Resenha - Deepest End Live in Concert - Govt Mule

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Daniel Dutra
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


Depois de perder Allen Woody - encontrado morto num quarto de hotel em Nova York, em 26 de agosto de 2000 - o Gov't Mule decidiu não substituí-lo, mas sim prestar uma bela homenagem. Para a gravação dos dois volumes de The Deep End, lançados em 2001 e 2002, respectivamente, foram convidados baixistas do nível de Jack Bruce (ex-Cream), Roger Glover (Deep Purple), John Entwistle (ex-The Who), Flea (Red Hot Chili Peppers), Chris Squire (Yes), Les Claypool (Primus), Billy Cox (ex-Jimi Hendrix), Tony Levin (ex-King Crimson) e Jason Newsted (ex-Metallica), entre outros.

Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?Halloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data

Se nos shows para promover o primeiro volume as quatro cordas ficaram a cargo de Oteil Burbridge - que tocou com o guitarrista e vocalista Warren Haynes no Allman Brothers, exatamente como substituto de Woody - Haynes e o batera Matt Abts decidiram realizar um show especial no meio da turnê do segundo. Assim, no dia 3 de maio de 2003, das 22h10min às 3h50min, o Gov't Mule se cercou de convidados especiais para uma apresentação inesquecível no The Saenger Theatre, em New Orleans, registrada no maravilhoso álbum triplo (dois CDs e um DVD) The Deepest End Live in Concert.

O espetáculo começa com Greg Rzab (ex-The Black Crowes) nas três primeiras músicas. Movida a riffs de guitarra e o vocal grave e rasgado de Haynes, Bad Little Doggie ainda apresenta o bom trabalho de Danny Louis ao piano e também no Hammond. A cadenciada Game Face e Larger Than Life trazem longos solos de guitarra, com muito improviso e nenhuma auto-indulgência. Blindman in the Dark, já com Dave Schools (Widespread Panic) no baixo, apresenta linha vocal acompanhando as frases de guitarra, recurso imortalizado por Hendrix, e um belíssimo solo de saxofone de Karl Denson, com a viagem de pouco mais de 15 minutos completada com o bom gosto de Haynes nas seis cordas.

Schools ainda participa das ótimas Which Way Do We Run? e Fool's Moon (lindo solo de Haynes), dando lugar ao virtuoso Victor Wooten para Sco-Mule e Patchwork Quilt. O instrumental soberbo e repleto de groove foi enriquecido com a participação do legendário Bernie Worrell (Funkadelic), enquanto Béla Flack aparece com seu banjo na segunda e também na bela Lay of the Sunflower (com Rob Wasserman no baixo). O primeiro CD termina com John the Revelator, com a ótima participação do grupo de metais Dirty Dozen Brass Band Horns, formado por Kevin Harris, Roger Lewis, Julius McKee, Efram Towns e Sammie Williams.

George Porter Jr. sobe ao palco para Beautifully Broken (excelente!) e Time to Confess (com o acento reggae gradativamente mais blues e funk). Na ótima e suingada balada Banks of the Deep End, o baixo ficar por conta de Mike Gordon (Phish), enquanto o veterano Will Lee assume o posto numa grande versão de 32/20 Blues, de Robert Johnson. Denson reaparece, desta vez mandando muito bem na flauta, e Sonny Landreth usa com primor o slide num lindo duelo com Haynes. Roger Glover participa de Goin' Down, mas é o tecladista Louis quem faz justiça ao clássico de Freddie King que ganhou sua versão derradeira nas mãos de Jeff Beck.

Com Jack Casady (Hot Tuna e Jefferson Airplane) a seu lado, Haynes dedica Slow Happy Boys a Woody - "ele estaria muito feliz aqui, mas sorri de onde estiver". Conrad Lozano e David Hidalgo, respectivamente baixista e guitarrista do Los Lobos, se juntam à banda na belíssima e emotiva I Shall Return. Jason Newsted dá as caras na pesada Trying Not to Fall, Les Claypool dá um show na ótima Drivin' Rain (rock'n'roll puro e simples) e Schools reaparece na excelente Soulshine, em que Louis e Haynes brilham com solos repletos de feeling.

Das 20 músicas do DVD, 14 aparecem exclusivamente no formato. Verdadeiras pérolas que fazem das 3h06min do vídeo um verdadeiro êxtase para quem gosta de boa música, honesta e feita com propriedade e emoção - há ainda um documentário de aproximadamente 14 minutos sobre o evento, com depoimentos de vários músicos. A excelente Chamaleon, de Herbie Hancock, é o primeiro exemplo: mais uma brilhante participação do Dirty Dozen Brass Band Horns, Worrell dando um show no órgão - acompanhado por Louis no clavinete - e Paul Jackson Jr. no baixo.

A ótima Mule (com Porter Jr.) e o belíssimo blues On Your Way Down (com Gordon) trazem riffs e solos movidos a slide - a segunda com Landreth - e Down and Out in New York City, clássico de James Brown, ficou arrasadora. Além de as quatro cordas terem sido comandadas por Lee, que já tocou o mestre do soul e do funk, Denson no sax tenor e Fred Wesley no trombone preencheram com louvor o suingue que pede a canção. Na seqüência, três covers de arrepiar: Maybe I'm Leo, do Deep Purple (obviamente com Glover); Voodoo Chile, de Jimi Hendrix (além de Casady no baixo, Ivan Neville nos teclados); e Politician, do Cream (com Lozano e Hidalgo).

Não programados, os solos de guitarra e bateria foram um dos momentos curiosos do show. Ao perceber que não lembrava a letra de Sweet Leaf, Haynes começou a tocar e pediu a Abts que fizesse o mesmo enquanto alguém tentava achá-la na Internet. Dez minutos depois, tudo resolvido e Newsted, que à época estava na banda de Ozzy Osbourne, entra para tocar este e mais um grande clássico do Black Sabbath, War Pigs. Ambas no formato power trio, ambas formidáveis. Com Claypool também nos vocais, o Gov't Mule manda ver as duas partes da ótima Greasy Granny's Gopher Gravy (composta por Haynes, Claypool e Abts e não à toa com uma forte influência de Primus).

A memorável noite deveria ter acabado em Soulshine (que está no segundo CD), mas os felizardos presentes no Saenger Theatre ganharam mais 20 minutos de música. Com Porter Jr. a caminho do local, Haynes improvisou sozinho (voz e guitarra) uma bela versão de Wasted Time, do Eagles. Assim que o baixista retornou ao teatro, Haynes, Abts e Louis não apenas o receberam, como Newsted e Schools completaram o trio de quatro cordas na espetacular e improvisada Thorazine Shuffle - diga-se de passagem, repetindo o que haviam feito em duas oportunidades anteriores, mas com Rzab no lugar de Newsted. Um lançamento especial como The Deepest End Live in Concert merecia uma resenha ainda mais detalhada, mas tem mesmo é de estar presente na coleção de qualquer um que goste de rock'n'roll (e não estou falando de enganações como o The Strokes). É obrigatório.

CD 1
01. Bad Little Doggie
02. Game Face
03. Larger Than Life
04. Blindman in the Dark
05. Which Way Do We Run?
06. Fool's Moon
07. Sco-Mule
08. Patchwork Quilt
09. Lay of the Sunflower
10. John the Revelator

CD 2
01. Beautifully Broken
02. Time to Confess
03. Banks of the Deep End
04. 32/20 Blues
05. Goin' Down
06. Slow Happy Boys
07. I Shall Return
08. Trying Not to Fall
09. Drivin' Rain
10. Soulshine

DVD
01. Bad Little Doggie
02. Blindman in the Dark
03. Sco-Mule
04. Lay of the Sunflower
05. John the Revelator
06. Chamaleon
07. Beautifully Broken
08. Mule
09. Banks of the Deep End
10. On Your Way Down
11. Down and Out in New York City
12. Maybe I'm Leo
13. Voodoo Chile
14. Politician
15. Guitar solo - Drum solo
16. Sweet Leaf
17. War Pigs
18. Greasy Granny's Gopher
19. Wasted Time
20. Thorazine Shuffle




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Govt Mule"


Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1995Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1995

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2001Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2001


Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?Vinil
Quais são os dez discos mais valiosos do mundo?

Halloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a dataHalloween
Dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data


Sobre Daniel Dutra

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336