Resenha - Collectybles - Lynyrd Skynyrd
Por Paulo Haroldo
Postado em 28 de novembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mais uma sessão de "early recordings & unreleased performings" por parte da decana banda de southern rock de Jacksonville/FL. Esta trilhionésima compilação de raridades (como pode ser "raro" algo que sai a cada ano?), para desespero de fanáticos incorrigíveis, vem em edição dupla importada, a "módicos" R$ 80,00. Não adianta chorar, mui dificilmente receberá lançamento nacional.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Mas engana-se quem pensa tratar-se de uma colcha de retalhos. São 26 gravações inéditas que cobrem desde o período embrionário do LS, no final dos anos 60 (quando chamavam-se The One Percent, "O 1%"), até a última canção escrita pelo falecido Ronnie Van Zant, "Jacksonville Kid". Esta pertenceu ao derradeiro período de gravações da formação clássica da banda e deveria integrar o álbum "Street Survivors". Aliás, o grande mérito destes "Collectybles" é trazer registros da voz de Ronnie, um sujeito cujo cotidiano se resumia a esvaziar garrafas de Jack Daniel’s e cantar esplendorosamente. Deixou uma grande herança musical e um problema equivalente: até um acesso de tosse dele tem mais valor do que os vocais de seu irmão Johnny, atual cantor do LS. Com certeza seria muito mais interessante para os fãs se a banda se limitasse aos lançamentos das gravações inéditas, ao invés de por no mercado os discos insossos e dispensáveis da formação atual.
Não é uma questão de saudosismo. É gritante a diferença entre a autenticidade e brilhantismo do velho para o novo LS. No cd 1 desta coletânea encontram-se maravilhas, como "Need All My Friends", "Michelle" (uma das preciosidades – como isso ficou tanto tempo guardado??) e "Bad Boy Blues", esta com 8 minutos de duração e belos solos de guitarra no melhor estilo de Johnny Winter. Mas ainda tem duas versões de "Free Bird" (uma ao vivo) e clássicos como "I Ain’t The One", "Sweet Home Alabama" e "Workin’ For MCA", em meio às músicas desconhecidas.
O segundo cd está dividido entre outtakes de estúdio das sessões de "Street Survivors" e os memoráveis shows da banda, além das versões completas de "Need All My Friends" e "Michelle". Há versões ao vivo para clássicos imortais do blues, como "Crossroads", de Robert Johnson, na qual Ronnie brada "E.C. was here" – homenagem ao ídolo confesso dos guitarristas da banda, Eric Clapton – e "T For Texas", de Jimmy Rodgers, além de "Free Bird", em take não aproveitado para o álbum One More From The Road, de 1976.
O encarte de 24 páginas conta em tom sentimental muitas curiosidades, da viagem a Memphis para conhecer Graceland, até como se tornaram a maior banda de southern rock depois dos Allman Brothers. Se você é fã do Lynyrd Skynyrd, pare de gastar com bobagens e reserve seu rico dinheirinho para este disco indispensável.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Para Nicko McBrain, "The Number of the Beast" não está entre os melhores álbuns do Iron Maiden
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito
Ignacia Fernández, vocalista do Decessus e Miss Mundo Chile, conta como entrou no metal
Os 16 artistas que que todo mundo deveria ouvir, segundo Bob Dylan
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Greyson conta como Andreas chegou até ele e fez o pedido para tocar no Sepultura
O álbum de rock nacional anos 80 considerado o maior fracasso do grande produtor Liminha
Como Nando Reis finalmente aceitou projeto da reunião dos Titãs, segundo seu empresário

A música que o Lynyrd Skynyrd não via como hit e virou um de seus maiores hinos
Lynyrd Skynyrd - noite histórica para um público emocionado em Porto Alegre
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins



