Resenha - A New Dimension of Might - Trail of Tears
Por Rafael Carnovale
Postado em 10 de fevereiro de 2003
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o bem sucedido "Profundemonium", e antes de iniciar algumas tours pela Europa e apresentações em festivais, o Trail of Tears perdeu sua vocalista, Helena Michaelsen, por problemas pessoais. Após algumas audições, a banda recrutou a competente Catherine Paulsen, que teve sua prova de fogo na promoção do mesmo. Sendo bem acolhida por banda e fãs, a nova vocalista juntou-se ao grupo para a gravação deste novo "A New Dimension of Might".

Quem espera grandes mudanças vai se decepcionar. A banda continua com suas raízes fincadas no death/gothic metal. "Ecstatic", a primeira música, soa como a prova. Um início pesado, com os vocais urrados de Ronny Thorsen (que cantou no cd "World of Glass" do Tristania) e alternando momentos mais suaves com riffs agressivos, o que se repete na faixa seguinte "A Fate Sealed in Red", aonde Catherine se mostra uma boa aquisição para a banda, com seu vocal que transita do lírico ao mais heavy, sem problemas.
Talvez o maior problema deste cd seja a previsibilidade. Você sabe que a maioria das músicas começa com um ritmo agressivo, com os vocais de Ronny e que depois haverão mudanças de andamento. Como em "Crashing Down" e na pesadíssima "Obedience in the Absence of Logic" (que título!!!). Todas terão um momento mais speed, um momento mais cadenciado e muitas vezes uma pausa suave, aonde os teclados fazem seu papel com competência. Tal fato gera boas composições, como a mais fincada no heavy tradicional "Liquid View" e "The Call of Lust". Mas todas soam muito parecidas, conferindo um ar de tédio quando você chega ao final do cd. Separadas, são todas muito bem feitas, com uma banda magistral e três vocalistas que se alternam sem exagero, cada um com um espaço milimetricamente calculado. O destaque de fato acaba sendo o excelente cover para "Caffeine" do Faith No More (gravada originalmente no antológico "Angel Dust") aonde a banda dá um show para reproduzir o som diversificado do FNM, se bem que os vocalistas acabam tendo que fazer um bruta esforço para reproduzir o trabalho pefeito de Mike Patton.
Um cd que poderia ser melhor, se a banda mudasse um pouco a fórmula e fizesse composições mais distintas entre si... cá entre nós, ouvir a mesma música 10 vezes é um pouco entediante.... só grandes bandas como Ramones e Motorhead conseguem fazer tal fato soar agradável... e definitivamente o Trail of Tears não foi feliz. Só para os fãs.
Line Up:
Site oficial: www.redheaven.com
Formação:
Ronny Thorsen – Vocais Rasgados
Catherine Pulsen – Vocais
Runar Hansen – Guitarras
Terje Hesedal – Guitarras
Frank Hagen – Teclados
Kjell Hagen – Baixo
Jonathan Perez – Bateria
Kjetil Nordhs – Vocais Limpos
Material Cedido Por:
Hellion Records
http://www.hellionrecords.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Regis Tadeu volta a falar sobre Dave Murray: "Se eu contasse a história com detalhes..."
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
"Não tenho mais qualquer relação com Wolf Hoffmann", declara Udo Dirkschneider
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Iggor Cavalera revela o tipo de som que faz sua cabeça atualmente
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
A resposta de Cliff Burton a quem diz que Metallica se vendeu no "Master of Puppets"
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
A banda que o ex-Guns N' Roses Bumblefoot chama de "trilha de Satanás para um funeral"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Aquiles Priester vetou ida de Thiago Bianchi ao Angra? Vocalista esclarece história
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


