Resenha - Mind Boggling - Francesco Fareri

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7

Mind Boggling (Francesco Fareri)

"Michael Angelo caiu do cavalo". Essa foi a primeira coisa que pensei quando ouvi o primeiro cd demo de Francesco Fareri. Angelo ficou famoso por sua técnica estupenda e fez um belo marketing com as guitarras que 'inventou'. Em entrevista ao Whiplash!, no ano de 1999, Angelo declarou que o Nitro (banda na qual tocou por vários anos) tinha o vocalista (Jim Gillette) com o maior alcance e o guitarrista (o próprio) mais rápido do mundo. Porém, essa de falar que é o mais rápido do mundo não cola mais.
Em exatos quatorze minutos de um cd demo independente e com uma produção fraca , o italiano, Francesco Fareri provou que Michael estava errado. Mais do que isso. Apresentou coisas que nenhum outro guitarrista havia feito com tanta precisão, até então.
99,9% dos guitarristas mandam ver na distorção na hora de seus solos rápidos ou então abafam as notas quando não estão 'protegidos' pela distorção, que camufla algumas mascadas, alguns erros terríveis, etc. No entanto, este italiano mudou tudo isso. Logo na primeira faixa, "18/2 suite op.2 n.1", Francesco faz uma harmonia belíssima no teclado e começa um solo bem rápido na guitarra, lotado de arpejos e sem qualquer tipo de efeito. Todas as notas perfeitamente audíveis. Impressionante!!!
O cd conta ainda com mais 4 músicas. "Temple Of Prisoners", "Mind Boggling" e "Cyborg" continuam impressionando o ouvinte. Em alguns momentos dessas composições, a musicalidade fica de lado e o que passa a chamar mais a atenção é um questão, de certa forma, física. Fica até chato de ouvir algumas partes. Fareri dispara notas limpas e perfeitas, para todos os lados, por minutos e mais minutos em uma velocidade inacreditável. E mais uma vez, digo, todas as notas são perfeitamente audíveis. Não há nenhuma 'sujeira', nenhuma mascada, enfim... nada.
A última música, linda por sinal, se chama "Secrets" e segue a mesma linha de "Midnight", música presente no álbum "Surfing With The Alien" de Joe Satriani. Porém, de novo, a técnica de Francesco fala mais alto e chega a aterrorizar até mesmo os músicos mais técnicos do mundo.
"Mind Boggling" (dedicado a Jason Becker) é um trabalho direcionado, claramente, para músicos fanáticos por técnica. As composições não são o foco principal e não são fáceis de escutar.
O único, que pode chegar ao nível de Francesco Fareri, atualmente, é Shawn Lane. Se você estuda música e se interessa por técnica, procure este CD. Você vai ouvir o guitarrista mais técnico do mundo.

Endereço para contato:
Francesco Fareri
Via Sartorio 13 -00147 Roma - Itália
Email: gtfareri@yahoo.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Francesco Fareri"


Fotos de Infância: Janis JoplinFotos de Infância
Janis Joplin

Fotos de Infância: Bruce Dickinson, do Iron MaidenFotos de Infância
Bruce Dickinson, do Iron Maiden

Fotos: confira 10 das mais curiosas no mundo do Rock - Parte 1Fotos
Confira 10 das mais curiosas no mundo do Rock - Parte 1

Iron Maiden: o que os grandes músicos acham da banda?Iron Maiden
O que os grandes músicos acham da banda?

Rob Halford: Ninguém escolhe ser GayRob Halford
"Ninguém escolhe ser Gay"

Nikki Sixx: ele não se lembra de estupro em livro, que pode ter partes inventadasNikki Sixx
Ele não se lembra de estupro em livro, que pode ter partes inventadas

Phil Anselmo: Pouco se fudendo se o Pantera vai se reunirPhil Anselmo
Pouco se fudendo se o Pantera vai se reunir


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adClioIL