Resenha - Você Vai Perder o Chão - Terminal Guadalupe
Por Cristiano Viteck
Postado em 16 de agosto de 2005
Uma nota lida em jornal, um e-mail para a banda e uma semana depois o disquinho está dentro do CD player onde, desde então, insiste em permanecer. Foi mais ou menos assim que a coluna conheceu a banda curitibana Terminal Guadalupe.

Formado em 2002, o grupo nasceu sem pretensões, montado apenas para compor a trilha sonora de um curta-metragem. Porém, o negócio deu tão certo que Dary Jr. (voz e letras) resolveu seguir adiante com o projeto musical. Cerca de três anos depois, o Terminal Guadalupe – que conta na formação atual, além de Dary Jr., com Allan Yokohama (guitarra e voz), Fabiano Ferronato (bateria) e Rubens K (baixo) - já está no seu terceiro disco, sendo o mais recente "Vc Vai Perder o Chão", desde já um dos bons discos do ano e com potencial para fazer a banda ecoar por todo o Brasil, o que de fato já vem acontecendo. Em abril deste ano, por exemplo, a banda foi uma das selecionadas em meio a outros 2.300 grupos de todo o país para abrir o show do Placebo em Florianópolis (SC), no festival Claro Q É Rock. No mês seguinte, participou do Festival América do Sul, em Corumbá (MS), onde fez um dos shows mais comentados diante de 5 mil pessoas.
Jornalismo, literatura, cinema, o cinza das cidades, o amargo e o doce da vida. É daí que vem a inspiração para o Terminal Guadalupe. A própria origem do nome da banda já é digno de nota. Conforme explicação do grupo, "terminal guadalupe é a estação de transporte coletivo que atende aos moradores da periferia e região metropolitana de Curitiba. Digamos que seja um entreposto de sonhos. Durante o dia, os trabalhadores que ali desembarcam têm a sensação de que chegaram ao primeiro mundo, no centro da capital. Mais tarde, expediente encerrado, fazem o caminho inverso, rumo aos municípios distantes do imaginário paraíso urbano. O terminal guadalupe é onde começa e acaba o mito da cidade perfeita que ainda seduz desavisados". Ao ler isso você pode até pensar: "pronto, mais uma daquelas bandas xaropes querendo passar uma mensagem...". Mas pode ficar tranqüilo, pois o legal do grupo Terminal Guadalupe é falar disso tudo de uma maneira poética, mas não piegas; séria, mas não ranzinza. E o melhor, acompanhado de um instrumental de primeira, que não comete exageros quando precisa ser pesado e nem afrouxa demais a mão quando a música requer suavidade.
CD rodando e um caminhão de referências muito bem costuradas de cara já servem para quebrar o gelo natural da primeira audição de uma banda desconhecida. Na verdade é uma salada de influências que vêm do rock brasileiro dos anos 80, grunge, pós-punk e até novo rock, temperada com boas doses de inteligência e criatividade. O álbum "Vc Vai Perder o Chão" abre com a faixa de clima oitentista "O Bêbado de Ulysses", que consegue unir em um só refrão o filme "Punch-Drunk Love" (Embriagado de Amor) e o músico Frank Jorge. Na seqüência vem "Esquimó Por Acidente", que se confunde com algumas canções dos Los Hermanos. Também valem a pena ser destacada "Burocracia Romântica", canção do primeiro álbum do grupo, só que agora regravada com mais peso. O humor do álbum "Vc Vai Perder o Chão" se mostra presente na cantiga "Por Trás do Fator Gallagher", em que a banda debocha do povo mais "descolado" que está sempre atrás dos modismos do rock. Outra faixa que merece uma ouvida atenta e emocionada é "Veludo Sabre a Areia", canção levada ao violão cuja letra na verdade é uma poesia de Leonardo Vinhas ("a fé cura o tornozelo deslocado/ quebrada é a vida do jovem/ com a idade é que se colam os cacos fixados pela experiência/ quem sabe um dia o amor da juventude aprenda a amar"). Mas é com "O Peso do Mundo", faixa que encerra o álbum, que o ouvinte realmente perde o chão. A música parece Coldplay, parece Radiohead, mas ainda assim consegue soar totalmente original e sintetizar tudo o que o Terminal Gualupe é: um grupo inteligente mas que nega a pecha de "banda-cabeça" para fazer pop de garagem como pouco se ouve no Brasil.
Importante ressaltar ainda que "Vc Vai Perder o Chão" é o primeiro álbum de rock do país a ser lançado com a tecnologia SMD (semi-metalic disc), cujo disco roda em qualquer aparelho de CD, mas custa até 80% menos, daí os míseros R$ 4,00 cobrados pelo disco. Mais sobre a banda você encontra no www.tg.mus.br. No site, é possível baixar os três álbuns do Terminal Guadalupe em MP3. Mais melzinho na chupeta, impossível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A paródia de letra do Capital Inicial que Biquini Cavadão criou para declarar sua inveja
Corey Taylor revela os discos que levaria para uma ilha deserta (e só um é de metal)
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



