Resenha - Collectybles - Lynyrd Skynyrd
Por Paulo Haroldo
Postado em 28 de novembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais uma sessão de "early recordings & unreleased performings" por parte da decana banda de southern rock de Jacksonville/FL. Esta trilhionésima compilação de raridades (como pode ser "raro" algo que sai a cada ano?), para desespero de fanáticos incorrigíveis, vem em edição dupla importada, a "módicos" R$ 80,00. Não adianta chorar, mui dificilmente receberá lançamento nacional.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Mas engana-se quem pensa tratar-se de uma colcha de retalhos. São 26 gravações inéditas que cobrem desde o período embrionário do LS, no final dos anos 60 (quando chamavam-se The One Percent, "O 1%"), até a última canção escrita pelo falecido Ronnie Van Zant, "Jacksonville Kid". Esta pertenceu ao derradeiro período de gravações da formação clássica da banda e deveria integrar o álbum "Street Survivors". Aliás, o grande mérito destes "Collectybles" é trazer registros da voz de Ronnie, um sujeito cujo cotidiano se resumia a esvaziar garrafas de Jack Daniel’s e cantar esplendorosamente. Deixou uma grande herança musical e um problema equivalente: até um acesso de tosse dele tem mais valor do que os vocais de seu irmão Johnny, atual cantor do LS. Com certeza seria muito mais interessante para os fãs se a banda se limitasse aos lançamentos das gravações inéditas, ao invés de por no mercado os discos insossos e dispensáveis da formação atual.
Não é uma questão de saudosismo. É gritante a diferença entre a autenticidade e brilhantismo do velho para o novo LS. No cd 1 desta coletânea encontram-se maravilhas, como "Need All My Friends", "Michelle" (uma das preciosidades – como isso ficou tanto tempo guardado??) e "Bad Boy Blues", esta com 8 minutos de duração e belos solos de guitarra no melhor estilo de Johnny Winter. Mas ainda tem duas versões de "Free Bird" (uma ao vivo) e clássicos como "I Ain’t The One", "Sweet Home Alabama" e "Workin’ For MCA", em meio às músicas desconhecidas.
O segundo cd está dividido entre outtakes de estúdio das sessões de "Street Survivors" e os memoráveis shows da banda, além das versões completas de "Need All My Friends" e "Michelle". Há versões ao vivo para clássicos imortais do blues, como "Crossroads", de Robert Johnson, na qual Ronnie brada "E.C. was here" – homenagem ao ídolo confesso dos guitarristas da banda, Eric Clapton – e "T For Texas", de Jimmy Rodgers, além de "Free Bird", em take não aproveitado para o álbum One More From The Road, de 1976.
O encarte de 24 páginas conta em tom sentimental muitas curiosidades, da viagem a Memphis para conhecer Graceland, até como se tornaram a maior banda de southern rock depois dos Allman Brothers. Se você é fã do Lynyrd Skynyrd, pare de gastar com bobagens e reserve seu rico dinheirinho para este disco indispensável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os momentos em que Eddie Vedder sempre acaba se lembrando de Kurt Cobain
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
O som que Pete Townshend diz que criou e depois entregou para Queen, U2 e Springsteen
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
O músico brasileiro que deixou uma das maiores bandas do rock nacional por questão filosófica
O que significa "Cegos do Castelo", cantado por Nando Reis no megahit dos Titãs
Vida de rockstar: sexo, drogas e mau comportamento



A "banda country" com quem Bruce Dickinson excursionou pela Europa
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



