Resenha - Chaos to Control - Magnitude 9
Por Fábio Faria
Postado em 02 de abril de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este "Chaos to Control" é o ótimo primeiro trabalho do Magnitude 9, originalmente lançando em 1998, que a Megahard Records lança aqui no Brasil com 4 faixas bônus. O conjunto segue a linha prog-metal com muita competência. Altamente indicado para fãs de Fates Warning, Symphony X e Queensryche. Some-se aí a forte influência de Yngwie Malmsteen nas guitarras e dá para se ter uma idéia do som do Magnitude 9.

A guitarra sem dúvida alguma é uma dos destaques do álbum, embora todos os outros integrantes tenham o domínio de seus instrumentos. Rob Johnson comanda as seis cordas com maestria e pode ser considerado como o centro da banda. Além de escrever e cuidar dos arranjos das canções, ele foi o responsável pela produção e mixagem do CD ao lado de Rick Way, e ainda tocou baixo e teclado nas faixas "Y2K " e "End Of Time". Alguns podem dizer que ele tem um jeito de tocar que só agrada aos alunos de conservatório, mas na verdade o cara é um instrumentista de primeira. Dono de uma palhetada bastante precisa e ágil, cria bases pesadas, solos bem construídos, harmonias interessantes e possuem uma velocidade admirável que possivelmente deixaria até o mestre Malmsteen com as sobrancelhas em pé.
Johnson tem um entrosamento perfeito com o tecladista Joseph Anastacio Glean, o que rende muitos momentos interessantes, entre eles o solo de "After Tomorrow". O baterista John Homan não chega a ser um virtuose, mas tem a pegada ideal para o prog-metal e mostra-se bastante seguro em seu instrumento. O mesmo pode ser dito do baixista Kevin Khaos.
Além de Rob Johnson, o vocalista Corey Brown tem um papel importante no som do Magnitude 9. Ele é quem escreveu as letras para o álbum. Dono de um timbre muito agradável, embora até um pouco comum, Brown domina com facilidade sua voz, transmitindo emoção e intensidade, além de mostrar grande alcance vocal.
O Magnitude 9 conseguiu lançar um debut que passa ótima impressão aos fãs de prog-metal fazendo com que "Chaos to Control" seja um CD que não pode faltar na coleção dos admiradores do estilo. Agora, é torcer para a Megahard lançar por aqui o segundo álbum do conjunto, "Reality in Focus", e com faixas bônus também é claro.
Track List:
1 - Another World
2 - Don't Say
3 - After Tomorrow
4 - Y2K
5 - Voices
6 - Into The Sun
7 - Keeper Of Your Soul
8 - Secrets Within
9 - Writings
10 - End Of Time
Faixas bônus
11 - Man On The Silver Mountain (cover do Rainbow)
12 - Supercharged (instrumental)
13 - Guitarchitecture (instrumental)
14 - 7 String Rhetoric (instrumental)
Banda:
Corey Brown - vocal
Rob Johnson - guitarra/teclado
John Homan - bateria
Kevin Chown – baixo
Joseph Anastacio Gleab - tecladista
Megahard Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
O clássico álbum do Wings que Paul McCartney teve a opção de gravar no Brasil
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Baixista do Candlemass estava de ressaca quando criou a letra da "Paranoid do doom metal"
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Beatles e Led Zeppelin aparecem em lista de discos mais superestimados da história
A "música boba" que causou treta feia mas, sem ela, a Legião Urbana não existiria
Como Quincy Jones salvou um grande hit pop dos anos 80 de ter sido uma canção de Heavy Metal

"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
Immolation mantém a extremidade intacta com "Descent"
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"
O ocultismo britânico ganhou novos contornos com "Woodland Rites" do Green Lung
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década



