Resenha - Is This It? - Strokes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ana Therezo
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Se você habita o planeta Terra e, mesmo que esporadicamente, liga o rádio para curtir uma música, já deve ter ouvido falar nos Strokes - banda nova iorquina, considerada pelos mais afoitos como a maior revelação do rock desde Kurt Cobain e cia.

Lollapalooza 2020: Guns N' Roses, Strokes e mais são confirmados; veja line-upSeparados no nascimento: Robert Plant e Patrícia Pillar

O quinteto formado por Albert Hammond Jr. (guitarra), Fabrizio Moretti, (bateria) - que é brasileiro, por sinal; Julian Casablancas (vocal), Nick Valensi (guitarra) e Nikolai Fraiture (baixo), faz uma miscelânea de Stooges, Ramones, Joy Division, Buzzcocks e Velvet Underground, com músicas curtas e divertidas, puro rock de pegada punk.

O álbum de estréia chama-se "Is this it?" e tem 11 faixas. Já na primeira audição, destacam-se pelo menos quatro delas como candidatas a sucessos imediatos: "The modern age", "Last nite", "Hard to explain" e "Take it or leave it". Aliás, "Last nite" toca insistentemente em terras tupiniquins, não só em rádios especializadas no gênero, mas também naquelas que antes povoavam os "pop-axé-funk-forró"...

Algumas músicas como "New York City Cops" (retirada da versão norte-americana após os atentados ao World Trade Center) e as "quase" baladas "Trying your luck" e "Is this it" soam um pouco oportunistas, como os próprios integrantes da banda. Ou você não sabia que Julian Casablancas é filho do dono da Elite Models e Albert Hammond Jr, como o próprio nome diz, filho do compositor e hitmaker Albert Hammond? Mas quem sou eu para discutir com a revista inglesa NME (New Music Express) que elegeu o álbum o melhor do ano, isso sem contar os excelentes comentários publicados na Rolling Stone e The Face.

O fato é que os rapazes são bons, carismáticos e acharam um belo nicho de mercado para desbravar. Agora, o tempo revelará se o grupo merece todos esses elogios. Afinal, serem considerados "salvadores" do rock - gênero que nunca precisou de salvação, é no mínimo uma tremenda responsabilidade.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Strokes"


Lollapalooza 2020: Guns N' Roses, Strokes e mais são confirmados; veja line-upLollapalooza 2020
Guns N' Roses, Strokes e mais são confirmados; veja line-up

Lollapalooza: preços dos ingressos para festival com o Guns N' RosesLollapalooza
Preços dos ingressos para festival com o Guns N' Roses

The Strokes: banda deve se juntar ao Guns N' Roses no LollapaloozaThe Strokes
Banda deve se juntar ao Guns N' Roses no Lollapalooza

11 de Setembro: Saiba como o atentado às torres atingiu o Rock11 de Setembro
Saiba como o atentado às torres atingiu o Rock

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2001Pra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 2001

Rolling Stone: dez canções para levantar o seu ânimoRolling Stone
Dez canções para levantar o seu ânimo


Separados no nascimento: Robert Plant e Patrícia PillarSeparados no nascimento
Robert Plant e Patrícia Pillar

Fotos de Infância: Amy Lee, do Evanescence, muito antes da famaFotos de Infância
Amy Lee, do Evanescence, muito antes da fama

Metallica: foto rara de formação original do grupoMetallica
Foto rara de formação original do grupo

Malmsteen: Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarristaMalmsteen
Slash, Vai, Satriani e Wylde falam do guitarrista

Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre eleMarilyn Manson
7 coisas que você não sabia sobre ele

Loudwire: os 10 maiores retornos da história do rock e metalLoudwire
Os 10 maiores retornos da história do rock e metal

Kirk Hammett: Venom é que nem filme ruim de terrorKirk Hammett
Venom é que nem filme ruim de terror


Sobre Ana Therezo

Engenheira, Escritora de Araque e, atualmente, moradora das planícies gélidas Canadenses. Fã de Rock em todas as suas vertentes, mas com tendências xiitas ao Heavy Metal, ganhou seu primeiro bolachão - No Rest for the Wicked, em 1988. Vinte e poucos anos depois e, contrariando aqueles que acreditam que o gosto musical muda com o passar do tempo, continua escutando Ozzy, AC/DC, Deep Purple e afins. Colaboradora e leitora do Whiplash! desde que o site tinha caveirinhas na página principal, e que a lista dos melhores guitarristas de todos os tempos era o assunto da vez.

Mais matérias de Ana Therezo no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336