Resenha - A New Dimension of Might - Trail of Tears
Por Rafael Carnovale
Postado em 10 de fevereiro de 2003
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o bem sucedido "Profundemonium", e antes de iniciar algumas tours pela Europa e apresentações em festivais, o Trail of Tears perdeu sua vocalista, Helena Michaelsen, por problemas pessoais. Após algumas audições, a banda recrutou a competente Catherine Paulsen, que teve sua prova de fogo na promoção do mesmo. Sendo bem acolhida por banda e fãs, a nova vocalista juntou-se ao grupo para a gravação deste novo "A New Dimension of Might".

Quem espera grandes mudanças vai se decepcionar. A banda continua com suas raízes fincadas no death/gothic metal. "Ecstatic", a primeira música, soa como a prova. Um início pesado, com os vocais urrados de Ronny Thorsen (que cantou no cd "World of Glass" do Tristania) e alternando momentos mais suaves com riffs agressivos, o que se repete na faixa seguinte "A Fate Sealed in Red", aonde Catherine se mostra uma boa aquisição para a banda, com seu vocal que transita do lírico ao mais heavy, sem problemas.
Talvez o maior problema deste cd seja a previsibilidade. Você sabe que a maioria das músicas começa com um ritmo agressivo, com os vocais de Ronny e que depois haverão mudanças de andamento. Como em "Crashing Down" e na pesadíssima "Obedience in the Absence of Logic" (que título!!!). Todas terão um momento mais speed, um momento mais cadenciado e muitas vezes uma pausa suave, aonde os teclados fazem seu papel com competência. Tal fato gera boas composições, como a mais fincada no heavy tradicional "Liquid View" e "The Call of Lust". Mas todas soam muito parecidas, conferindo um ar de tédio quando você chega ao final do cd. Separadas, são todas muito bem feitas, com uma banda magistral e três vocalistas que se alternam sem exagero, cada um com um espaço milimetricamente calculado. O destaque de fato acaba sendo o excelente cover para "Caffeine" do Faith No More (gravada originalmente no antológico "Angel Dust") aonde a banda dá um show para reproduzir o som diversificado do FNM, se bem que os vocalistas acabam tendo que fazer um bruta esforço para reproduzir o trabalho pefeito de Mike Patton.
Um cd que poderia ser melhor, se a banda mudasse um pouco a fórmula e fizesse composições mais distintas entre si... cá entre nós, ouvir a mesma música 10 vezes é um pouco entediante.... só grandes bandas como Ramones e Motorhead conseguem fazer tal fato soar agradável... e definitivamente o Trail of Tears não foi feliz. Só para os fãs.
Line Up:
Site oficial: www.redheaven.com
Formação:
Ronny Thorsen – Vocais Rasgados
Catherine Pulsen – Vocais
Runar Hansen – Guitarras
Terje Hesedal – Guitarras
Frank Hagen – Teclados
Kjell Hagen – Baixo
Jonathan Perez – Bateria
Kjetil Nordhs – Vocais Limpos
Material Cedido Por:
Hellion Records
http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire

"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia


