Resenha - You Could Have It So Much Better - Franz Ferdinand

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Álvaro
Enviar correções  |  Ver Acessos


Desde o advento dos Strokes e das inúmeras bandas que surgiram nesse começo de século rotuladas como "novo rock" (que de novo não tem quase nada), os escoceses do Franz Ferdinand demonstraram ser, desde o primeiro disco lançado no início de 2004, uma das bandas com mais personalidade de toda a cena. A começar pelo nome, bastante insólito e criativo, uma "homenagem" ao duque austro-húngaro assassinado por estudantes sérvios em 1914, fato que contribuiu para o afloramento da I guerra mundial. Unindo uma estética visual peculiar e trabalhada, principalmente nos clipes, com um som forte e dançante, os rapazes logo deixaram o underground europeu para caír nas graças do grande público de todas as partes do globo.

Sign of the horns: o sinal do DemônioMick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São Paulo

Seguindo a linha do bem sucedido álbum de estréia, o som do Ferdinand continua simples, direto e grudento, cadenciando com maestria peso e ritmo envolvente, cheio daquelas canções que são impossíveis de se ouvir sem ao menos bater o pé no chão. As influências do rock da década de 80 continuam fortíssimas. Algumas faixas mais calmas, como as lindas "Walk Away" e "Eleanor Put Your Boots On", ganharam arranjos mais trabalhados, com violões e pianos; no entanto, são as canções mais rápidas e frenéticas que predominam no disco.

O vocal de Alex Kapranos continua elegante e afinado, com um quê de David Bowie, e é certamente o seu vocal estilizado que torna a banda tão charmosa, embalada pelas batidas quase industriais de Paul Thomson, o competente baixo de Bob Hardy e os riffs minimalistas e certeiros de Nick MacCarthy. O single "Do You Want To", que já está tocando nas rádios do mundo todo, é uma ótima sucessora para a desgastada "Take Me Out", do primeiro disco, e um ótimo convite à pista de dança. Outras ótimas canções são "This Boy" e a oitentista "You Are The Reason I'm Leaving", que podia ser perfeitamente assinada pelo The Smiths.

Enfim, o Franz Ferdinand foi aprovado com louvor pelo teste do segundo disco, mostrando que não são só quatro rapazes bem penteados e bem vestidos, mas possuem muito talento. Vale ressaltar que a banda já divulgou que possui material suficiente para um terceiro disco...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Franz Ferdinand"


Sign of the horns: o sinal do DemônioSign of the horns
O sinal do Demônio

Mick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São PauloMick Jagger
Em cerimônia na escola do filho em São Paulo

Epica: foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?Epica
Foto original de Simone Simons nua em capa é revelada?

Metallica: ouça Nothing Else Matters em escala maiorMetallica
Ouça "Nothing Else Matters" em escala maior

Led Zeppelin: sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973Led Zeppelin
Sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973

Paul McCartney: Mudando nome do jornal Estadão por um diaPaul McCartney
"Mudando" nome do jornal Estadão por um dia

Poison: Kotzen me fez um favor quando me corneou, diz RikkiPoison
Kotzen me fez um favor quando me corneou, diz Rikki


Sobre Álvaro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336