Resenha - Tingaralatingadun - Tuatha de Danann
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de novembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A primeira impressão que tive do Tuatha de Danann é que eles eram 5 loucos que faziam um som muito estranho! Mas foi ouvindo com calma que eu percebi toda a originalidade e qualidade da banda. O som do Tuatha não segue nenhuma linha já definida hoje no metal, não é nenhum tipo de estilo já consagrado como o heavy metal melódico e o brutal death metal que são hoje os mais praticados.
Tuatha de Danann - Mais Novidades
O som do Tuatha de Danann parece uma mistura do metal tradicional, melódico, algumas pitadas death (especialmente nos vocais) dentro de uma música medieval - principalmente se citarmos a música celta. A banda mineira é formada por Bruno Maia (vocal, guitarra e violão), Giovani Gomes (baixo e vocais "death"), Rodrigo Abreu (bateria), Leonardo Godtfriedt (teclado e violino) e por fim Berne (guitarra e vocais "death").
Para mim o maior destaque da banda é o "jogo" de vozes, cores e até a presença de vozes extras como da cantora Magda Ferroni e do vocalista Thiago Bianchi (Karma). O álbum foi produzido no Contato Studio em São Paulo, possuindo uma grande qualidade sonora, juntamente com uma boa produção gráfica.
As músicas que mais me chamaram a atenção foram: "Battle Song" (ótimos coros e perfeita para ser tocada ao vivo), "Behold the Horned King" (a flauta se encaixou perfeitamente no som da banda), "Tan Pinga Ra Tan" (trabalhando com climas mais lentos e também com mais pesados com o "selo característico" do Tuatha), "Vercingetorix" (a mais pesada de todas, inclui a participação de Tiago Bianchi, a melhor do cd), "Some Tunes to Fly" (muita influência celta, com a voz feminina me fez lembrar da banda Blackmore's Night) e as duas músicas instrumentais "Celtia" e "MacDara". Um álbum ótimo, ainda mais para quem quer ter uma completa coleção de heavy metal. O Tuatha de Danann vem se destacando muito por aí, ouvindo este "Tingaralatingadun" você saberá o porquê.
Contatos: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


