Resenha - Silent Force - Within Temptation
Por Sílvio Costa
Postado em 27 de fevereiro de 2005
O primeiro single do novo álbum, lançado ainda em outubro de 2004 seguia uma linha, no mínimo, diferente do que a banda vinha fazendo. "Stand my Ground" é a música mais acessível e comercial da carreira do Within Temptation. Não é ruim. Passa bem longe de ser. É uma música energética e que acabou virando um videoclipe fantástico. Sem exagerar, podemos dizer que o Within soube dosar com inteligência quase todos os clichês do gothic metal, sem deixar que o álbum ficasse cansativo. É claro que o fato de a voz de Sharon den Adel estar cada vez mais próxima da perfeição ajuda muito, mas isso significaria pouco se as composições fossem chatas e derivativas. Com dois novos membros (o guitarrista Ruud Jolie e o baterista Stephen van Haestregt) o som do Within se modernizou, mas não perdeu absolutamente nenhuma das suas características básicas.
Within Temptation - Mais Novidades

"See Who I Am" é uma das mais poderosas faixas de abertura que já ouvi. Seguindo um esquema bastante recorrente em se tratando do Within, a música começa contida, explodindo no refrão e alternando passagens cheias de guitarras poderosas com outras onde a atmosfera mais etérea determina o ritmo. Todas as características da banda estão lá, intactas. Os teclados grandiosos, riffs fortes e a bateria que parece explodir nos alto-falantes. Na seqüência, vem a faixa que eu, pessoalmente, mais gostei. Não bastasse o refrão maravilhoso e a brilhante atuação de todos os músicos, "Jillian (I’d Give my Heart)" tem aquela cara de grande clássico do estilo, provando que não basta se vestir de preto e arrumar uma garota bonitinha para cantar que já se tem pronta a fórmula do gothic metal. É preciso uma dose imensa de feeling. "Jillian" é a famosa faixa que vale o disco, dentre muitas outras, como é o caso de "It’s the Fear" (que também daria um vídeo fantástico se a temática abordada for bem explorada visualmente). Outro destaque é "Pale", que ficou bem diferente daquilo que se está acostumado a ouvir nos trabalhos da banda. É uma balada atmosférica, com um inegável apelo pop e que abusa da delicadeza da voz de Sharon para transportar o ouvinte para um ambiente meio "O Senhor dos Anéis". É outra que vale o disco. É claro que há alguns pontos negativos. Justamente quando a banda carrega nas tintas do pop (como acontece em "Memories") em detrimento de valorizar seus maiores trunfos (o peso das guitarras e a versatilidade de Sharon den Adel) ou quando parece meio perdida em músicas desconexas (como "Aquarius"). Mas nada disso tira o brilho deste magnífico trabalho.
2005 já começou com o lançamento dos novos trabalhos de duas das maiores bandas de gothic metal (o Tristania também realizou um bom trabalho em Ashes) e parece que vai ser o ano do amadurecimento do estilo depois da explosão dos últimos dois ou três anos. Depois da saturação por que vem passando o estilo, parece que é chegada a hora de separar as bandas talentosas das oportunistas. Não é nenhum exagero colocar o Within Temptation entre os grandes nomes do gothic metal já que eles conseguiram o que parecia impossível neste Silent Force: igualar, em termos de qualidade o magnífico Mother Earth (2000)
Banda:
Sharon den Adel: Voz
Robert Westerholt: Guitarra
Ruud Jolie: Guitarra
Jeroen van Veen: baixo
Martijn Spierenburg: teclados
Stephen van Haestregt: bateria
http://www.within-temptation.com
Outras resenhas de Silent Force - Within Temptation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Saúl Blanch, ex-vocalista do Rata Blanca, morre aos 74 anos
A atitude de Jimi Hendrix que fez Steve Miller torcer o nariz; "Achei aquilo patético"
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
As dez melhores bandas da era Grunge segundo o Loudwire
Derico conta a Rafael Bittencourt episódio "constrangedor" de briga com Jô Soares


Sharon den Adel promete Within Temptation mais pesado em novo disco
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
Within Temptation faz mistério nas redes e fãs especulam: "Sharon no Nightwish?"
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



