Resenha - Cats and Dogs - Talisman

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


O Talisman é do tipo de banda que dispensa comentários. Tendo em suas fileiras o multi vocalista Jeff Scott Soto e o baixista Marcel Jacob, sempre foi uma banda de destaque no cenário hard europeu. O baixo pulsante de Jacob, aliado à voz ultra versátil de Soto sempre foram os destaques da banda, além do talento da dupla para composição. Confesso que o último cd de estúdio ("Truth") me deixou um pouco decepcionado, pois esperava algo mais consistente, e o mesmo se mostrou um quanto decepcionante, para uma banda que já lançara clássicos como "Humanimal" e "Genesis". Mas nada que o tempo e alguns projetos paralelos não resolvam. O Talisman resolveu fazer um som mais pesado, então mudou de nome, passando a se chamar Humanimal, e lançaram um dos melhores cd's de 2002. Jeff resolveu fazer umas incursões solo, que geraram o excelente cd "Prism" lançado no ano passado. Depois de tantos projetos paralelos, o Talisman se juntou para alguns festivais europeus e para preparar o sucessor de "Truth" (que deve estar saindo no Brasil em breve).

Antes do Black Sabbath: as 50 músicas mais pesadas do rockSeparadas no nascimento: Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)

"Cats and Dogs" é de longe uma pedrada hard rock. Já começa com a excelente "Skin or Skin", aonde o hard ditado pelo baixo de Jacob e a guitarra de Fedrik Akesson são complementados pela voz "suingada" de Soto. O que se segue é um show hard de uma banda competentíssima, que hora flerta com o pop em ótimos momentos ("Break It Down", a cativante "In Make Believe" e a altamente influenciada por Journey "Love Will Come Again") e momentos de maior peso, como a forte "Outta My Way" (com um solo de baixo matador e uma bateria massacrante, a cargo de Mr.Jamie Borger, numa música bem pesada) e a cadenciadíssima "Friends to Stranger" aonde o Talisman dá umas flertadas heavy de muito bom gosto.

Destaques? Todas as faixas são muito boas, como a pop "Sorry", que é pop sim, mas pop de qualidade, feito por quem sabe, com um vocal versátil e um instrumental perfeito. Por sinal, os vocais de Mr. Soto estão cada vez melhores. O cara abusa das vozes dobradas em ótimos momentos. E o cd aproveita para trazer de volta ao Talisman o peso que ficou meio que esquecido em "Truth" em faixas como "Trapped", a heavy total "Lost in Wasteland" (com um trabalho de guitarra único) e a tipicamente Talisman "MOM" (que poderia estar no primeiro cd da banda... nunca ouviu? Deveria...). E a banda ainda aproveita para dar uns momentos de melodia na semi-balada "Wherever,Whenever,Whatever". Para encerrar os trabalhos, nada como uma música meio pesada, estilão grunge (mas grunge bem feito, de quem sabe) como "Hell in Paradise" (o Pearl Jam vai ouvir e ficar com inveja, sem desmerecer Eddie Vedder e cia.).

Um belo cd de uma puta banda que manja horrores de hard rock e que tem anos de estrada nas costas. Quem dizia que o rock morreu esqueceu de avisar aos rockeiros...

Lançado em 2003 pela Frontiers Records. O lançamento nacional ocorrerá brevemente via Hellion Records (fiquem ATENTOS!!!).

Site oficial: http://www.talismanworld.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Talisman"


Madonna: ouça 5 belos covers feitos por bandas de Rock e MetalMadonna
Ouça 5 belos covers feitos por bandas de Rock e Metal


Antes do Black Sabbath: as 50 músicas mais pesadas do rockAntes do Black Sabbath
As 50 músicas mais pesadas do rock

Separadas no nascimento: Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)Separadas no nascimento
Amy Lee (Evanescence) e Shione Cooper (atriz pornô)


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336