Resenha - Calling the Knights - Emerald
Por Rafael Carnovale
Postado em 14 de janeiro de 2003
Nota: 6
True Metal... o que significa? Metal verdadeiro? Mas existe metal falso? Atrás dessa denominação escondem-se bandas que se colocam como as legítimas representantes do heavy metal, sem elementos adicionais, e com as famosas temáticas de guerra e batalhas medievais. Manowar seria um dos maiores exemplos. A sonoridade é típica do power metal oitentista... mas com tantas variações no heavy atualmente, muitas bandas se denominam como True Metal para afirmarem que fazem o bom e velho heavy metal.
É o caso do Emerald. Esses suíços, cuja banda foi formada em 1997, praticam um metal muito influenciado por Helloween e Judas Priest, mas com a temática Manowar de ser: guerras, lutas do bem contra o mal. A intro medieval "Calling the Knights" prepara a cama para a sonoridade heavy oitentista de "Emerald Knights" e "Unreasonable Violence" aonde se nota outra grande influência da banda, principalmente no trabalho de guitarras: ouça e veja se Iron Maiden não seria mais um nome a ser colocado como inspiração. A banda mostra ter talento, com destaque para o vocalista Jvo, que lembra muito o timbre de Mats Leven (ex-Malmsteen).
Já faixas como "Shadowknight" e "Battlefield" remetem ao power metal germânico, enquanto que "Medieval Steel" carrega fortes influências do som do Manowar. Esse é o grande problema do cd. Apesar de interessante, falta identidade à banda, que chega até a flertar (com sucesso) com o hard rock em "Hard to Be True". Foram dados vários tiros, e muitos chegaram perto do alvo, mas o cd fica inconstante, e isso pode realmente prejudicar uma audição mais cuidadosa. De bônus o cd traz duas faixas da primeira demo do conjunto ("Rebels of Our Time"), "I will Remeber" e "Independence", sendo dois exemplos do que o conjunto mais sabe fazer: o metal melódico influenciado por Iron Maiden.
Um cd inconstante, mas que irá agradar aos fãs de metal. Um pouco mais de definição de estilo e mais trabalho nas músicas será muito positivo à banda.
Site oficial: www.emerald.ch
Line Up:
Michael Vaucher – Guitarras
Jvo Julny – Vocais, Guitarras
Stefan Neuhaus – Bateria
Thomas Vaucher – Teclados
Stephan Kaufmann – Baixo
Material Cedido por:
Rock Brigade Records
http://www.rockbrigade.com.br
São Paulo - SP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps