Resenha - Tingaralatingadun - Tuatha de Danann
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de novembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A primeira impressão que tive do Tuatha de Danann é que eles eram 5 loucos que faziam um som muito estranho! Mas foi ouvindo com calma que eu percebi toda a originalidade e qualidade da banda. O som do Tuatha não segue nenhuma linha já definida hoje no metal, não é nenhum tipo de estilo já consagrado como o heavy metal melódico e o brutal death metal que são hoje os mais praticados.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
O som do Tuatha de Danann parece uma mistura do metal tradicional, melódico, algumas pitadas death (especialmente nos vocais) dentro de uma música medieval - principalmente se citarmos a música celta. A banda mineira é formada por Bruno Maia (vocal, guitarra e violão), Giovani Gomes (baixo e vocais "death"), Rodrigo Abreu (bateria), Leonardo Godtfriedt (teclado e violino) e por fim Berne (guitarra e vocais "death").
Para mim o maior destaque da banda é o "jogo" de vozes, cores e até a presença de vozes extras como da cantora Magda Ferroni e do vocalista Thiago Bianchi (Karma). O álbum foi produzido no Contato Studio em São Paulo, possuindo uma grande qualidade sonora, juntamente com uma boa produção gráfica.
As músicas que mais me chamaram a atenção foram: "Battle Song" (ótimos coros e perfeita para ser tocada ao vivo), "Behold the Horned King" (a flauta se encaixou perfeitamente no som da banda), "Tan Pinga Ra Tan" (trabalhando com climas mais lentos e também com mais pesados com o "selo característico" do Tuatha), "Vercingetorix" (a mais pesada de todas, inclui a participação de Tiago Bianchi, a melhor do cd), "Some Tunes to Fly" (muita influência celta, com a voz feminina me fez lembrar da banda Blackmore's Night) e as duas músicas instrumentais "Celtia" e "MacDara". Um álbum ótimo, ainda mais para quem quer ter uma completa coleção de heavy metal. O Tuatha de Danann vem se destacando muito por aí, ouvindo este "Tingaralatingadun" você saberá o porquê.
Contatos: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Malvada anuncia Cyz Mendes como nova vocalista
O grande defeito de Jimmy Page, segundo o saudoso Prince
A banda que Humberto Gessinger tinha pena mas acabou fazendo mais sucesso que o Engenheiros
Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os tempos


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



