Resenha - Adrift - Stauros
Por Thiago Sarkis
Postado em 17 de julho de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O nome pode soar novo para você, mas definitivamente não deveria. O Stauros vem construindo uma trilha meticulosa e reluzente há alguns anos, e já está em seu quarto álbum. Impressionante constatar que essa caminhada foi realizada de forma independente, sem apoio das grandes gravadoras que temos em nosso país.
Stauros - Mais Novidades
Só pode haver algo errado aí. Ou eles trocaram os endereços na hora de mandar as demos, e enviaram-nas para a USMB (União dos Surdos e Mudos do Brasil) ou o white metal tem limites restritos e é visto com olhos separatistas pela maioria.
O fato é que alguém saudável dos ouvidos dificilmente passará a limpo pela beleza das músicas dessa banda. Harmonias empolgantes tocadas de maneira semi-acústica ou com as guitarras berrando; vocais bem apresentados, razoáveis em termos de agressividade, mas perfeitos nas partes lentas, lembrando Ville Laihiala (Sentenced); baixo mantendo regularidade e bateria e guitarra simplesmente arrasando.
O estilo é um heavy metal empuxando com uma pegada categórica de hard rock, e complementado por momentos semelhantes às melhores passagens de Soundgarden (mais referenciado no instrumental) e Alice In Chains (pelas vocalizações, que possuem similaridades também com as linhas de Jerry Cantrell especialmente).
As nove faixas agradam bastante e têm seu devido tempo e ocasião, numa simetria fantástica. Apesar desses louvores, há correções a se fazer, e a mixagem deixa vestígios de carência.
Religião é coisa braba de se discutir, escolher, pensar. Dentro da música há espaço para demonstrações de amor ou ódio sobre assuntos relacionados ao tópico, mas isso nunca deveria servir como fonte de separação, o que já ocorre corriqueiramente fora deste meio. Os rótulos "white" ou "black" são importantes como referências, porém não como divisões concretas, rixas. Às vezes vejo ambas as cenas bem fechadas em relação às demais, e lamento esse fato. Tem muito fã de heavy metal, "ateu", "batizado por circunstância", ou até mesmo seguidor de Satã, que poderia curtir e apreciar o belo trabalho de uma banda impressionante como o Stauros. Contudo, algumas portas parecem cerradas a isso. De minha parte, não entro no mérito religião, mas se a guia destes brasileiros parte de Deus, então que Ele os abençoe e boa sorte, pois talento eles já têm de sobra.
Site Oficial – http://www.stauros.com.br
Formação:
Cesar (Vocais)
Renatinho (Guitarras)
Alessandro (Guitarras)
Vê (Baixo)
Alê (Bateria)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O lendário escritor brasileiro que não curte rock progressivo: "Chatérrima"

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão


