Resenha - Inhuman Rampage - Dragonforce
Por Clóvis Eduardo
Postado em 28 de fevereiro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Veloz, melódico e técnico. É assim o som do Dragonforce. Uma banda que leva com arrojo o que chamamos de metal melódico. Solos gigantescos e bumbos rápidos como metralhadoras nos fazem lembrar bandas de outros estilos que só não seriam comparados ao extremo se os vocais e melodias não fossem as mais pegajosas possíveis.
Conheci o Dragonforce desde o primeiro álbum, "Valley of the Damned" (2003) que já mostrava muitas músicas de excelente pegada e muita velocidade. Bem na verdade elas já mostravam qual seria a maior característica do grupo de origem inglesa. Músicas compridas, muitos solos aproveitando cada nota possível das guitarras e teclado, andamentos hora bem rápidos, hora mais ainda e uma bateria que deixaria seres já considerados "descontados" como Jorg Michael parecer um mero percursionista de quinta categoria. Na bem da verdade, neste terceiro álbum, o Dragonforce certifica que Speed Metal é uma coisa que até agora ninguém tinha descoberto.
"Inhuman Rampage" é bem superior a "Sonic Firestorm" (2004), e nisto já percebemos na faixa de abertura, a estonteante "Through The Fire And Flames". Sutilmente, há diferenciais no ritmo e andamento, o que deixa a audição mais agradável e menos pancada, pelo menos por alguns segundos. Uma outra ótima faixa é "Operation Ground And Pound" que apesar de ser a mesma delonga das outras músicas do CD (é tudo veloz, bumbeira saltando, solos, solos, solos...), apresenta sete minutos de distorções e um refrão muito empolgante. Há salvação também para a calmaria, com "Trail of Broken Hearts", que mesmo sendo pé no freio, quem leva o destaque, novamente, são os solos de guitarra.
Ao final do CD, você percebe que foi literalmente bombardeado por milhares de notas. E mesmo não chegando até o final do disco, sem dúvidas podemos constatar que o Dragonforce é poderoso em matéria de animação, mas triste em se tratando de diversidade musical.
Nota: Ainda está para vir até aqui alguém para me explicar por que bandas a exemplo do Dragonforce lançam CDs com músicas inéditas apenas no Japão. "Inhuman Rampage" ganhou mais uma canção na versão da terra do sol nascente. E os brasileiros, assim como todo o restante dos fãs, ficam a imaginar como seria mais uma música do Dragonforce.
ZP Theart - Vocals
Herman Li - Guitar
Sam Totman - Guitar
Vadim Pruzhanov - Keyboards
Dave Mackintosh - Drums
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?


Herman Li relembra como Guitar Hero impulsionou a carreira do DragonForce


