Resenha - Locus Horrendus; The Night Cries of a Sullen Soul - Desire
Por Bruno Coelho
Postado em 26 de janeiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Estupendo! Este é o adjetivo correto para o Gothic/Doom com vocais guturais desta banda portuguesa! Os patrícios parecem ter mergulhado num oceano de tristeza infinita para compor este álbum e sairam dele ensopados de inspiração antes de gravar faixas belíssimas como "Frozen Heart... Lonely Soul..."

Bem produzido, bem arranjado, bem tocado e ainda masterizado por Mika Jussila no Finnvox Studios na Finlândia (por onde já passaram Nightwish, Stratovarius, Sonata Arctica e Children of Bodom, entre outros), muito pouco pode ser repreendido aqui.
Por momentos, certas passagens se arrastam em demasia. Na verdade, a sensação é de que algumas faixas se arrastam em demasia. Das onze faixas, quatro são vinhetas (dentre estas, uma abre e outra fecha o álbum), uma tem 4 minutos e as outras seis variam entre 8 e 13 minutos. A sensação de que está tudo quase parando pode até incomodar nas primeiras audições, fato que é corrigido com melodias belíssimas e uma razoável variação de andamentos. Peraí, mas essa é a graça do Doom, não é? Quem não gostar deste peso arrastado que vá ouvir outro estilo!
Outro fato interessantíssimo a ser ressaltado é o fato da banda homenagear Fernando Pessoa por todo o disco. Existem poemas deste genial poeta português narrados, cantados ou urrados num belo português típico de portugal, em várias faixas. Destaque também para o vocal profundamente gutural do vocalista Tear e para o bom gosto da banda ao misturar partes faladas, sussurradas, cantadas e urradas. Gostei muito das vinhetas, talvez possam usar mais da próxima vez. As partes em português ficaram excelentes no disco e trazem um ar de personalidade à banda.
Quanto às melhores faixas, além de "Frozen Heart... Lonely Soul...", destaco "...An Autumnal Night Passion - Movement II", a minha favorita "Dark Angel Bird (A Poet of Tragedies)" e "Torn Apart".
Sei que não vai ser fácil de encontrar este disco por aí... caso encontre, caro headbanger, compre! Vale a conferida!
PS: Caso alguém da banda venha a ler esta resenha, gostaria de indicar a leitura do grande Augusto dos Anjos também! Pode ser de grande serventia como fonte de inspiração para as próximas composições.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A reclamação que deu origem ao título de um dos grandes clássicos do heavy metal
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
A banda que Ian Anderson disse ter melhorado o mundo; "Grandes canções e execução inovadora"
O icônico álbum grunge que inspirou primeiro hit de metal a superar 1 bilhão no Spotify
A música empolgante do Kiss que é a favorita de Brian May, guitarrista do Queen

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



