Resenha - Best, The Rest and The Rare - Helloween
Por Rafael Carnovale
Postado em 29 de setembro de 2004
Nota: 8
Este "best of" dos alemães do Helloween foi lançado em 1989 para cumprimento de contrato, já que a banda (que gravara "Keeper of the Seven Keys II" há um ano) estava saindo para assinar com a EMI Records (aonde lançaria os controversos "Pink Bubbles Go Ape" e "Chameleon"). Basicamente temos um apanhado de algumas músicas dos Keepers mais alguma coisa do "Wallz of Jericho" (primeiro cd, ainda com Kai Hansen nos vocais) e alguns "b-sides" de singles dos "Keepers". Nada mal para uma coletânea.
"I Want Out", "Dr. Stein", "Halloween" e "Future World" já eram e são clássicos da banda, que até hoje toca alguns destes números em seus shows, além de "Ride the Sky" e "Keeper of the Seven Keys" (que na última turnê, do cd "Rabbit Don’t Come Easy" foi incorporada ao repertório, com ótimos resultados). Já "Walls of Jericho" e "Judas" são boas provas para quem duvida que o Helloween seja pai (ou pelo menos um dos tios) do chamado "Power Metal Germânico", que inspiraria milhões de bandas mundo afora (precisa citar alguma?).
As surpresas ficam pelos "b-sides": "Savage", "Living Ain’t No Crime" (quase um hard-rock) e "Don’t Run for Cover" se mostram bons momentos, embora realmente não se encaixassem na proposta dos excelentes Keepers I e II. São nitidamente músicas mais hard e que serviriam de previsão para o que o Helloween viria a fazer, a exceção de "Savage", que carrega muito do peso e da velocidade característicos do grupo. O grande destaque destas músicas é a matadora "Victim of Fate", que o Gamma Ray regravaria recentemente para seu cd ao vivo "Skeletons in the Closet".
Um bom cd, reunindo o que de melhor a banda fez na era Michael Kiske. Um problema: se você tem os dois Keepers, tem quase tudo o que temos registrado aqui. Mas vale para aqueles que quiserem conhecer a abóbora em uma de suas melhores fases.
Line Up:
Michael Kiske – Vocais
Kai Hansen – Guitarras
Michael Weikath – Guitarras
Ingo Schwatzemberg – Bateria
Markus Grobkopf – Baixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps