Resenha - Trilogia - Quorum
Por Maurício Neves
Postado em 23 de novembro de 2000
Tem que ter muita batalha, muita estrada e um punhado de histórias para contar. É disso que é feita a verdadeira atitude Rock'n Roll. E com a banda Quorum não poderia ser diferente. Tudo começou em meados de 1988, quando o BRock se consagrava em todo o país e trazia à cena bandas da melhor qualidade, mostrando um rock'n roll de 1º mundo. Enquanto isso, o Quorum ensaiava num estúdio ainda em construção, na Baixada Fluminense. Aos poucos ia aprimorando o seu som, compondo e se destacando como uma das bandas mais expressivas do circuito alternativo do Rio de Janeiro. Através de muito trabalho (e não poderia ser diferente!) foi colecionando boas referências no cenário musical, principalmente através das muitas aberturas para bandas e artistas de expressão, como o 14 Bis e Elba Ramalho. Suas apresentações em casas de shows sempre repercutiram de forma positiva. Na Rio Sampa, o Quorum conseguiu reunir mais de 3 mil pessoas, o que fez com que a casa de espetáculos repetisse o convite em uma nova data. E o sucesso também se repetiu. Em 1994, na boate Emporium de Ipanema, bateu recorde de bilheteria - o mesmo acontecendo em Petrópolis, na La Boemia. Ainda nesse ano fez uma mini-turnê em Minas Gerais, onde realizou 5 shows. E é claro que festivais não faltaram na carreira do Quorum. Foi a banda campeã do primeiro Fest Rock da Baixada com a música Fumaça na Cabeça, levando também o prêmio de melhor guitarrista. Mas talvez o ponto mais alto de sua jornada tenha sido o FestValda/95, onde fizeram uma versão rock de Trem das Onze, de Adoniram Barbosa. Com isso, o Quorum foi aclamado pelo público e pela crítica, abrindo espaço para matérias de jornais, revistas e um especial de uma hora de duração na saudosa Rádio Fluminense.
Por mais uma daquelas ironias do destino, no seu melhor momento, os integrantes da banda tomaram rumos diferentes e o Quorum se dissolveu. Seus músicos ainda participariam de outras bandas antes de chegarem a uma conclusão definitiva: sonho do Quorum não tinha acabado, ou melhor, não tinha nem começado direito. Então, com uma postura muito mais madura, voltaram a se reunir no início de 2000, decididos a por em prática todo o talento e a experiência musical adquiridos ao longo desses 12 anos. Para isso divulgaram um CD Demo com 10 faixas escolhidas a dedo. As músicas transitam do mais puro Hard Rock ("Dona Ana", "Brilhar com você" e a versão de "Trem das Onze") até baladas muito bem trabalhadas ("O mundo que há em mim", "Gestos Imortais"). E da mesma forma que fica bem clara essa "variação de peso" nas composições do Cd de estréia, uma coisa permanece constante em todo ele: a fidelidade absoluta ao mais puro Rock´n Roll, trabalhado com um vocal forte, instrumentais e arranjos de altíssima qualidade, com destaque para a guitarra rasgada que acompanha quase todas as faixas. Ainda vale a pena ressaltar a riqueza de suas letras, que foge das mesmices do pop-rock contemporâneo. E por essas e outras, o Quorum tem tudo para continuar a sua história de sucesso iniciada nos anos 90.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Tarja Turunen aposenta de vez o salto alto nos shows
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
A música de 1969 que mudou a vida de Slash - e ajudou a moldar o hard rock moderno
Biff Byford afirma que novo disco do Saxon será lançado em janeiro de 2027
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
"O cara pirou?"; quando o pessoal do Led duvidou da sanidade de Page ao montar um clássico
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
A resposta dos Titãs após Ana Maria Braga perguntar se é verdade que banda briga muito
O que significa "Ovelha Negra", e de quem Rita Lee estava falando na letra da canção
Jimmy Page comenta como era capturar a sonoridade de John Bonham
Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal


