Resenha - Rantology - Ministry
Por Rafael Carnovale
Postado em 20 de setembro de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Rantology" está acima de ser apenas uma coletânea com remixes e faixas inéditas. É antes de tudo uma celebração, de amor ou ódio. Amor ao Ministry, por ter inovado no som pesado adicionando fortes doses de eletrônica mescladas ao peso das guitarras (inspirando uma série de bandas como por exemplo o Nine Inch Nails e Marylin Manson), ou de ódio deste idiota chamado Al Jourgensen, um ex-viciado, junkie e maluco (alguém disse ex?), que maculou o sagrado heavy metal com suas idéias absurdas. Neste CD temos quinze faixas, algumas remixadas por Al, outras ao vivo em Londres e Seattle, e mais algumas inéditas, antecipando o novo CD da banda que deve sair em 2006.

De cara uma faixa do último CD, "Houses of the Mole", "No W Redux", com um clima épico e uma crítica agressiva ao presidente norte-americano George W. Bush. "The Great Satan" é inédita e pesada, com as guitarras no talo, coisa que o Ministry sabe fazer muito bem. Al soa como um doente nos vocais, sinal de que está tudo bem. O problema é quando ele resolve re-mixar suas faixas: "Wrong" soa cansativa e nem o hino "N.W.O" (do aclamado "Psalm 69") se salva das presepadas eletrônicas de Al.
Já o "mix" de "Stigmata" ficou legal, com a inserção de efeitos em profusão, mas sem alterar o peso original. "Waiting" é muito interessante com sua levada "britadeira", e o mix de "Warp City" ficou cansativo de novo, devido ao exagero já existente na música e os elementos adicionados.
Mas o maior crime deste CD é a quase destruição de outro clássico: "Jesus Built My Hot Rod"... uma aula de peso desfigurada por batidas eletrônicas e um vocal inserido que em nada lembrava a insanidade de Gilby Haynes (Butthole Surfers). No mais algumas faixas bem interessantes ("Bloodline", e "Psalm69" ao vivo). Particularmente acho que o Ministry fez seu último clássico nos anos 90 com "Psalm"... mas há de se ressaltar a iniciativa de Al em experimentar e trabalhar sonoridades.
Quem é fã da banda, vai adorar, quem não é passe longe. Mas a relevância do Ministry (ou a cara de pau de Mr. Jourgensen) não podem ser esquecidas.
Site Oficial: http://www.ministrysound.org
Material Cedido Por:
Century Media Records
Http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Outras resenhas de Rantology - Ministry
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
5 curiosidades que ajudam a contar a história do casamento de Nando Reis com Vânia
O disco mais subestimado de todos os tempos, na opinião de Dave Mustaine

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



