RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

David DeFeis já está trabalhando no próximo álbum do Virgin Steele

A música do U2 que fez The Edge cair no choro ao ouvi-la pela primeira vez

Anthrax nunca esquentou a cabeça com as durações de suas músicas, segundo Scott Ian

Joan Jett relembra humilhações sofridas nos shows e admite que chorava depois de tocar

O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente

O músico que foi demitido de uma banda por querer casar com uma serial killer

Roy Khan admite não conseguir mais cantar as músicas do Kamelot como no passado

Courtney Love e a estranha ligação entre Kurt Cobain e Madonna nos anos oitenta

Alice Cooper reconhece sua influência na cena death metal

Judas Priest lança livro interativo cobrindo período de seus primeiros discos

Joey Tempest reflete sobre saída de John Norum do Europe em 1986

Jorn Lande revela que não cantaria em todo o álbum de Tony Iommi inicialmente

"Rebel Rebel", de David Bowie, androginia, hedonismo e rebeldia jovem

O clássico do Aerosmith que Steven Tyler escreveu com raiva da mulher de Joe Perry

Os maiores cantores da história do rock, segundo a Billboard


Amorphis
Bangers

Resenha - Você Vai Perder o Chão - Terminal Guadalupe

Por
Postado em 16 de agosto de 2005

Uma nota lida em jornal, um e-mail para a banda e uma semana depois o disquinho está dentro do CD player onde, desde então, insiste em permanecer. Foi mais ou menos assim que a coluna conheceu a banda curitibana Terminal Guadalupe.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Formado em 2002, o grupo nasceu sem pretensões, montado apenas para compor a trilha sonora de um curta-metragem. Porém, o negócio deu tão certo que Dary Jr. (voz e letras) resolveu seguir adiante com o projeto musical. Cerca de três anos depois, o Terminal Guadalupe – que conta na formação atual, além de Dary Jr., com Allan Yokohama (guitarra e voz), Fabiano Ferronato (bateria) e Rubens K (baixo) - já está no seu terceiro disco, sendo o mais recente "Vc Vai Perder o Chão", desde já um dos bons discos do ano e com potencial para fazer a banda ecoar por todo o Brasil, o que de fato já vem acontecendo. Em abril deste ano, por exemplo, a banda foi uma das selecionadas em meio a outros 2.300 grupos de todo o país para abrir o show do Placebo em Florianópolis (SC), no festival Claro Q É Rock. No mês seguinte, participou do Festival América do Sul, em Corumbá (MS), onde fez um dos shows mais comentados diante de 5 mil pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Jornalismo, literatura, cinema, o cinza das cidades, o amargo e o doce da vida. É daí que vem a inspiração para o Terminal Guadalupe. A própria origem do nome da banda já é digno de nota. Conforme explicação do grupo, "terminal guadalupe é a estação de transporte coletivo que atende aos moradores da periferia e região metropolitana de Curitiba. Digamos que seja um entreposto de sonhos. Durante o dia, os trabalhadores que ali desembarcam têm a sensação de que chegaram ao primeiro mundo, no centro da capital. Mais tarde, expediente encerrado, fazem o caminho inverso, rumo aos municípios distantes do imaginário paraíso urbano. O terminal guadalupe é onde começa e acaba o mito da cidade perfeita que ainda seduz desavisados". Ao ler isso você pode até pensar: "pronto, mais uma daquelas bandas xaropes querendo passar uma mensagem...". Mas pode ficar tranqüilo, pois o legal do grupo Terminal Guadalupe é falar disso tudo de uma maneira poética, mas não piegas; séria, mas não ranzinza. E o melhor, acompanhado de um instrumental de primeira, que não comete exageros quando precisa ser pesado e nem afrouxa demais a mão quando a música requer suavidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

CD rodando e um caminhão de referências muito bem costuradas de cara já servem para quebrar o gelo natural da primeira audição de uma banda desconhecida. Na verdade é uma salada de influências que vêm do rock brasileiro dos anos 80, grunge, pós-punk e até novo rock, temperada com boas doses de inteligência e criatividade. O álbum "Vc Vai Perder o Chão" abre com a faixa de clima oitentista "O Bêbado de Ulysses", que consegue unir em um só refrão o filme "Punch-Drunk Love" (Embriagado de Amor) e o músico Frank Jorge. Na seqüência vem "Esquimó Por Acidente", que se confunde com algumas canções dos Los Hermanos. Também valem a pena ser destacada "Burocracia Romântica", canção do primeiro álbum do grupo, só que agora regravada com mais peso. O humor do álbum "Vc Vai Perder o Chão" se mostra presente na cantiga "Por Trás do Fator Gallagher", em que a banda debocha do povo mais "descolado" que está sempre atrás dos modismos do rock. Outra faixa que merece uma ouvida atenta e emocionada é "Veludo Sabre a Areia", canção levada ao violão cuja letra na verdade é uma poesia de Leonardo Vinhas ("a fé cura o tornozelo deslocado/ quebrada é a vida do jovem/ com a idade é que se colam os cacos fixados pela experiência/ quem sabe um dia o amor da juventude aprenda a amar"). Mas é com "O Peso do Mundo", faixa que encerra o álbum, que o ouvinte realmente perde o chão. A música parece Coldplay, parece Radiohead, mas ainda assim consegue soar totalmente original e sintetizar tudo o que o Terminal Gualupe é: um grupo inteligente mas que nega a pecha de "banda-cabeça" para fazer pop de garagem como pouco se ouve no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Importante ressaltar ainda que "Vc Vai Perder o Chão" é o primeiro álbum de rock do país a ser lançado com a tecnologia SMD (semi-metalic disc), cujo disco roda em qualquer aparelho de CD, mas custa até 80% menos, daí os míseros R$ 4,00 cobrados pelo disco. Mais sobre a banda você encontra no www.tg.mus.br. No site, é possível baixar os três álbuns do Terminal Guadalupe em MP3. Mais melzinho na chupeta, impossível.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeJosé Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Cristiano Viteck

Cristiano Viteck é jornalista em Marechal Cândido Rondon (PR), apresentadordo programa Garagem 95, da Rádio Difusora FM, e assina a coluna de música Pédo Ouvido do jornal O Presente.
Mais matérias de Cristiano Viteck.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS