns citados acima.
A faixa título, tocada à exaustão em todo o país, é uma das melhores de "Hypnotize". Melancólica e bela, traz os ótimos vocais do guitarrista Darion Malakian em um arranjo crescente, que alcança o seu ápice em um refrão recheado de apelo pop.
Os experimentalismos do grupo voltam à ordem do dia na interessante "Shame", com participação do combo de rappers Wu-Tang Clan. Vocais agressivos chocam-se com vozes mais limpas, e o resultado lembra, ainda que vagamente, o crossover eternizado pelo Anthrax ao lado do Public Enemy há quase vinte anos.
Enquanto os fãs do grupo abrirão um sorriso de orelha à orelha, os ouvintes mais tradicionais vão torcer o nariz para a versão de "Snowblind" do Black Sabbath. Como fez em várias canções dos seus dois últimos discos, o System Of A Down virou a estrutura da música de cabeça para baixo. Sem se preocupar em nenhum momento com o fato de estar mexendo em um dos maiores clássicos de Tony Iommi e companhia, a banda injetou novos elementos e transformou a faixa em algo tipicamente System Of A Down.
Fechando o EP, "Metro" alterna andamentos ora cadenciados ora mais rápidos, contando mais uma vez com um ótimo refrão, enquanto a non-sense "Marmalade" passeia do rock ao reggae sem maiores cerimônias. O EP ainda vem com uma faixa multimídia com o ótimo clip da faixa-título, e a versão nacional preservou a bela embalagem digipack original.
Goste-se ou não do grupo, é preciso admitir que a sua total falta de constrangimento para destruir todo e qualquer clichê associado ao rock, buscando sempre novos caminhos, é extremamente elogiável. Quando esta postura vem acompanhada de doses cavalares de talento, como ouvimos em "Mesmerize" e "Hypnotize", a banda acerta em cheio. Não que isso não se verifique em "Lonely Day", mas o próprio formato (EP ou single, chame como quiser) não é o mais adequado para maiores pretensões artísticas, servindo muito mais como souvenir e item de colecionador do que qualquer outra coisa.
Faixas:
1. Lonely Day
2. Shame (Featuring Wu-Tang Clan)
3. Snowblind
4. Metro
5. Marmalade
6. Lonely Day Video
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro

System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Baixista se considera grato e abençoado por música do System of a Down
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire


