Resenha - Goatreich -Fleshcult - Belphegor

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nelson Endebo
Enviar correções  |  Ver Acessos


A banda austríaca Belphegor é um segredo muito bem guardado dentro do mundinho black metal. O quarteto pratica a tal arte negra com criatividade e sem concessões bestas à facilidade dos elementos "sinfônicos" (entre aspas mesmo) tão explorados por formações de semelhante seara. Esqueça a grandiloqüência do Cradle Of Filth e o esmero estético do Dimmu Borgir - perto deles, o Belphegor longe passa. Lembram o grande e aparentemente esquecido finado Immortal, pelo absurdo poderio metálico de seu som. Formada em 1992, só agora estão tendo a atenção devida. Dentro do folclore underground, no entanto, são cultuados pelo extremismo anticristão e sua estréia, Bloodbath in Paradise, é adorada por muito marmanjo de corpsepaint por aí. A tosqueira deslavada dos primeiros álbuns, The Last Supper (1995) e Blutsabbath (1997) foi, aos poucos, sobrepujada pela habilidade técnica dos integrantes (que, não poderia deixar de ser, assinavam com pseudônimos malvadinhos e hilários) e o enorme talento do conjunto na composição de riffs.

Belphegor: banda toca música inédita no Party.San Open Air; assistaDio: as músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalista

Goatreich-Fleshcult é a celebração da maturidade musical desse maléfico quarteto-que-já-foi-trio. É verdade que pouco acrescenta à sonoridade do anterior, o igualmente detruidor Lucifer Incestus - lançado pela Hellion por aqui -, mas, ainda assim, é um torpedo black metal de respeito. A produção de Alexander Krull (Atrocity) é o ponto radical no disco: ao mesmo tempo em que transforma potencial em realidade, tira a crueza tão adorada pelos fiéis seguidores do black metal mais tradicional. Esqueça. Não há nada como um Maniac Butcher ou o infame círculo norueguês aqui. O som é high tech, polido e com timbres inacreditáveis de guitarra e bateria. E, é claro, as composições, inspiradas no fino do metal tradicional - riffs e melodias de guitarra, sem virtuosismo estéril -, que fazem de Goatreich-Fleshcult um oásis de eficiência no meio do marasmo.

Black Metal é o principal causador de polêmicas dentro do heavy metal há tempos. Há de se peneirar as bandas pela qualidade de sua música, não de sua ideologia. O rock é livre. Se o Belphegor não é a melhor banda do mundo (e não é mesmo), perfaz, com categoria, o que há de melhor no black metal atual. Sem demagogia, sem rabo preso com gravadora. Simples assim.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Belphegor"


Belphegor: banda toca música inédita no Party.San Open Air; assista

Belphegor: Dane-se a Igreja, precisamos de mais Metal!Belphegor
"Dane-se a Igreja, precisamos de mais Metal!"

Belphegor: frontman quase morreu por doença do BrasilBelphegor
Frontman quase morreu por doença do Brasil


Dio: as músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalistaDio
As músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalista

Atores e música: As bandas de Russell Crowe, Keanu Reeves e Bruce WillisAtores e música
As bandas de Russell Crowe, Keanu Reeves e Bruce Willis

Heavy Metal: quais as 10 melhores vozes da história?Heavy Metal
Quais as 10 melhores vozes da história?

Brian May: eu não sabia que Freddie era GayBrian May
"eu não sabia que Freddie era Gay"

Exemplos: 10 músicos com deficiências ou problemas de saúdeExemplos
10 músicos com deficiências ou problemas de saúde

A7X: Curiosidades sobre a banda que talvez você não saibaA7X
Curiosidades sobre a banda que talvez você não saiba

Slayer: o que acontece quando tentam tocar com um violão?Slayer
O que acontece quando tentam tocar com um violão?


Sobre Nelson Endebo

Estudante de Comunicação Social na Puc-Rio, cheirou dúzias de carreiras de Música e hoje é completamente debilitado por causa disso. Tem um corte no córtex por causa do Mr. Bungle, mas acredita que isso seja legal. Doutrinado no bom e velho Metal (ainda chora ouvindo o grande Venom), aprendeu a ouvir Jazz e Samba na marra. É responsável pela coluna Nós do Noise e colabora com o site Bacana e a revista Valhalla. Sua máxima é: "quanto mais você sabe, mais você sabe que pouco sabe". Traduzindo, gosta de aprender e de ensinar. Espera poder somar algo à família Whiplash a partir de 3, 2, 1 segundo!

Mais matérias de Nelson Endebo no Whiplash.Net.