RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Por que Paralamas do Sucesso se recusaram a tocar nos Rock in Rio 2 e 3, segundo produtor

Axel Rudi Pell lança música inédita e anuncia seu novo disco, que será lançado em março

O curioso motivo de por que The Who quebrava instrumentos, segundo Peter Townshend

As músicas do Red Hot Chili Peppers que Flea sofre pra tocar ao vivo; "preciso mesmo aquecer"

Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre

Como Ozzy Osbourne inspirou Marcus King a ficar sóbrio

Pior parte de deixar o Sepultura foi o afastamento de Iggor, diz Max Cavalera

Filho e viúva de Chorão perdem direitos sobre a marca Charlie Brown Jr

O músico que Slash considerava "herói da guitarra", mas tocava em uma banda que ele detestava

Os 50 melhores discos de 2025, de acordo com a Metal Hammer

Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí

Paradise Lost divulga vídeo de "Salvation", faixa de seu novo disco de estúdio

Barão Vermelho anuncia turnê de reunião com formação clássica, incluindo Frejat

Coletânea "Yacht Metal" traz astros do hard/heavy interpretando clássicos do soft rock

Como Rob Halford define "Painkiller", clássico do Judas Priest - e do heavy metal


Pierce The Veil
Stamp

Resenha - Tijolo na Vidraça - Marcelo Nova

Por Luiz Carvalho
Postado em 19 de julho de 2001

Em 1990, quando estava na quarta-série, conheci um amigo que me apresentou o rock´n´roll. Tinha onze anos, iniciava o quinto ano do primeiro grau e até então, meu negócio era futebol e pornochanchada.

Marcelo Nova - Mais Novidades

Era.

A partir de então, mergulhei de cabeça na, então novidade, conheci uma série de bandas, mas, só passei a gostar de alguém que escrevia e cantava em português, muitos anos depois, quando me mudei de Carapicuíba para São Bernardo do Campo, aos quatorze anos. Quando completei quinze anos, fui trabalhar em um bar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

São Bernardo é um município com um grande número de nordestinos, filhos daqueles que se mudaram para a região na época que esta era um pólo industrial, mais precisamente automobilístico.

Como se sabe, a máxima "o freguês tem sempre razão", ao menos em butecos, prevalece. Assim, o que rolava no toca-fitas adaptado na parede, que garantia o som no horário de almoço dos peões, era Luiz Gonzaga e Raul Seixas. Ficava fascinado pela letras ricas desses dois artistas. Principalmente de Raul. Era diferente de tudo que já havia ouvido.

Foi através de Raul que conheci Marcelo Nova e o Camisa de Vênus. Durante uma manifestação numa empresa da redondeza, no caminhão de som, começaram a tocar uma música que esculhambava toda a ceninha pífia, por onde transitam os grandes do famigerado rock brasileiro. Reconheci a voz de Raul, já afetado por problemas de saúde. Mas, quem cantava com ele?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dias depois, fui descobrir, ouvindo em uma rádio pirata, que a música se chamava "Muita Estrela, Pouca Constelação", era parte do último disco da formação originial de uma banda chamada Camisa de Vênus e que o cara que cantava com Raul, havia, inclusive gravado um disco com ele, um pouco antes da morte do primeiro.

Nesta época, o Camisa havia se reunido, sem o guitarrista (Gustavo) e baterista originais (Aldo) e estava fazendo uma pequena turnê. Fui conferir a tal banda. Fiquei embasbacado. Um bando de gente entupia o Ses Ipiranga, gritando "Bota prá fudê!", enquanto a banda derramava sangue e energia.

O Camisa tirou férias, mas, Marcelo nunca deixou de fazer shows e lançar discos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dessa data em diante, completei minha discografia do Camisa de Vênus, comprei todos os discos do Marcelo Nova, incluindo o novo, uma caixa com três cd´s chamada "Tijolo Na Vidraça".

Nela, Marceleza revisita toda sua carreira, incluindo Camisa, a parceria com Raul Seixas no álbum "A Panela Do Diabo" e seus álbuns solo.

São 49 canções, algumas com novos arranjos, versões ("Check UP" e "Não Fosse O Cabral", de Raul Seixas, "When The Levee Breaks", do Led Zepellin, "One More Cup Of Cofee", de Bob Dylan, entre outras), além de três inéditas: "Não Sei O Que Fazer", "Bomba Relógio Ambulante" e "Um Lugar Para Deus", com texto redondo e melodia pesada, porém, cadenciada.

Apesar de ser uma coletânea, a caixa se mostra homogênea. Isso se deve ao fato de Marceleza não ser um roqueiro brasileiro por essência, ou seja, tem caráter, autenticidade escreve letras que valem à pena serem ouvidas e lidas.
Marcelo Nova tem credibilidade. Consegue ir ao programa do ao Fábio Júnior e se manter como um gentleman da vira-latice.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tem bom-humor, mas, não é o Karnak, é mais audaz. Ama, mas, não é Los Hermanos... é mais denso que isso. As versões presentes neste álbum, mostram de onde veio. Não sofre do mal que aflige gente como Frejat e Lobão. Não tem traumas por fazer rock... não se vê na obrigação de amar bosta nova e dizer que ouve Djavan.

"Tijolo Na Vidraça", mostra um Marcelo amadurecendo com dignidade, refletindo aquilo que já vinha fazendo nos shows, moldar suas canções, de forma à valorizar o texto.

E neste sentido, vale ressaltar o trabalho de Johnny Boy, multinstrumentista de talento ímpar, que há algum tempo, divide-se entre manter a mutação nos shows e álbuns de Nova e tocar teclado com o IRA!. Johnny toca órgão, guitarra, piano, violão, gaita, acordeom, baixo... e quem já o viu em ação sabe que só a presença do cara, já vale meio ingresso. Além dele, estão na banda Luis Stopa (contrabaixo) e Denis Mendes (bateria), de dezesseis anos (!).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro ponto à valorizar, é o cuidado com a parte gráfica. Acompanha o álbum, uma embalagem em formato de tijolo e um livreto, contendo um texto assinado pelo jornalista Pedro Só (Folha de SP) e fotos de sua carreira.

Quer ouvir rock sem frescura?

Compre!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS