Resenha - Dark Ages - Soulfly
Por Bruno Sanchez
Postado em 29 de julho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O tempo realmente é algo cruel, dá pra acreditar que há uma década Max Cavalera saia do Sepultura e fundava o Soulfly? Eu ainda me lembro da "bomba" e sua repercussão como se tivesse acabado de assistir ao Fúria Metal dos bons tempos, onde a notícia foi dada com exclusividade, mas caramba, lá se vão 10 anos.
Nesse tempo muita coisa aconteceu, mas existe um fator que salta aos olhos prontamente: como o Soulfly evoluiu! O primeiro álbum, lançado em 1998, era bem comum, ainda uma ressaca do Sepultura, mas os caras foram crescendo, aprimorando o som, buscando a própria identidade e Max finalmente apresenta um trabalho que faz jus à sua carreira. Dark Ages é um dos melhores álbuns de Metal lançados nos últimos anos e ponto.
Para quem nunca ouviu, é difícil descrever o som, mas vamos dizer que é algo bem pesado, um ‘Thrash Metal’ com viagens psicodélicas e abruptas, sem precedentes. No começo de carreira, Max enchia as músicas com aquelas batucadas ‘Roots’ que assustavam os fãs (e faziam a alegria do Carlinhos Brown), mas agora ele deixou essa percussão brasuca de lado e investiu em algo com um pé no ‘Thrash’ e outro na inovação, mesclando o peso com passagens mais calmas, atmosféricas, enfim, só ouvindo para entender.
Os antigos fãs com certeza se perguntam se, em algum momento, o som da banda lembra o velho Sepultura e a resposta é o famigerado "mais ou menos". Lógico que o vocal gutural se faz presente em todos os momentos e vamos dizer que a faixa de abertura, ‘Babylon’, é Sepultura puro, poderia constar facilmente no ‘Chaos A.D.’, com a mesma levada e o mesmo estilo da banda que consagrou Max, mas as referências param por aí. Ok, é verdade que quando vemos uma música chamada ‘Arise Again’, fica difícil não relacionar com o clássico álbum dos mineiros lançado há 15 anos, talvez uma cutucada indireta do primogênito aos velhos companheiros.
De qualquer forma, voltando ao som do Soulfly, quando ele segue o caminho do ‘Thrash’, é muito mais na linha do que o Exodus e algumas bandas européias andam fazendo do que o quase Death de tempos atrás.
Todas as faixas são igualmente legais, a única que destoa um pouco é a bobinha ‘Molotov’, com a participação de Billy Milano e Paul Fillipenko. Honestamente, Max já passou da fase de encher uma música com palavrões para parecer um cara bacana, soa mais como uma brincadeira no meio de tantas composições bem construídas e, por isso, o álbum não ganhou a nota máxima.
Por falar em participações especiais, além das já citadas, temos também Dave Ellefson (ex-Megadeth), Nemanja "Coyote" Kojic e Ritchie Cavalera, enteado de Max que arrisca seus berros.
Para complementar, temos a última faixa, ‘Soulfly V’. Já é uma tradição na carreira da banda fechar o álbum com uma composição instrumental mas aqui Max Cavalera se superou. Não temos apenas algo belíssimo mas é simplesmente a melhor música instrumental que ouvi em muitos anos, com um ritmo mais calmo, bem viajante, aquela música perfeita para você chegar na sua casa após um árduo dia de trabalho e dar uma relaxada com a patroa.
‘Dark Ages’ é um álbum a beira da perfeição, que agrada tanto os antigos fãs do Sepultura quanto uma molecada mais nova que está tendo seus primeiros contatos com o mundo do Metal pesado.
Tracks:
1. The Dark Ages
2. Babylon
3. I And I
4. Carved Inside
5. Arise Again
6. Molotov
7. Frontlines
8. Innerspirit
9. Corrosion Creeps
10. Riotstarter
11. Bleak
12. (The) March
13. Fuel The Hate
14. Stay Strong
15. Soulfly V
Outras resenhas de Dark Ages - Soulfly
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
A música pouco lembrada de Elton John que ele ama; "Uma grande faixa de rock and roll"
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A banda com a qual Wolfgang Van Halen adoraria fazer uma turnê
O dia que David Gilmour detonou habilidade de Roger Waters no baixo: "Limitado e simples"
Professor de canto se impressiona com Sandy cantando Metallica no Caldeirão



Para Max Cavalera, música deveria ser apreciada como um bom vinho
Max Cavalera revela a lição mais importante que aprendeu na vida
Primeiro disco do Soulfly traz doses de "desespero", segundo Max Cavalera
O disco clássico do Soulfly que Max Cavalera considera estranho
A música do Soulfly que "flerta" com o Tool, segundo Max Cavalera



