Resenha - Chaos to Control - Magnitude 9
Por Fábio Faria
Postado em 02 de abril de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este "Chaos to Control" é o ótimo primeiro trabalho do Magnitude 9, originalmente lançando em 1998, que a Megahard Records lança aqui no Brasil com 4 faixas bônus. O conjunto segue a linha prog-metal com muita competência. Altamente indicado para fãs de Fates Warning, Symphony X e Queensryche. Some-se aí a forte influência de Yngwie Malmsteen nas guitarras e dá para se ter uma idéia do som do Magnitude 9.

A guitarra sem dúvida alguma é uma dos destaques do álbum, embora todos os outros integrantes tenham o domínio de seus instrumentos. Rob Johnson comanda as seis cordas com maestria e pode ser considerado como o centro da banda. Além de escrever e cuidar dos arranjos das canções, ele foi o responsável pela produção e mixagem do CD ao lado de Rick Way, e ainda tocou baixo e teclado nas faixas "Y2K " e "End Of Time". Alguns podem dizer que ele tem um jeito de tocar que só agrada aos alunos de conservatório, mas na verdade o cara é um instrumentista de primeira. Dono de uma palhetada bastante precisa e ágil, cria bases pesadas, solos bem construídos, harmonias interessantes e possuem uma velocidade admirável que possivelmente deixaria até o mestre Malmsteen com as sobrancelhas em pé.
Johnson tem um entrosamento perfeito com o tecladista Joseph Anastacio Glean, o que rende muitos momentos interessantes, entre eles o solo de "After Tomorrow". O baterista John Homan não chega a ser um virtuose, mas tem a pegada ideal para o prog-metal e mostra-se bastante seguro em seu instrumento. O mesmo pode ser dito do baixista Kevin Khaos.
Além de Rob Johnson, o vocalista Corey Brown tem um papel importante no som do Magnitude 9. Ele é quem escreveu as letras para o álbum. Dono de um timbre muito agradável, embora até um pouco comum, Brown domina com facilidade sua voz, transmitindo emoção e intensidade, além de mostrar grande alcance vocal.
O Magnitude 9 conseguiu lançar um debut que passa ótima impressão aos fãs de prog-metal fazendo com que "Chaos to Control" seja um CD que não pode faltar na coleção dos admiradores do estilo. Agora, é torcer para a Megahard lançar por aqui o segundo álbum do conjunto, "Reality in Focus", e com faixas bônus também é claro.
Track List:
1 - Another World
2 - Don't Say
3 - After Tomorrow
4 - Y2K
5 - Voices
6 - Into The Sun
7 - Keeper Of Your Soul
8 - Secrets Within
9 - Writings
10 - End Of Time
Faixas bônus
11 - Man On The Silver Mountain (cover do Rainbow)
12 - Supercharged (instrumental)
13 - Guitarchitecture (instrumental)
14 - 7 String Rhetoric (instrumental)
Banda:
Corey Brown - vocal
Rob Johnson - guitarra/teclado
John Homan - bateria
Kevin Chown – baixo
Joseph Anastacio Gleab - tecladista
Megahard Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Deep Purple: a contestada entrevista na Globo em 2006
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
Os 6 melhores solos de guitarra de Eddie Van Halen
Capas de álbuns: as mais obscuras e marcantes da história
O melhor álbum de thrash metal de cada ano desde 1983, segundo a Loudwire
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



