Resenha - Winter Kingdom Part I - Vanzor
Por Rafael Carnovale
Postado em 14 de maio de 2006
Imagine como a tecnologia pode ajudar a música hoje em dia. Não fosse a existência de bons softwares que permitem a gravação de músicas e o ajuste da mesmas, com certeza o trio paranaense Vanzor não estaria nos apresentando este primeiro registro tão rapidamente. Formado pelos irmãos Vanz (José – Guitarras, André – Baixo/Vocais e João – Bateria), a banda apresenta 9 músicas com influência do metal melódico. Ou seja, estamos diante de mais um nome do power/speed metal brazuca.

Concebido inicialmente para ter 17 músicas, o projeto foi dividido em duas partes, sendo que a primeira traz fortes influências de Helloween e Stratovarius. "Holy Flame" tem muito do metal germânico, assim como "Knights" (aonde o bom trabalho de teclados se destaca) e a speed "Farewell".
Alguns fatores pesam contra este projeto, que é bem intencionado. Primeiro o vocal de André, fraco e que nitidamente foi colocado apenas pela falta de um bom vocalista (a própria banda admite ter tido problemas com essa parte). Segundo, a banda simplesmente não consegue empolgar, mesmo que esforços sejam evidentes, como em "The Tyrant’s Awake" ,a cadenciada "Life And Death" e a bonita balada "Gods Of Light". Apesar de talentosos, os caras investem num estilo que já está saturado de nomes e cópias de cópias do Helloween (o Stratovarius pode ser encarada como uma até certo ponto). Mas negar que eles sabem tocar seria mentira.
É duro de admitir, mas não há nada aqui que possa fazer com que a banda seja mais conhecida, ou mesmo que ajude a alavancar sua carreira. O máximo que os caras podem fazer é voltar aos ensaios, procurar um bom vocalista e tentar depurar sua sonoridade, visando a inserção de algo mais em seu som, que impeça o rótulo de cópia-da-cópia-da-cópia do Helloween ser aplicado. Não falo em ser original, até porque originalidade é um conceito relativo, mas sim de tornar o trabalho mais útil, porque registrar músicas e lançar um CD bem acabado qualquer pessoa pode fazer em casa... mas emplacá-lo... aí é outra história.
Contatos:
http://www.tramavirtual.com.br/vanzor
email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda
Ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers diz que Frusciante "talaricou" vaga na banda
Metallica: Como é a lista de exigências do camarim da banda


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



