Resenha - Aégis - Theatre Of Tragedy
Por Thiago Sarkis
Postado em 02 de maio de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Antes de tudo é necessário destacar a importância deste álbum, que é exatamente a marca da transição, do fim de uma Era e início de outra, na história do Theatre Of Tragedy. "Aégis" é talvez o único entre os trabalhos de Liv Kristine & cia que, mesmo com certas restrições, óbvio, é capaz de agradar a gregos e troianos, ou melhor, a fãs do doom da fase antiga do grupo e do pop eletrônico de hoje em dia.
Theatre Of Tragedy - Mais Novidades
As mudanças começam nos vocais, com Raymond I. Rohonniy abandonando a linha gutural, e passando praticamente a um texto cantado, por vezes simplesmente falado. A produção também aponta transformações, sendo mais límpida que as dos discos antecessores, o debute auto-intitulado, e "Velvet Darkness They Fear". O mesmo acontece nas guitarras, menos vigorosas, e a partir de então intrinsecamente ligadas e dependentes das boas linhas de teclado apresentadas.
No decorrer das oito faixas presentes – excluindo-se aí "Samantha" e "Virago", bônus da versão brasileira lançada pela Hellion Records – surgem climas surpreendentes, numa atmosfera bem montada, tensa, e certamente depressiva em diversos instantes. Tudo isso com um toque a mais, já cheirando à modernidade e o eletrônico, que tomariam conta da banda.
"Cassandra", "Siren" e "Venus" são as composições mais chamativas, e servem como amostra de um trabalho balanceado e caprichado, que deixou rastros irremovíveis na história do doom metal. Porém, nem tudo são flores, como pode iludi-los a arte na capa, e as músicas acabam pecando numa repetitividade que aos poucos, e com o passar das audições, se transforma em certa monotonia.
Liv Kristine (Vocais)
Raymond I. Rohonniy (Vocais)
Frank Claussen (Guitarra)
Tommy Olsson (Guitarra)
Lorentz Aspen (Sintetizador)
Erik T. Saltrø (Baixo)
Hein Frode Hansen (Bateria)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Slash: quando Lemmy deu em cima de sua namorada
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Dave Mustaine mudou de vida depois que se converteu; "Deus me enviou para o AA"
Motörhead ganhará exposição no Museu do Punk Rock, em Las Vegas

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


