Resenha - Rantology - Ministry
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de setembro de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Rantology" está acima de ser apenas uma coletânea com remixes e faixas inéditas. É antes de tudo uma celebração, de amor ou ódio. Amor ao Ministry, por ter inovado no som pesado adicionando fortes doses de eletrônica mescladas ao peso das guitarras (inspirando uma série de bandas como por exemplo o Nine Inch Nails e Marylin Manson), ou de ódio deste idiota chamado Al Jourgensen, um ex-viciado, junkie e maluco (alguém disse ex?), que maculou o sagrado heavy metal com suas idéias absurdas. Neste CD temos quinze faixas, algumas remixadas por Al, outras ao vivo em Londres e Seattle, e mais algumas inéditas, antecipando o novo CD da banda que deve sair em 2006.

De cara uma faixa do último CD, "Houses of the Mole", "No W Redux", com um clima épico e uma crítica agressiva ao presidente norte-americano George W. Bush. "The Great Satan" é inédita e pesada, com as guitarras no talo, coisa que o Ministry sabe fazer muito bem. Al soa como um doente nos vocais, sinal de que está tudo bem. O problema é quando ele resolve re-mixar suas faixas: "Wrong" soa cansativa e nem o hino "N.W.O" (do aclamado "Psalm 69") se salva das presepadas eletrônicas de Al.
Já o "mix" de "Stigmata" ficou legal, com a inserção de efeitos em profusão, mas sem alterar o peso original. "Waiting" é muito interessante com sua levada "britadeira", e o mix de "Warp City" ficou cansativo de novo, devido ao exagero já existente na música e os elementos adicionados.
Mas o maior crime deste CD é a quase destruição de outro clássico: "Jesus Built My Hot Rod"... uma aula de peso desfigurada por batidas eletrônicas e um vocal inserido que em nada lembrava a insanidade de Gilby Haynes (Butthole Surfers). No mais algumas faixas bem interessantes ("Bloodline", e "Psalm69" ao vivo). Particularmente acho que o Ministry fez seu último clássico nos anos 90 com "Psalm"... mas há de se ressaltar a iniciativa de Al em experimentar e trabalhar sonoridades.
Quem é fã da banda, vai adorar, quem não é passe longe. Mas a relevância do Ministry (ou a cara de pau de Mr. Jourgensen) não podem ser esquecidas.
Site Oficial: http://www.ministrysound.org
Material Cedido Por:
Century Media Records
Http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Outras resenhas de Rantology - Ministry
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor e o pior disco do Sepultura, de acordo com a Metal Hammer
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
Morre aos 60 anos Tommy DeCarlo, vocalista da banda Boston
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Tommy DeCarlo morreu exatamente 19 anos depois que Brad Delp, vocalista original do Boston
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
O clássico do "Abbey Road" cuja letra foi "roubada" por McCartney de canção vitoriana
Regis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta
O verso de "Man in the Box" com que gravadora implicou: "Vão protestar contra vocês"


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



