Resenha - Marbles - Marillion
Por Guilherme Vignini
Postado em 27 de maio de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Marbles é o novo cd do Marillion, seu terceiro álbum conceitual na carreira (os primeiros foram "Misplaced Chidhood" e "Brave"), e é uma grata surpresa! É um cd com várias influências, inclusive de... Marillion! Isso mesmo, depois de tentar vários rumos, alguns acertados outros nem tanto, o Marillion pega algumas coisas do passado, matando a saudade daqueles fãs que queriam o grupo voltando a fazer um som mais progressivo, o que havia sido abandonado desde o brilhante "Brave".
Esse CD está saindo em três versões diferentes: duas versões duplas, que diferem mais no acabamento e encartes e uma versão simples, que simplesmente tesoura metade das músicas (e algumas das melhores infelizmente). Nas duas versões o cd abre com "The Invisible Man", uma música de mais de 13 minutos, com várias texturas e lembrando até vagamente a era "Fugazi" com coisas do "Afraid of Sunlight". Progressivo puro, grande introdução e um ótimo refresco para os velhos fãs.
O cd tem quatro músicas "Marbles", numeradas de I a IV que tem aproximadamente 2 minutos cada, que honestamente não me chamaram muito a atenção... servem mais para "pontes" entre as outras músicas. "Genie" é mais pop e puxa para os últimos Marillions, ou você gosta ou odeia. "Fantastic Place" uma balada muito legal, onde Steve Hogarth canta com bastante "feeling", um pop de qualidade.
"The Only Unforgivable Thing" começa com um órgão de igreja, criando um clima muito bonito. É algo que realmente faz lembrar algo da época do "Misplaced". Aliás Mark Kelly tem uma grande presença nesse cd. É um álbum em que o teclado aparece de uma forma bem acentuada em momentos chaves, não ficando só nos "tapetes".
A maioria do pessoal que ouviu o cd aponta "Ocean Cloud" como o destaque do cd (Não presente na versão simples). Dedicada ao remador Don Allum (O Amyr Klink deles), é uma música com 19 minutos e é sem dúvida uma das melhores coisas que a banda fez desde a saída do Fish. Vários climas, progressivo puro, e os solos de Steve Rothery então... Aliás acho que o destaque desse CD é juntamente o trabalho de Rothery, ele parece que quis fazer um álbum como não fazia á anos e toca muito. Sempre o achei bastante influenciado por David Gilmour, e particularmente nessa música ele faz um trabalho digno do mestre. Os solos dessa música são impressionantes, um dos melhores momentos da sua carreira!
Depois de ficar chocado com "Ocean Cloud" vem mais uma versão de "Marbles" e "The Damage" parece muito fraca, é um banho de água gelada. Uma música pop sem muita graça....não que seja muito ruim mas é bem abaixo do esperado. "Don't Hurt Yourself" é pelo contrário, um pop tipo "Map of the World", mas bem agradável. Bem aquilo de os fãs da era-Hogarth já estão acostumados.
"You’re Gone" é o single do CD, e está vendendo muito bem lá fora. Foi feita uma campanha muito bem feita e hoje é um dos singles mais bem sucedidos da carreira da banda. É um som bem pop, com vários loops, bem feita, mas bastante descartável também, ótima para vender mas não acrescenta muita coisa. "Angelina" é um som bem tranqüilo e agradável.
Outro ponto forte é "Drilling Holes", um som comum clima bem experimental, com toques de Beatles. É um som bem diferente do que eles estão acostumados a fazer. O arranjo de cordas é muito bom.
Após "Marbles IV", temos "Neverland" que já era conhecida pelos fãs desde o ano passado. Com seus 12 minutos, é também uma das melhores composições dos últimos anos. Certamente agradará os fãs da era-Fish.
Marbles tem uma concepção nova para o Marillion. Para quem se recusavam terminantemente a associar o nome com som progressivo, eles parecem que pensaram direito sobre o assunto e equilibram composições claramente progressivas como "Ocean Cloud" ou "Neverland" com "You’re Gone" e "Genie" que são sons bem acessíveis. Continuo preferindo os Cd’s da era-Fish, mais o "Brave" e o "Season’s End", mas o "Marbles" é bem superior por exemplo ao "Anoraknophobia", "Marillion.com" e o "Radiation". Só nos resta torcer para ser lançada aqui a versão dupla já que a versão simples como já disse é bem multilada.
Tracklist:
Versão Dupla:
Disc 1 [53:43] : The Invisible Man (13:37), Marbles I (1:43), Genie (4:54), Fantastic Place (6:13), The Only Unforgivable Thing (7:13), Marbles II (2:03), Ocean Cloud (17:58)
Disc 2 [45:14] : Marbles III (1:51), The Damage (4:36), Don't Hurt Yourself (5:48), You're Gone (6:26), Angelina (7:43), Drilling Holes (5:11), Marbles IV (1:26), Neverland (12:11)
Versão simples:
The Invisible Man (13:37), Marbles I (1:46), You're Gone (6:27), Angelina (7:41), Marbles II (1:55), Don't Hurt Yourself (5:48), Fantastic Place (6:12), Marbles III (1:51), Drilling Holes (5:11), Marbles IV (1:25), Neverland (12:09), You're Gone (Single Mix) (4:00)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Wattie, vocalista do Exploited, passa mal no palco novamente
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Ronnie Von ativa modo super sincero e explica por que decidiu sair da RedeTV!
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Bill Hudson comenta sobre falta de público de Angra e outras bandas nos EUA
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
As dez piores capas do metal, em uma lista sem Manowar e Pantera


25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



