Resenha - Leaders Not Followers Part II - Napalm Death
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 26 de dezembro de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É sempre bom ver bandas consagradas e inovadoras, verdadeiros baluartes de um estilo, prestando uma homenagem sincera a quem os influenciou, como foi o caso do Metallica em seu "Garage Inc", do Dream Theater em "A Change Of Seasons", do Iced Earth em "Tribute To The Gods", do Rush em "Feedback" e agora do Napalm Death na segunda parte de seu "Leaders Not Followers".
Está aqui boa parte da nata dos primórdios da música extrema e que serviram de inspiração para o Napalm: Cryptic Slaughter, Hellhamer, Discharge, Master, Kreator, Die Kreuzen, Sepultura, Agnostic Front, entre outros.
O grande destaque acaba sendo a produção, a cargo de Russ Russell (Defecation, The Exploited, The Wildhearts) e Simon Eferney (Amorphis, Paradise Lost), soando incrivelmente crua e áspera, mas nítida e consistente, criando o ambiente ideal para deixar as músicas e a interpretação da banda com o máximo de qualidade e impacto possível. E é inevitável deixar de destacar a cover de "Messiah" do Hellhamer, para quem não conhece, isto aqui sim é black metal de verdade, completamente diferente dos contornos que o estilo tomou na atualidade, recheado de riffs diretos, andamento inconseqüente e ira genuína.
A natureza punk/hardcore do Napalm impregnou as músicas de uma energia indescritível, a interpretação possessa de Mark "Barney" Greenway no vocal, as guitarras caóticas de Mitch Harris e Jesse Pintado, o baixo pulsante da alma Shane Embury e a bateria rápida e perfeita de Danny Herrera conferiram as covers o espírito necessário para que ficassem marcantes. Mas nem só de caos e energia vive a música, e o Napalm sabe bem disso, pois coloca toda a sua técnica lapidada ao longo de anos e anos para dar vida a riffs e composições inesquecíveis como é "Master" – hino da banda de mesmo nome, "Riot Of Violence" do Kreator (excelente e o melhor momento do álbum), "Clangor Of War" do Massacre, "Troops Of Doom" do Sepultura (clássico do metal nacional, orgulho não só pela presença mas pela versão matadora apresentada) e "Blind Justice" do soberbo Agnostic Front. Temos também um ótimo trabalho gráfico, todas as informações e comentário sobre cada faixa coverizada, exemplo de respeito para com os homenageados e com os fãs.
Punk, hardcore, death, thrash, grind, banda calibrada, tributo sincero, energia no máximo e a seleção irrepreensível de músicas fazem de "Leaders Not Followers: Part 2" um álbum indispensável para fãs da pancadaria com extrema qualidade além de um belo adicional na discografia do Napalm Death.
Formação:
Mark "Barney" Greenway (Vocal)
Mitch Harris (Guitarra)
Jesse Pintado (Guitarra)
Shane Embury (Baixo)
Danny Herrera (Bateria)
Site Oficial: www.enemyofthemusicbusiness.com
Material Cedido Por:
Century Media Records
Caixa Postal 1240 – São Paulo (SP)
CEP: 01059-970 – Brasil
Fone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Site: www.centurymedia.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Quem é o brasileiro que apresentou o disco "Nevermind", do Nirvana, para Joey Ramone
O megahit do RPM que todos pensam ser sobre amor e não é, segundo Paulo Ricardo
O maior nome do Rock brasileiro, segundo Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial




Músico entediado deve reconsiderar carreira, diz Barney: "ninguém quer 50% de um artista"
Melvins e Napalm Death anunciam álbum colaborativo "Savage Imperial Death March"
Napalm Death começa a trabalhar em seu próximo álbum de estúdio
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



