Resenha - Live At Pompeii - Versão do Diretor
Por Cleyton Lutz
Postado em 22 de janeiro de 2006
Em 1971, o Pink Floyd passava por um momento de transição. Após a saída de Syd Barrett, o quarteto foi aos poucos abandonando a veia psicodélica e caminhando em direção ao progressivo, gênero que se tornaria popular em 1973 graças ao clássico The Dark Side of The Moon. Entre esse meio tempo – o surgimento da banda, marcada pela psicodelia e a popularização do progressivo – se encontra o show do quarteto gravado em Pompéia e que pode ser visto no DVD "Live at Pompeii - Versão do Diretor".
Gravado nas ruínas da cidade de Pompéia – cidade localizada no sul da Itália e destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 D. C. – o show sintetiza bem o som praticado pela banda no início dos anos 70. Além da qualidade musical é importante destacar o cenário escolhido. A cidade deserta e cheia de paisagens naturais cria combinação que torna o DVD mais que um show, tratando-se de um verdadeiro documento do rock progressivo. O concerto gravado traz ainda outro mérito, a idéia do diretor Adrian Maben de produzir um filme Anti-Woodstock – explicada por ele em uma entrevista extra que aparece como bônus – com a banda executando as músicas sem qualquer tipo de platéia, contando apenas com o apoio da equipe técnica. Em uma época marcada por shows com grandes platéias, o Pink Floyd inovou mais uma vez.
A apresentação começa com a primeira parte da belíssima "Echoes" (do álbum Meddle de 1971), marcada pelo dueto de vocais de Richard Wright e David Gilmour, e pela atmosfera espacial que toma conta da música. Em seguida vem "Careful With That Axe Eugene" (lançada inicialmente como single e que também aparece na parte ao vivo do álbum Ummagumma, 1969). Apesar da qualidade melódica, a música passa praticamente despercebida. A terceira canção é "A Saucerful Of Secrets" (do álbum homônimo, lançado em 1968). A música – uma das mais surpreendentes e enigmáticas da banda – é reproduzida criando uma atmosfera que exprime bem a intenção do progressivo: muita experimentação – criando uma viagem musical sem se importar com o tempo ou lugar onde se pode parar, mudanças de ritmo – que vão tornando o destino da música incerto, mas também muita riqueza melódica, principalmente em sua última fase. A respeito dessa música ainda, é interessante notar o vigor do baterista Nick Mason. A música seguinte é "One Of These Days" (também de Meddle). Mais uma vez o batera é destaque em um som que se caracteriza por ser "pesado" e "viajante" ao mesmo tempo. Outro detalhe curioso é a edição feita por Maben dividindo a tela em pequenos quadros. Depois surge a surreal Mademoiselle Nobs (nunca lançada em um disco oficial da banda). Com um cão uivando no microfone, Gilmour na gaita e Waters no violão, a música mostra que o potencial criativo do quarteto não tinha limite. Com "Set The Controls For the Heart Of The Sun" (de A Saucerful Of Secrets, 1968) a banda dá amostras de seu experimentalismo ao produzir uma música com fortes influências orientais. Aqui mais uma vez aparece a mão do diretor ao alternar a exibição da música com imagens de pinturas espalhadas pela cidade. O vídeo se encerra com a segunda parte de "Echoes". O show é enriquecido por mais uma "sacada" de Maben, ao ilustrar a música com uma animação computadorizada de como a erupção do vulcão acabou com Pompéia, traçando uma relação entre o fim do show e a destruição da cidade.
Além da idéia original de realizar um concerto sem público, utilizar um cenário singular e recheado de belas paisagens naturais, a nova versão conta com outro triunfo: a utilização de imagens inéditas e animações em 3D que não entraram no vídeo original. O DVD traz imagens do trabalho produtivo de algumas músicas de The Dark Side Of The Moon. É possível ver, por exemplo, Roger Waters manipulando o sintetizador dando forma a "On The Run", Rick Wright executando um trecho de "Us And Them" em seu piano ou ainda David Gilmour gravando takes de "Brain Damage". A versão também se destaca por trazer entrevistas e imagens dos bastidores da gravação. É interessante observar a passagem em que o baterista Nick Mason destaca que o que os unia era a busca por dinheiro e fama, sem dúvida um dos combustíveis da banda e que também provocaria o rompimento entre Waters e os outros integrantes. Além disso, o DVD ainda apresenta novas animações que contribuem para aumentar a atmosfera espacial do vídeo.
Sem dúvida, algo de outro planeta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos



O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Ouça a versão da banda punk britânica The Damned para "See Emily Play", do Pink Floyd
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"


