Resenha - Archetype - Fear Factory
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 16 de fevereiro de 2005
O Fear Factory sempre foi considerada uma banda de Heavy Metal alternativo e modernoso, cheio de influências hardcore e industrial, com uma música tão consistente que elevou-os a serem referência em seu estilo, conseguindo colocar alguns grandes álbuns no mercado. Mas o tempo foi passando e a banda caindo na mesmice, passando por um período difícil e de composições fracas, culminando na saída do talentoso guitarrista Dino Cazares em 2002.
E eis que agora o Fear Factory volta com tudo e "Archetype" é com toda a certeza um dos melhores trabalhos da carreira desta banda e grande destaque de 2004. Com a formação contando com Burton C. Bell nas vozes, Christian O. Wolbers era o baixista, mas assumiu agora a guitarra, Byron Stroud é o novato que assumiu as quatro cordas e na bateria temos o excelente Raymond Herrera.
"Archetype" está longe do industrial de outrora, pois são poucos os efeitos em sua música. O peso e precisão do baixo e bateria é de arrepiar, tendo um Christian muito à vontade em sua nova função na guitarra, com uma sede de mostrar seus excelentes riffs ganchudos que nem se sente a falta do extinto Dino. Tudo está soando tão esmagador e moderno que não há como deixar de ficar impressionado.
As faixas possuem ótimos refrãos e a já característica variação vocal continua somando pontos na música do Fear Factory, tudo flui chamando sempre a atenção do ouvinte de maneira bastante inteligente, dando grande variedade no peso absurdo deste disco. E essa variedade também é conseguida com alguns efeitos ou teclados que ajudam a dar uma redução na violência do som de "Archetype".
Não há como comparar esta obra-prima com os trabalhos anteriores; é óbvio que muitos elementos que fizeram o Fear Factory conquistarem seu lugar no mundo da música extrema estão presentes, mas tudo ainda mais maduro e de uma agressão renovada, estando mais focado no Heavy Metal e marcando uma nova e ótima fase. Totalmente recomendável, só faltando sair em versão nacional.
FEAR FACTORY – Archetype
(2004 - Roadrunner Records – importado)
01. Slave Labor
02. Cyberwaste
03. Act Of God
04. Drones
05. Archetype
06. Corporate Cloning
07. Bite The Hand That Bleeds
08. Undercurrent
09. Default Judgement
10. Bonescraper
11. Human Shields
12. Ascension
13. School
Homepage - www.fearfactory.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Dave Mustaine confirma que regravou "Ride the Lightning" em homenagem ao Metallica
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian



5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Dino Cazares, do Fear Factory, passou a gostar de guitarra por conta de Angus Young
5 discos lançados em 1995 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


