Resenha - Silent Force - Within Temptation
Por Sílvio Costa
Postado em 27 de fevereiro de 2005
O primeiro single do novo álbum, lançado ainda em outubro de 2004 seguia uma linha, no mínimo, diferente do que a banda vinha fazendo. "Stand my Ground" é a música mais acessível e comercial da carreira do Within Temptation. Não é ruim. Passa bem longe de ser. É uma música energética e que acabou virando um videoclipe fantástico. Sem exagerar, podemos dizer que o Within soube dosar com inteligência quase todos os clichês do gothic metal, sem deixar que o álbum ficasse cansativo. É claro que o fato de a voz de Sharon den Adel estar cada vez mais próxima da perfeição ajuda muito, mas isso significaria pouco se as composições fossem chatas e derivativas. Com dois novos membros (o guitarrista Ruud Jolie e o baterista Stephen van Haestregt) o som do Within se modernizou, mas não perdeu absolutamente nenhuma das suas características básicas.
Within Temptation - Mais Novidades

"See Who I Am" é uma das mais poderosas faixas de abertura que já ouvi. Seguindo um esquema bastante recorrente em se tratando do Within, a música começa contida, explodindo no refrão e alternando passagens cheias de guitarras poderosas com outras onde a atmosfera mais etérea determina o ritmo. Todas as características da banda estão lá, intactas. Os teclados grandiosos, riffs fortes e a bateria que parece explodir nos alto-falantes. Na seqüência, vem a faixa que eu, pessoalmente, mais gostei. Não bastasse o refrão maravilhoso e a brilhante atuação de todos os músicos, "Jillian (I’d Give my Heart)" tem aquela cara de grande clássico do estilo, provando que não basta se vestir de preto e arrumar uma garota bonitinha para cantar que já se tem pronta a fórmula do gothic metal. É preciso uma dose imensa de feeling. "Jillian" é a famosa faixa que vale o disco, dentre muitas outras, como é o caso de "It’s the Fear" (que também daria um vídeo fantástico se a temática abordada for bem explorada visualmente). Outro destaque é "Pale", que ficou bem diferente daquilo que se está acostumado a ouvir nos trabalhos da banda. É uma balada atmosférica, com um inegável apelo pop e que abusa da delicadeza da voz de Sharon para transportar o ouvinte para um ambiente meio "O Senhor dos Anéis". É outra que vale o disco. É claro que há alguns pontos negativos. Justamente quando a banda carrega nas tintas do pop (como acontece em "Memories") em detrimento de valorizar seus maiores trunfos (o peso das guitarras e a versatilidade de Sharon den Adel) ou quando parece meio perdida em músicas desconexas (como "Aquarius"). Mas nada disso tira o brilho deste magnífico trabalho.
2005 já começou com o lançamento dos novos trabalhos de duas das maiores bandas de gothic metal (o Tristania também realizou um bom trabalho em Ashes) e parece que vai ser o ano do amadurecimento do estilo depois da explosão dos últimos dois ou três anos. Depois da saturação por que vem passando o estilo, parece que é chegada a hora de separar as bandas talentosas das oportunistas. Não é nenhum exagero colocar o Within Temptation entre os grandes nomes do gothic metal já que eles conseguiram o que parecia impossível neste Silent Force: igualar, em termos de qualidade o magnífico Mother Earth (2000)
Banda:
Sharon den Adel: Voz
Robert Westerholt: Guitarra
Ruud Jolie: Guitarra
Jeroen van Veen: baixo
Martijn Spierenburg: teclados
Stephen van Haestregt: bateria
http://www.within-temptation.com
Outras resenhas de Silent Force - Within Temptation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Zeca Camargo revela que presenciou Nirvana compor clássico na sua frente
Fotos de Infância: Arch Enemy
A música de Ozzy Osbourne que Rob Trujillo considera uma das mais completas do Metal


A banda que fez Sharon den Adel, vocalista do Within Temptation, entrar no mundo da música pesada
Anneke van Giersbergen explica como abriu as portas para Nightwish e Within Temptation
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
Dio: Quem fez mágica ou pisou na bola no novo tributo



