Resenha - Gathering Wilderness - Primordial
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 27 de janeiro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Belíssimo este sexto registro chamado "The Gathering Wilderness" do obscuro Primordial! Esta banda vem de Dublin, Irlanda, local praticamente isolado e sem grandes nomes no cenário da música pesada, contando com Alan Nemtheanga (voz), Ciáran MacUiliam (guitarra), Michael O'Floinn (guitarra), Pól MacAmlaigh (baixo) e Simon O'Laoghaire (bateria), pessoal já veterano no underground de seu país e com vários discos bem recebidos pelo público e mídia europeus.

Confesso que, mesmo percebendo as ótimas canções deste quinteto, algo soava de maneira estranha num primeiro momento. Somente depois de algumas audições é que o cérebro vai descobrindo o que é a música do Primordial, vai sacando detalhes e mais detalhes muito bem encaixados em canções aparentemente simples. Não espere grandes desenvolturas técnicas, aqui tudo soa bruto, mas valoriza em muito o sentimento.
Também é difícil situar a sonoridade do Primordial. Suas raízes estão no black metal, mas se estendem de maneira muito inteligente, passando pelo doom, viking metal e outros subgêneros estranhos... Esbanja peso, tem seus momentos de melancolia e obscuridade, e possui ótimos arranjos climáticos.
Mesmo com toda sua distorção metálica, traz referências da música celta e ainda conta com a presença de violinos em algumas ocasiões. O desempenho de Alan é excelente, com suas linhas vocais ríspidas e mesmo assim melódicas e repletas de emoção, cantando os fatos históricos de seu país.
O único ponto que realmente não entendi foi a escolha destes irlandeses em não querer uma gravação apoiada nos recursos das novas tecnologias... É óbvio que todas as faixas soam com muita definição, mas estão particularmente cruas. De qualquer forma, as músicas envolvem o ouvinte rapidamente, mesmo com seu tempo relativamente longo, entre sete e 10 minutos.
Então, meu caro, se você procura uma banda que tenta se manter longe dos clichês, com ótimo equilíbrio entre peso e melodias, aquele talento distinto para criar músicas que se infiltram em sua memória e te deixa satisfeito, vá atrás desta pérola, que inclusive está saindo no mercado nacional via Sum Records.
PRIMORDIAL - The Gathering Wilderness
(2005 / Metal Blade Records – Sum Records)
01. The Golden Spiral
02. The Gathering Wilderness
03. The Song Of The Tomb
04. End Of All Times (The Martyr’s Fire)
05. The Coffin Ships
06. Tragedy’s Birth
07. Cities Carved In Stone
Homepage: www.primordialweb.tk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
Ex-vocalista se recusa a autografar último álbum que gravou com o Fear Factory
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
Os discos do Slipknot e do SOAD que fizeram o Metallica repensar os seus próprios álbuns
José Norberto Flesch crava quem será a nova vocalista do Arch Enemy em seu perfil no X
A música quase descartada que se tornou a tablatura de guitarra mais pesquisada no mundo
Iron Maiden saberá a hora de encerrar suas atividades, segundo Dave Murray
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Exodus lança a surpreendente "Goliath", faixa-título de seu novo disco
Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles
Mega-hits Manjados: 10 clássicos que se tornaram clichês
Lista: clichês e personagens do heavy metal que ninguém aguenta mais - Parte 1


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



