Resenha - Keepers of Jericho II - Tribute to Helloween Part II
Por Rafael Carnovale
Postado em 06 de junho de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O primeiro tributo ao Helloween lançado pela Arise Records contou com bandas do quilate de Rhapsody, Vision Divine, Dark Moor e outras. Foi um bom cd, com cada banda homenageando sua favorita do Helloween. Mas quem lembra do que estava escrito no encarte? Era algo do tipo "O legado do Helloween foi importante para o metal, mas infelizmente não voltará nunca mais". Isto punha meio que uma pedra numa possível segunda parte, ou que fossem incluídas músicas que não pertencessem aos 3 primeiros álbuns da banda (por isso o nome "Keepers of Jericho). Mas eis que agora pinta uma segunda parte e PASMEN! com músicas da fase Andi Deris e do cd "Pink Bubbles Go Ape", o que terá havido?

Deixando de lado essa aparente contradição o cd até que traz boas surpresas, como o Iron Savior, que detona uma versão matadora de "Phantoms of Death" (curioso, Piet Sielck por pouco não integrou o Helloween!) e o projeto Beto Vasquez Infinity, que faz uma versão muito legal para a balada "A Tale that Wasn’t Right" com os vocais de Elisa Martin (Ex-Darkmoor). Outras boas faixas podem ser encontradas com o Powergod (versão muito boa do clássico "Starlight") e com o Dragonland, que com muita personalidade escolheu "Sole Survivor" (uma das melhores músicas da fase Deris). Outro bom achado da fase Deris é "Power’, bem interpretado pelo Highlord.
Mas nem tudo são flores. Boa parte deste tributo é destinado apenas a covers, que chegam a ser extremamente parecidas com o Helloween original, como o Steel Attack com "Dr. Stein" (até o timbre das guitarras é quase o mesmo), o Celesty com "The Chance" (a guitarra de Grapow parece chupada do cd, e o vocal lembra muito a performance de Deris no cd "High Live"). Outras versões interessantes, mas que pouco diferem do original são a do Vhaldemar com "Gorgar" (música pesadíssima por sinal) e do Axenstar com "Twilight of the Gods" (o início novamente parece chupado do Keeper I). As demais não comprometem (Paragon com "Metal Invaders", Highlord com uma boa versão de "Power" e Red Wine com "Rise and Fall"). Mas falta algo mais... as bandas esqueceram de adicionar suas caracterísicas, personalidade... não que o resultado seja ruim, do contrário, é claro que o Helloween influenciou em muito cada banda aqui registrada, mas para que ouvir um cover quando você pode ter o original.
De qualquer maneira, para um fã de Helloween vale a pena ter este cd, pois é lógico que as bandas estão homenageando seus artistas preferidos (a maioria das músicas se concentra nos 3 primeiros álbuns e boa parte é do "Wallz of Jericho") e isso vale o cd. Confira.
Material Cedido por:
Rock Brigade Records.
Rua dos Bonitos 89 – São Paulo – Sp
11 – 55794124
http://www.rockbrigade.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
David Gilmour largou vício maléfico após ouvir erro em disco do Pink Floyd
Ed Motta: "Elvis é uma merda" e "Se Johnny Cash estivesse vivo, eu esmurrava ele"
O vocal que James Hetfield não conseguiu atingir na hora de gravar; "não consigo cantar isso"

Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Helloween confirma show único em São Paulo ano que vem
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock



