Resenha - Tingaralatingadun - Tuatha de Danann
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de novembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A primeira impressão que tive do Tuatha de Danann é que eles eram 5 loucos que faziam um som muito estranho! Mas foi ouvindo com calma que eu percebi toda a originalidade e qualidade da banda. O som do Tuatha não segue nenhuma linha já definida hoje no metal, não é nenhum tipo de estilo já consagrado como o heavy metal melódico e o brutal death metal que são hoje os mais praticados.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
O som do Tuatha de Danann parece uma mistura do metal tradicional, melódico, algumas pitadas death (especialmente nos vocais) dentro de uma música medieval - principalmente se citarmos a música celta. A banda mineira é formada por Bruno Maia (vocal, guitarra e violão), Giovani Gomes (baixo e vocais "death"), Rodrigo Abreu (bateria), Leonardo Godtfriedt (teclado e violino) e por fim Berne (guitarra e vocais "death").
Para mim o maior destaque da banda é o "jogo" de vozes, cores e até a presença de vozes extras como da cantora Magda Ferroni e do vocalista Thiago Bianchi (Karma). O álbum foi produzido no Contato Studio em São Paulo, possuindo uma grande qualidade sonora, juntamente com uma boa produção gráfica.
As músicas que mais me chamaram a atenção foram: "Battle Song" (ótimos coros e perfeita para ser tocada ao vivo), "Behold the Horned King" (a flauta se encaixou perfeitamente no som da banda), "Tan Pinga Ra Tan" (trabalhando com climas mais lentos e também com mais pesados com o "selo característico" do Tuatha), "Vercingetorix" (a mais pesada de todas, inclui a participação de Tiago Bianchi, a melhor do cd), "Some Tunes to Fly" (muita influência celta, com a voz feminina me fez lembrar da banda Blackmore's Night) e as duas músicas instrumentais "Celtia" e "MacDara". Um álbum ótimo, ainda mais para quem quer ter uma completa coleção de heavy metal. O Tuatha de Danann vem se destacando muito por aí, ouvindo este "Tingaralatingadun" você saberá o porquê.
Contatos: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
A "banda country" com quem Bruce Dickinson excursionou pela Europa
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
O clássico do U2 que foi criado a partir do riff de outra banda
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
O álbum clássico do Pink Floyd que Roger Waters já não aguenta mais ouvir
A melhor banda de Death Metal de todos os tempos, de acordo com o vocalista do Opeth


Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"



