Resenha - Winter Kingdom Part I - Vanzor
Por Rafael Carnovale
Postado em 14 de maio de 2006
Imagine como a tecnologia pode ajudar a música hoje em dia. Não fosse a existência de bons softwares que permitem a gravação de músicas e o ajuste da mesmas, com certeza o trio paranaense Vanzor não estaria nos apresentando este primeiro registro tão rapidamente. Formado pelos irmãos Vanz (José – Guitarras, André – Baixo/Vocais e João – Bateria), a banda apresenta 9 músicas com influência do metal melódico. Ou seja, estamos diante de mais um nome do power/speed metal brazuca.

Concebido inicialmente para ter 17 músicas, o projeto foi dividido em duas partes, sendo que a primeira traz fortes influências de Helloween e Stratovarius. "Holy Flame" tem muito do metal germânico, assim como "Knights" (aonde o bom trabalho de teclados se destaca) e a speed "Farewell".
Alguns fatores pesam contra este projeto, que é bem intencionado. Primeiro o vocal de André, fraco e que nitidamente foi colocado apenas pela falta de um bom vocalista (a própria banda admite ter tido problemas com essa parte). Segundo, a banda simplesmente não consegue empolgar, mesmo que esforços sejam evidentes, como em "The Tyrant’s Awake" ,a cadenciada "Life And Death" e a bonita balada "Gods Of Light". Apesar de talentosos, os caras investem num estilo que já está saturado de nomes e cópias de cópias do Helloween (o Stratovarius pode ser encarada como uma até certo ponto). Mas negar que eles sabem tocar seria mentira.
É duro de admitir, mas não há nada aqui que possa fazer com que a banda seja mais conhecida, ou mesmo que ajude a alavancar sua carreira. O máximo que os caras podem fazer é voltar aos ensaios, procurar um bom vocalista e tentar depurar sua sonoridade, visando a inserção de algo mais em seu som, que impeça o rótulo de cópia-da-cópia-da-cópia do Helloween ser aplicado. Não falo em ser original, até porque originalidade é um conceito relativo, mas sim de tornar o trabalho mais útil, porque registrar músicas e lançar um CD bem acabado qualquer pessoa pode fazer em casa... mas emplacá-lo... aí é outra história.
Contatos:
http://www.tramavirtual.com.br/vanzor
email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Produtor do Kiss, Bob Ezrin lamenta morte de Ace Frehley
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
Jô Soares comprou uma obra de arte do Rock por causa do Regis Tadeu
O dia que Paul McCartney questionou apelido: "Bon Jovi, por que você me chama assim?"
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



