RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"

Com show no Brasil, High On Fire confirma primeira turnê pela América Latina

Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify

O integrante do Led Zeppelin que se sentiu inseguro na primeira turnê feita pela banda

O álbum pesado de 1971 que Billy Corgan perseguiu a vida inteira

A banda esquecida que teve Tony Iommi na guitarra e seria a primeira solo de Ozzy Osbourne

A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright

Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin

Vocalista não descarta que o Killswitch Engage passe a priorizar singles ao invés de álbuns

Ex-Metallica, Jason Newsted fala sobre vício em analgésicos

As 10 melhores bandas de heavy metal do País de Gales, segundo a Metal Hammer

O álbum que melhor representa os EUA nos anos 1960, segundo Bruce Springsteen

A banda que Lars Ulrich do Metallica adorava: "Ele caiu de joelhos e me abraçou"

A canção do Queen que fez Freddie Mercury se tornar uma pessoa querida de Elton John

O guitarrista de blues que foi muito além do gênero para Joe Perry


Eminence
Sepultura

Resenha - Tyranny Of Souls - Bruce Dickinson

Por
Postado em 23 de junho de 2005

Nota: 10 starstarstarstarstarstarstarstarstarstar

Uma lenda não nasce por acaso. Ela vai se formando aos poucos. Ninguém, nem os fãs mais radicais, lembram de Bruce Dickinson quando ele fazia parte do Samsom, usava bigode e ainda era chamado de Bruce Bruce.

Bruce Dickinson - Mais Novidades

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Foi com o lançamento do clássico "Number Of The Beast" em 1982 que o mundo começou a prestar atenção naquele baixinho cabeludo. A sua estréia no Iron Maiden elevou a banda a outro nível, em uma seqüência de álbuns fantásticos que culminou com "Seventh Son Of A Seventh Son", lançado em 88.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Foi nesta época que Bruce compôs "Bring Your Daughter ... To The Slaughter" para a trilha do filme "A Hora do Pesadelo 4", inaugurando a sua parceria com o guitarrista Janick Gers (ex-Gillan e que entraria no Maiden no álbum seguinte, "No Prayer For The Dying") e sua carreira solo com o lançamento de "Tattooed Millionaire", em 1990.

Após "Fear Of The Dark", de 92, Bruce saiu do Iron Maiden, alegando o velho clichê das diferenças musicais, e cada um seguiu caminhos diferentes. A Donzela buscou forças para se recuperar do golpe no desconhecido Blaze Bayley, com quem gravou o bom "The X-Factor" e o risível "Virtual XI", além de lançar a coletânea dupla "Best Of The Beast", obrigatória para qualquer fã do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Já Bruce demorou um tempo para encontrar o caminho do seu som. Lançou "Balls To Picasso" em 94, onde continuava o seu flerte com o hard rock setentista. Em seguida cometeu o álbum "Skunkworks" em 96, que desagradou praticamente todos os seus antigos fãs, que ficaram insatisfeitos com os flertes com o grunge e o rock alternativo americano tão em voga na época.

Foi nesta hora que Bruce Dickinson tomou uma das decisões mais acertadas de sua carreira, e que iria refletir no próprio Iron Maiden anos mais tarde. Apostando novamente no heavy metal clássico que o consagrou, chamou para a sua banda o guitarrista Adrian Smith, que havia deixado o Maiden em 88, e lançou o excelente "Accident Of Birth" em 97. Com este álbum Bruce agradou em cheio aos seus fãs, retomando a sua identificação com o metal e atualizando o som do próprio Iron Maiden, de uma maneira que nem a própria banda fazia mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O direcionamento foi mantido no espetacular "The Chemical Wedding", lançado um ano mais tarde, com o som ganhando ainda mais peso em canções como "The Tower", "Killing Floor" e "Book Of Thel".

Toda esta trajetória culminou com o retorno de Bruce e Adrian ao Iron Maiden no dia 10 de fevereiro de 1999, restaurando imediatamente a reputação da banda após a era Blaze. O lançamento do aguardado "Brave New World" em 2000 mostrou que os músicos não estavam para brincadeira quando disseram que o Maiden voltaria a ser a maior banda do mundo. Em seguida veio o mediano "Dance Of Death" e o resto está acontecendo agora, bem na nossa frente.

Após sete anos de dedicação exclusiva ao Maiden, Bruce volta a sua atenção novamente para a sua carreira solo. "Tyranny Of Souls" segue à risca a fórmula adotada nos ótimos "Accident Of Birth" e "The Chemical Wedding", a começar pela capa, que a exemplo deste último (quando utilizou uma obra do pintor e poeta inglês Wiliian Blake) também recorre ao passado, em uma obra de Hans Menling pintada em 1485.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum abre com a introdução "Mars Within", que prepara o clima para "Abduction", uma das melhores faixas do disco. Repleta de peso e melodia, mostra uma banda afiadíssima, onde se destacam a guitarra de Roy Z (também produtor) e, como não poderia deixar de ser, o vocal de Bruce Dickinson. Aliás, aqui cabe uma observação: durante todo o álbum Bruce canta de uma forma ligeiramente diferente do Maiden, com vocais mais agressivos e que trazem muito mais tesão e pegada para as músicas.

Na seqüência entra a pesadíssima "Soul Intruders", com seu andamento baseado no uso de bumbos duplos e com um refrão inesquecível desde a primeira audição. Esta música é outro grande destaque do álbum, e nos remete direto à sonoridade de "The Chemical Wedding".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Kill Devil Hill" entra para atestar que o chão de Bruce Dickinson é o heavy metal puro, cru e direto, que busca novos caminhos sem perder suas origens, de uma maneira que ele só consegue fazer em seus álbuns solo.

Mantendo uma tradição da qual fazem parte canções de diversas fases de sua carreira, como "Gypsy Road", "Change Of Heart", "Tears Of The Dragon", "Man Of Sorrow" e "Gates Of Urizen", "Navigate The Seas Of The Sun" é a bela balada do álbum, onde Roy Z se destaca mais uma vez, em um belo trabalho acústico. Esta música nos dá um um tempo para que possamos respirar fundo para o que vem a seguir.

A cadenciada "River Of No Return" (com ótimas guitarras de Roy Z, mais uma vez), a power metal "Power Of The Sun", a hard rock "Devil On A Hog" (uma das melhores canções de toda a carreira de Bruce, e a minha preferida em todo o álbum, unindo com maestria o hard rock de "Tattooed Millionaire" e o metal puro de "The Chemical Wedding"), "Believil" e a sensacional "Tyranny Of Souls" formam uma seqüência fenomenal. Sabe aquela sensação que você tem ao ouvir uma música e pensa " ... pô, que sonzaço, mas a próxima não deve ser tão boa ..."? Isso não acontece aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum acaba e você não consegue acreditar no que ouviu. "Tyranny Of Souls" é um álbum impressionante, de um artista que já não precisa provar mais nada para ninguém há um bom tempo, mas que mesmo assim não se acomoda e busca sempre novos limites para o seu som.

Bruce Dickinson há muito tempo garantiu o seu lugar entre os maiores nomes da história do rock. Se continuar lançando álbuns tão bons quanto "Tyranny Of Souls", muitas lendas serão ultrapassadas pelo caminho, e Bruce corre o sério risco de se tornar a maior de todas elas.

Faixas:

1. Mars Within (Intro)
2. Abduction
3. Soul Intruders
4. Kill Devill Hill
5. Navigate The Seas Of The Sun
6. River Of No Return
7. Power Of The Sun
8. Devil On A Hog
9. Believil
10. A Tyranny Of Souls

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ouvindo:
AC/DC, Ride On.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.
Mais matérias de Ricardo Seelig.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS