Resenha - Silent Force - Within Temptation
Por Sílvio Costa
Postado em 27 de fevereiro de 2005
O primeiro single do novo álbum, lançado ainda em outubro de 2004 seguia uma linha, no mínimo, diferente do que a banda vinha fazendo. "Stand my Ground" é a música mais acessível e comercial da carreira do Within Temptation. Não é ruim. Passa bem longe de ser. É uma música energética e que acabou virando um videoclipe fantástico. Sem exagerar, podemos dizer que o Within soube dosar com inteligência quase todos os clichês do gothic metal, sem deixar que o álbum ficasse cansativo. É claro que o fato de a voz de Sharon den Adel estar cada vez mais próxima da perfeição ajuda muito, mas isso significaria pouco se as composições fossem chatas e derivativas. Com dois novos membros (o guitarrista Ruud Jolie e o baterista Stephen van Haestregt) o som do Within se modernizou, mas não perdeu absolutamente nenhuma das suas características básicas.
Within Temptation - Mais Novidades

"See Who I Am" é uma das mais poderosas faixas de abertura que já ouvi. Seguindo um esquema bastante recorrente em se tratando do Within, a música começa contida, explodindo no refrão e alternando passagens cheias de guitarras poderosas com outras onde a atmosfera mais etérea determina o ritmo. Todas as características da banda estão lá, intactas. Os teclados grandiosos, riffs fortes e a bateria que parece explodir nos alto-falantes. Na seqüência, vem a faixa que eu, pessoalmente, mais gostei. Não bastasse o refrão maravilhoso e a brilhante atuação de todos os músicos, "Jillian (I’d Give my Heart)" tem aquela cara de grande clássico do estilo, provando que não basta se vestir de preto e arrumar uma garota bonitinha para cantar que já se tem pronta a fórmula do gothic metal. É preciso uma dose imensa de feeling. "Jillian" é a famosa faixa que vale o disco, dentre muitas outras, como é o caso de "It’s the Fear" (que também daria um vídeo fantástico se a temática abordada for bem explorada visualmente). Outro destaque é "Pale", que ficou bem diferente daquilo que se está acostumado a ouvir nos trabalhos da banda. É uma balada atmosférica, com um inegável apelo pop e que abusa da delicadeza da voz de Sharon para transportar o ouvinte para um ambiente meio "O Senhor dos Anéis". É outra que vale o disco. É claro que há alguns pontos negativos. Justamente quando a banda carrega nas tintas do pop (como acontece em "Memories") em detrimento de valorizar seus maiores trunfos (o peso das guitarras e a versatilidade de Sharon den Adel) ou quando parece meio perdida em músicas desconexas (como "Aquarius"). Mas nada disso tira o brilho deste magnífico trabalho.
2005 já começou com o lançamento dos novos trabalhos de duas das maiores bandas de gothic metal (o Tristania também realizou um bom trabalho em Ashes) e parece que vai ser o ano do amadurecimento do estilo depois da explosão dos últimos dois ou três anos. Depois da saturação por que vem passando o estilo, parece que é chegada a hora de separar as bandas talentosas das oportunistas. Não é nenhum exagero colocar o Within Temptation entre os grandes nomes do gothic metal já que eles conseguiram o que parecia impossível neste Silent Force: igualar, em termos de qualidade o magnífico Mother Earth (2000)
Banda:
Sharon den Adel: Voz
Robert Westerholt: Guitarra
Ruud Jolie: Guitarra
Jeroen van Veen: baixo
Martijn Spierenburg: teclados
Stephen van Haestregt: bateria
http://www.within-temptation.com
Outras resenhas de Silent Force - Within Temptation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan

Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
O grande problema do Within Temptation atual, segundo Ambre do Xandria


