Resenha - Achados e Perdidos - Tributo valvulado aos anos 70
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 02 de fevereiro de 2006
Há poucos anos, se alguém me dissesse que bandas brazucas fariam um tributo Lado-B aos 70's, eu diria que este 'alguém' estava completamente louco, pois a galera mais jovem de modo geral estava ligada em Metal e nos 'medalhões' como Led, Sabbath, etc.

Porém, com a proliferação do Stoner ocorrida nos últimos tempos, principalmente aqui em nosso país, tal 'loucura' se tornou possível, já que o gênero em si se trata de uma espécie de releitura do som pesado consolidado entre o final dos 60's e 70's, e embora a principal influência da maioria das bandas Stoner seja o BLACK SABBATH, muitas delas cultuam coisas obscuras, já que várias pérolas perdidas foram realizadas naqueles anos, que alguns clamam ter sido a "época áurea do Rock".
Mais natural ainda é a inclusão de material das poucas bandas/ artistas brasileiros da época, verdadeiros heróis de um tempo onde roqueiro cabeludo era sinônimo de marginal, vagabundo e maconheiro - infelizmente ainda há quem pense assim, embora uma olhada na seção policial de qualquer jornal demonstre que os bandidos mesmo raramente usam cabelos longos, enfim...
Claro que em um disco com 27 grupos diferentes existirão altos e baixos, pois além das diferenças de estilos, há a questão técnica que envolve produção e gravação, mas não sendo muito exigente é até possível fazer de contas que as bandas entraram todas ao mesmo tempo num estúdio, plugaram seus instrumentos e mandaram ver.
Isto ocorre principalmente no primeiro CD, já que um ponto altamente positivo no trabalho é a espontaneidade demonstrada pela galera, que ao menos aparentemente não tentou criar "versões definitivas" de canções já imortalizadas, e embora alguns tenham feito uma versão praticamente idêntica à original, outros optaram por "recriações", algumas muito bem sucedidas, como por exemplo "Hocus Pocus" do PROZAKMAN que ficou um primor, os caras mesclaram BLACK SABBATH com FOCUS de forma magistral!
Aliás, destacar as "melhores" na realidade significa apontar o gosto pessoal, e cada um terá o seu; além de "Hocus Pocus" eu fico com "Alô, Alô, Marciano" do ÁGUA PESADA, que transformou totalmente a canção de Elis, "Isso me Irrita" & "Ruas da Cidade" do MUSTANG, "I'm A Skirt Lifter, Not A Shirt Raiser" do FLAMING MOE, o MQN que mandou bem numa versão correta de "Got This Thing On The Move", assim como o FUZZLY com a releitura de "Breadfan" e o ROCK AND ROLL SOUL com "Mississipi Queen".
Gostei muito também da pesadíssima "I Don't Need No Doctor" do POSSESSONICA, e duas na ala "Rock'n'Roll": "O Contrário de Nada é Nada" do TOMADA e "Stress" com o TUBLUES, além da viajante "Não Fale Com Paredes" do FLOWSTONE e a pitoresca "Xote de Jaguarão" do SONICVOLT, que pelo visto achou colossal participar do tributo (ouça com atenção o finalzinho da música...)
A arte gráfica ficou excelente, grande sacada da Kombi e do Fusquinha, só é necessário atentar para uma pequena falha na ordem das músicas do primeiro CD que havia no início (não sei se já acertaram), sendo preciso inverter algumas para que a seqüência bata com a capa, mas nada de tão grave.
Faixas:
SATURN XII - Dreams of Milk and Honey (MOUNTAIN)
PROZAKMAN - Hocus Pocus (FOCUS)
BILLYGOAT - Amor e Assim & Assado (SECOS & MOLHADOS)
BLOWER - Liberdade Espacial (CASA DAS MÁQUINAS)
LAZY DOG - Sins a Good Man's Brother (GRAND FUNK)
MECHANICS - 20th Century Boy (T.REX)
ÁGUA PESADA - Alô, alô Marciano (RITA LEE)
TOMADA - O Contrário do nada é nada (MUTANTES)
CASCADURA - Crazy Mamma (ROLLING STONES)
FUZZLY - Breadfan (BUDGIE)
MUSTANG - - Isso me Irrita e Ruas da Cidade (PATRULHA DO ESPAÇO)
VINCEBUZ - Parchment Farm (BLUE CHEER)
HANG THE SUPERSTARS - Rebel Rouser (SWEET)
CARBURA - Beer Drinkers & Hell Raisers (ZZ TOP)
FLAMING MOE - I'm A Skirt Lifter, Not A Shirt Raiser (BUFFALO)
CARRO BOMBA - Rock do Diabo (RAUL SEIXAS)
SONICVOLT - Xote de Jaguarão (SARACURA)
MQN - Got This Thing On The Move (GRAND FUNK)
ROCK'N'ROLL SOUL - Mississippi Queen (MOUNTAIN)
FLOWSTONE - Não Fale com Paredes (MÓDULO 1000)
TUBLUES - Stress (CASA DAS MÁQUINAS)
POSSESSONICA - I don't Need no Doctor (HUMBLE PIE)
CAMARILHA - Livin' Alone (BECK, BOGERT & APPICE)
KALI - Sangue Latino (SECOS & MOLHADOS)
TURBINA - Bomber (MOTÖRHEAD)
YESOMAR - Trem (BIXO DA SEDA)
THE ROVER - No Man’s Land (SYD BARRETT)
Duração: 1:38:28
Site oficial: www.valvuladiscos.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
A condição que fez Edu Ardanuy não aceitar voltar ao Dr. Sin
O hit do Paralamas do Sucesso que é uma versão e letra nada tem a ver com original
Titãs e a música que quase não entrou no disco e foi um dos maiores sucessos da banda

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



