Resenha - Locus Horrendus; The Night Cries of a Sullen Soul - Desire
Por Bruno Coelho
Postado em 26 de janeiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Estupendo! Este é o adjetivo correto para o Gothic/Doom com vocais guturais desta banda portuguesa! Os patrícios parecem ter mergulhado num oceano de tristeza infinita para compor este álbum e sairam dele ensopados de inspiração antes de gravar faixas belíssimas como "Frozen Heart... Lonely Soul..."

Bem produzido, bem arranjado, bem tocado e ainda masterizado por Mika Jussila no Finnvox Studios na Finlândia (por onde já passaram Nightwish, Stratovarius, Sonata Arctica e Children of Bodom, entre outros), muito pouco pode ser repreendido aqui.
Por momentos, certas passagens se arrastam em demasia. Na verdade, a sensação é de que algumas faixas se arrastam em demasia. Das onze faixas, quatro são vinhetas (dentre estas, uma abre e outra fecha o álbum), uma tem 4 minutos e as outras seis variam entre 8 e 13 minutos. A sensação de que está tudo quase parando pode até incomodar nas primeiras audições, fato que é corrigido com melodias belíssimas e uma razoável variação de andamentos. Peraí, mas essa é a graça do Doom, não é? Quem não gostar deste peso arrastado que vá ouvir outro estilo!
Outro fato interessantíssimo a ser ressaltado é o fato da banda homenagear Fernando Pessoa por todo o disco. Existem poemas deste genial poeta português narrados, cantados ou urrados num belo português típico de portugal, em várias faixas. Destaque também para o vocal profundamente gutural do vocalista Tear e para o bom gosto da banda ao misturar partes faladas, sussurradas, cantadas e urradas. Gostei muito das vinhetas, talvez possam usar mais da próxima vez. As partes em português ficaram excelentes no disco e trazem um ar de personalidade à banda.
Quanto às melhores faixas, além de "Frozen Heart... Lonely Soul...", destaco "...An Autumnal Night Passion - Movement II", a minha favorita "Dark Angel Bird (A Poet of Tragedies)" e "Torn Apart".
Sei que não vai ser fácil de encontrar este disco por aí... caso encontre, caro headbanger, compre! Vale a conferida!
PS: Caso alguém da banda venha a ler esta resenha, gostaria de indicar a leitura do grande Augusto dos Anjos também! Pode ser de grande serventia como fonte de inspiração para as próximas composições.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


