Resenha - Impossibility Of Reason - Collector's Edition - Chimaira
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de junho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Surgido na década de oitenta, o thrash metal causou uma revolução na música pesada. O nascimento de grupos como Slayer, Metallica, Anthrax, Exodus, Testament e, mais tarde, Pantera, deu um choque na cena americana, e mundial, daquela época, dominada por dinossauros em formação lançando trabalhos clássicos (Iron Maiden com "Powerslave"), novos nomes injetando sangue no estilo (Helloween e os seus "Keepers") e o nascimento de gigantes que marcariam uma época (Guns´N Roses com "Appetite For Destruction").

O som do grupo americano Chimaira é um retorno à esta época. Fincado no thrash de uma maneira sólida, mas mesmo assim mantendo os ouvidos abertos à novas influências, o grupo vem colocando trabalhos interessantes no mercado. "The Impossibility Of Reason" (2003), segundo álbum do grupo, ganhou uma interessante versão especial que também chegou ao mercado brasileiro.
A diferença entre o som do Chimaira e de outros grupos americanos classificados como new metal, como é o caso do Korn, está no uso de características muito mais "metálicas". As linhas vocais são muito mais agressivas, com grandes influências do já citado thrash oitentista. As guitarras derramam riffs pesados e inspirados, além de diversos solos que irão fazer a alegria de qualquer headbanger. Tudo amparado por uma cozinha extremamente coesa, formada por um baixo pesado e uma bateria rápida repleta de viradas e bumbos duplos.
O grupo utiliza muito bem as lições aprendidas com as grandes bandas do passado em seu som, e acrescenta novos elementos que atualizam o thrash metal de uma maneira que poucos grupos fazem hoje em dia. Que elementos são estes ? Guitarras afinadas em tons mais baixo, elementos eletrônicos que dão ainda mais peso às canções, alternância entre vocais ora urrados ora mais limpos e riffs mais diretos, gerando uma agressividade palpável. Apesar de parecerem sutis, estas "inovações" funcionam muito bem, tornando o som do Chimaira extremamente atual.
Provas disso ? Ouça a excelente "Pure Hatred", talvez a melhor faixa dos disco. Além dela, músicas como "Cleansation", "The Impossibility Of Reason", "Pictures In The Gold Room", a excelente "Down Again" e "Overlooked" (que lembra muito o Sepultura antigo) merecem destaque. Mas, apesar disso, nada se compara a viagem instrumental de "Implements Of Destruction", com mais de treze minutos, onde o grupo passeia com desenvoltura pelas mais diversas influências que caracterizam o heavy metal de uma maneira geral, desde guitarras cheias de melodia até uma rifferama absurda, passando por momentos mais calmos e outros de pancadaria pura. Em uma comparação rápida, soa como um Dream Theater mais pesado e carregadíssimo de influências da Bay Area.
A edição especial do disco vem ainda com faixas multimídia apresentando clipes e um CD bônus repleto de versões demo e ao vivo de músicas da banda. Isso sem falar da bela embalagem slipcase e toda a parte gráfica do trabalho, de muito bom gosto.
Apesar de já ter sido lançado há mais de três anos, "The Impossibility Of Reason" ainda soa atual e cheio de energia. Sem sombra de dúvida um álbum muito original e interessante, e que vai agradar os apreciadores de um thrash metal agressivo e competente.
Conheça.
CD 1
1. Cleansation
2. The Impossibility Of Reason
3. Pictures In The Gold Room
4. Power Trip
5. Down Again
6. Pure Hatred
7. The Dehumanizing Process
8. Crawl
9. Stigmurder
10. Eyes Of A Criminal
11. Overlooked
12. Implements Of Destruction
13. Army Of Me
CD 2
1. Indifferent To Suffering
2. Without Moral Restraint
3. Fascination Street
4. Let Go (Demo)
5. Pass Out Of Existence (Demo)
6. Severed (Demo)
7. Dead Inside (Demo)
8. Power Trip (Live)
9. Cleansation (Live)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
Ghost divulga trailer oficial do filme "2 Big to Rig", gravado no México
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
O melhor disco da NWOBHM não é do Saxon ou Iron Maiden, segundo Gary Holt
A história do álbum perdido do Pink Floyd que sucederia o "Dark Side of the Moon".
Sammy Hagar sobre seu álbum favorito do Pink Floyd: "Eu ouvia religiosamente"

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



