Resenha - Elements Pt.1 - Stratovarius
Por Rafael Carnovale
Postado em 15 de fevereiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E pensar que até 1997 o Stratovarius era apenas uma boa banda de heavy metal oriunda da Finlândia. Com o lançamento de "Episode" e o megasucesso de seu sucessor "Visions", a banda teve seu nome incluído no seleto grupo "TOP" do heavy mundial, com tours que rodearam o mundo, passando pelo Brasil. Após o lançamento do bem sucedido "Infinite" e da coletânea de Lados-B "Intermission"(2001), a banda, que lançava praticamente um produto ao ano, deu uma pequena parada aonde seus integrantes aproveitaram para lançar projetos solo: Timo Tolkki lançou o polêmico "Hymm to Life", Timo Kotipelto lançou o bom "Waiting for the Dawn", em cuja banda tocava o baixista do Strato, Jarí, e Jorg Michael trabalhou no "management" de várias bandas. Em 2002 eles se reuniram e dessa reunião saiu "Elements Pt.1".
O cd aqui comentado é um promo contendo apenas quatro faixas, portanto cabe ressaltar: teremos aqui uma opinião formada sobre parte do cd, mas só com o cd inteiro é que pode-se tirar uma definição completa. Mas já dá de primeira mão para dizer: não mudou muita coisa. A capa,assinada novamente por Derek Riggs, está diferente, mas mantendo o nível de mudança do desenhista, conforme o mesmo declarou em entrevistas.

"Eagleheart", o primeiro single e primeira faixa, se caracteriza pelo speed-metal praticado pelo conjunto, com as guitarras de Tolkki, e o vocal de Kotipelto, mais contido nessa faixa, porém ainda potente. De diferente sente-se o maior uso de coros e a maior interação de Jens Johansson e seus teclados com a guitarra de Tolkki, característica já usada pela banda. Uma boa música, mas lembra muito "Hunting High and Low" do cd "Infinite".
"Soul of a Vagabond" é a primeira que traz algumas mudanças: o uso direto dos coros, a levada mais cadenciada e pesada, e o uso de elementos orquestrados. Ficou muito boa, e mesmo com sete minutos de duração, não soa enjoativa.
"Elements" já surge com um coro e orquestra, com um começo bem cadenciado, aonde se nota a suprema competência do conjunto da banda e o entrosamento do baixo de Jarí com a bateria de Jorg. A música mescla momentos mais suaves com partes pesadas e cadenciadas. O uso da orquestra está bem colocado, sem exageros, e Kotipelto dá um show no vocal, fato que já se tornou comum em sua carreira. O único fato que desabona a faixa é ser muito repetitiva. É base cadenciada, parte lenta, cadenciada, lenta.... isso tudo em doze minutos soa muito enjoativo, embora a idéia seja boa. Se fosse melhor aproveitada, e principalmente, menos pomposa, seria bem mais agradável.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | "Find Your Own Voice" é a típica faixa Stratovarius: começa com um coro (como algumas faixas do criticado "Destiny"), mas descamba no típico speed-metal, com o bom uso dos teclados e o excelente vocal de Kotipelto. Não é original, mas consegue ser empolgante.
"Elements Pt.1" dá mostras de ser um álbum com algumas mudanças (que aparentemente não são tão boas) e com bons momentos quando a banda investe no formato de música já consagrado. Vale conferir. E principalmente observar se todas as faixas confirmam o que este promo me passou. Os fãs irão curtir, e quem gosta de um bom heavy (com certa falta de originalidade, mas muito bem feito) também vai apreciar. Vale uma checada.

Outras resenhas de Elements Pt.1 - Stratovarius
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Eloy Casagrande revela que, antes do Sepultura, quase desistiu da bateria
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Blaze Bayley diz que é um privilégio ser indicado ao Rock and Roll Hall of Fame
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Cantora do Shamangra faz importante denúncia do preconceito contra mulheres no metal
Aposentadoria do Aerosmith está próxima de ser revogada, revela Joe Perry
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
As duas bandas nacionais que Humberto Gessinger alfinetou em 1989
O significado de "Vento no Litoral", o hit mais triste da história da Legião Urbana
Geddy Lee fugiu do óbvio ao listar os seus quatro álbuns favoritos do Rush



Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme

