Resenha - Universal Migrator Part I: The Dream Sequencer - Ayreon
Por André Toral
Postado em 16 de dezembro de 2000
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É muito difícil comentar um álbum como esse, pois possui uma musicalidade complexa dentro de um clima bem progressivo, com melodias tristes e momentos bem calmos. Assim, todos nós sabemos o quão difícil é ser unânime dentro dos aspectos positivos e/ou negativos. De qualquer forma, no lado técnico, o trabalho é perfeito, com excelente produção e mereceria nota 10, mas o fato é que, para alguns, as sonoridades podem se tornar repetitivas e, portanto, cansativas, bem como os teclados, que pelo menos não são enjoativos. Outro ponto é que não existem muitas variações no lado instrumental e, basicamente, escutamos coisas iguais do início ao fim. Está certo que isso depende do ouvido de cada um e que as opiniões para estes tipos de bandas são as mais variadas possíveis, de qualquer forma há idéias muito louváveis, como na grande quantidade de convidados especiais.

A faixa-título começa com uma introdução bem cibernética e seus teclados estão com todo o pique progressivo, além de solos contidos a la Pink Floyd. "My House on Mars" é, sim, um clássico absoluto que conta com Johan Edlund (Tiamat) e Floor Jansen (After Forever) dividindo as vozes com alguns efeitos, além de toques eletrônicos e coros; em determinado momento adquire uma pegada semelhante ao doom. "2084", tendo Lana Lane (Lana Lane, Erik Norlander) no vocal, possui umas melodias tristes e teclados que lembram muito Rick Wakeman, sem contar os dedilhados do início ao fim. Já "One Small Step" traz a voz de Edward Reekers (Kayak,Ayreon) em viagens que nos remetem àqueles tempos bárbaros, junto a violões bem posicionados; Arjen Lucassen (guitarrista em todas as faixas, Vengeance) prefere ser contido, ao invés de exibicionista. "The Shooting Company of Captain Frans B. Cocq" e "And the Druids Turn to Stone" não se afastam do contexto, enquanto "Dragon on the Sea", mais uma vez, traz uma linha de dedilhados com muito bom gosto, sem contar que Lana Lane faz um trabalho extraordinário no vocal. "Temple of the Cat", com Jacqueline Govaert" (Krezip) cantando, traz uma inclusão bem interessante de flautas. "Carried by the Wind" apresenta Arjen Lucassen, além de titular no solo, realizando um trabalho satisfatório como cantor. Já "The First Man on the Earth" vem acompanhada de muita quebra, o que a deixa totalmente progressiva. Para finalizar, tem-se "The Dream Sequencer Reprise", com um pouco mais de tristeza.
É especial para quem se enquadra dentro deste perfil, mas pode ser terrível para quem curte música direta e reta, sem tantas viagens musicais.
Para acessar o site oficial da banda: www.ayreon.com
Uma cortesia da Hellion Records: www.hellionrecords.com
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Como Cliff Burton ajudou a moldar o Faith No More - mesmo sem nunca ter tocado na banda
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
A fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar ao Metallica
"Quando ele cuspiu em mim, bati na cara dele", contou Ney Matogrosso sobre briga com Cazuza


Edward Reekers, vocalista do Ayreon, diagnosticado com câncer em estágio terminal
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



