Resenha - Rantology - Ministry
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de setembro de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Rantology" está acima de ser apenas uma coletânea com remixes e faixas inéditas. É antes de tudo uma celebração, de amor ou ódio. Amor ao Ministry, por ter inovado no som pesado adicionando fortes doses de eletrônica mescladas ao peso das guitarras (inspirando uma série de bandas como por exemplo o Nine Inch Nails e Marylin Manson), ou de ódio deste idiota chamado Al Jourgensen, um ex-viciado, junkie e maluco (alguém disse ex?), que maculou o sagrado heavy metal com suas idéias absurdas. Neste CD temos quinze faixas, algumas remixadas por Al, outras ao vivo em Londres e Seattle, e mais algumas inéditas, antecipando o novo CD da banda que deve sair em 2006.

De cara uma faixa do último CD, "Houses of the Mole", "No W Redux", com um clima épico e uma crítica agressiva ao presidente norte-americano George W. Bush. "The Great Satan" é inédita e pesada, com as guitarras no talo, coisa que o Ministry sabe fazer muito bem. Al soa como um doente nos vocais, sinal de que está tudo bem. O problema é quando ele resolve re-mixar suas faixas: "Wrong" soa cansativa e nem o hino "N.W.O" (do aclamado "Psalm 69") se salva das presepadas eletrônicas de Al.
Já o "mix" de "Stigmata" ficou legal, com a inserção de efeitos em profusão, mas sem alterar o peso original. "Waiting" é muito interessante com sua levada "britadeira", e o mix de "Warp City" ficou cansativo de novo, devido ao exagero já existente na música e os elementos adicionados.
Mas o maior crime deste CD é a quase destruição de outro clássico: "Jesus Built My Hot Rod"... uma aula de peso desfigurada por batidas eletrônicas e um vocal inserido que em nada lembrava a insanidade de Gilby Haynes (Butthole Surfers). No mais algumas faixas bem interessantes ("Bloodline", e "Psalm69" ao vivo). Particularmente acho que o Ministry fez seu último clássico nos anos 90 com "Psalm"... mas há de se ressaltar a iniciativa de Al em experimentar e trabalhar sonoridades.
Quem é fã da banda, vai adorar, quem não é passe longe. Mas a relevância do Ministry (ou a cara de pau de Mr. Jourgensen) não podem ser esquecidas.
Site Oficial: http://www.ministrysound.org
Material Cedido Por:
Century Media Records
Http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Outras resenhas de Rantology - Ministry
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
Dave Mustaine explica por que resolveu colocar um ponto final na história do Megadeth
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison
Andreas Kisser revela seus solos de guitarra preferidos no Metal, com três bandas brasileiras
A canção do Pearl Jam que é adorada pelos fãs e que foi "roubada" de Stevie Ray Vaughan

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



