Resenha - Addition By Subtraction - McGill-Manring-Stevens

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcos A. M. Cruz
Enviar Correções  

8


Free Electric Sound (divisão da Laser Edge)

http://www.lasercd.com

publicidade

Scott McGill (guitarras)
Michael Manring (baixo)
Vic Stevens (bateria)
participação especial:
Jordan Rudess (teclados)

Gostas de Jazz-Fusion? Caso a resposta seja sim, siga em frente; caso negativo, melhor fechar a janela e buscar outra coisa no site...

Ao saber que este álbum seria editado pela Laser's Edge, esperava algo bem diferente, pois aliada à presença de Jordan Rudess, achei que este trabalho sairia pela "Sensory", divisão especializada em Prog-Metal e similares; qual não foi a minha surpresa ao me deparar com este CD, e constatar que ele serviu para inaugurar mais uma divisão, a "Free Electric Sound", dedicada ao Jazz-Rock e Jazz-Fusion.

publicidade

Antes de mais nada, cumpre uma pequena explicação: ao contrário do que algumas pessoas pensam, existe uma diferença bem nítida entre Jazz-Rock e Jazz-Fusion (ou simplesmente Fusion); enquanto o primeiro se trata de Rock tocado com influências Jazzísticas (exemplo clássico: Mahavishnu Orchestra), o outro se trata de Jazz com influências de outros estilos, seja Pop, World Music, Salsa, Rumba, e até mesmo Rock - só que, neste caso, a estrutura básica da canção é o Jazz, e não o Rock (exemplo clássico: Weather Report).

publicidade

Logicamente esta mistura muitas vezes desagrada aos jazzófilos mais puristas, porém têm a vantagem de aproximar do gênero inúmeras pessoas que não são chegadas ao estilo - embora, com o passar dos anos, este rótulo tenha se tornado realmente algo muito vago, vide os artistas que participam dos Festivais de Jazz no Brasil... :o))

Mas o que temos neste trabalho instrumental do trio Scott McGill (guitarras), Michael Manring (baixo) e Vic Stevens (bateria), se trata do que os experts aceitam com naturalidade como Jazz-Fusion, embora com momentos bastante próximos do Jazz-Rock, principalmente nas três canções que contam com a participação do tecladista Jordan Rudess - "We Are Not Amused", "Conflict Resolution" e "In-a-Gadda DaVinci" (será alguma alusão ao lendário álbum do Iron Butterfly?).

publicidade

Além das três acima, há outras faixas que são quase (note bem: eu disse QUASE!) Prog-Metal, tais como "Zimparty" (que abre o CD), "Conflict Resolution", "Vicodin Shuffle", "Post Hocto-Proct" e a própria faixa-título; porém as demais, talvez pelo fato de carecer de um som de guitarra mais proeminente, tendem a soar um tanto quanto "Muzak" (música de elevador) para ouvidos não treinados - com excessão de "Euzkadi", única composição totalmente acústica do álbum, e que por isso, destoa um bocado das restantes.

publicidade

Desnecessário dizer que todos são virtuosos nos seus instrumentos, e o entrosamento entre eles é excelente, com a "cozinha" formada por Manring e Stevens dando respaldo às improvisações guitarrísticas de McGill; a produção de Neil Kernon é impecável, nos permitindo ouvir nitidamente cada nuance dos instrumentos, graças também à masterização em HDCD feita por Joe Gastwirt.

publicidade

Em suma: um trabalho excelente, porém indicado apenas para "iniciados"; se este não é o seu caso, prezado leitor, aconselho ouvir antes de gastar uma parte de seu 13º neste CD...

Faixas:

01 - Zimparty (5:22)
02 - We Are Not Amused (7:02)
03 - KVB Liar (5:14)
04 - The Execution of Veit (0:32)
05 - The Voyage of St. Brendan - Abbot of Clonfert (3:46)
06 - Sil (5:46)
07 - Addition by Subtraction (7:27)
08 - Vicodin Shuffle (4:45)
09 - Euzkadi (3:42)
10 - Conflict Resolution (5:04)
11 - Purging Mendel's Beasts (9:27)
12 - In-A-Gadda Davinci (5:07)
13 - Four Fields (6:28)
14 - Post Hocto-Proct (0:32)

publicidade

Total - 70:22




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloHeavy Metal
5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo

Tatuagens: Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãsTatuagens
Homenagens à banda Iron Maiden na pele dos fãs


Sobre Marcos A. M. Cruz

Fanático por rock setentista.

Mais matérias de Marcos A. M. Cruz no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin