Resenha - Keepers Of Jericho - Tribute To Helloween

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fernando De Santis
Enviar Correções  

8


Finalmente, a banda criadora do heavy metal melódico, Helloween, recebeu um tributo. Em uma época em que gravadoras se aproveitam de tributos para divulgar suas bandas novas, esse tributo ao Helloween se destaca pela qualidade e pelos músicos famosos no cenário do Metal mundial, como Rhapsody, Sonata Arctica, Heaven’s Gate, Labyrinth, entre outros.

Iron Maiden: por que escolheram Blaze e não Michael Kiske ou Geoff Tate? Nicko responde

Courtney Love: "Essa música é sobre minha vagina, sabia?"

A primeira música do tributo é, sem dúvida, o grande destaque. A versão que o Rhapsody fez para o clássico "Guardians", do primeiro álbum do Helloween, Walls Of Jericho, ficou impressionante. Com o vocal impecável de Fabio Lione e a guitarra precisa de Luca Turilli, o Rhapsody conseguiu deixar essa versão do clássico do Helloween tão boa quanto a original. A fidelidade nos solos e os arranjos de teclado deixaram a música perfeita.

A banda Sonata Arctica fez uma versão peculiar de "I Want Out", mais rápida do que a versão original e com solos diferentes. A banda Heaven’s Gate fez um cover da música "A Little Time", que logo de início pode assustar um pouco os fãs do Helloween, pois o vocalista Thomas Rettke canta seu início em um tom mais baixo. Com o desenvolver da música, o vocal de Thomas cai para o estilo de Michael Kiske, algo que a deixou muito interessante. O Metalium fez uma versão super pesada de "Ride The Sky", com uma bateria super nervosa e um vocal extremamente melódico, nos mesmos moldes de Kai Hansen.

O guitarrista Luca Turilli fez uma versão muito boa de "I’m Alive". Com uma introdução épica e arranjos de teclado por toda a música, essa versão também é um grande destaque do álbum. Mais uma vez Luca reproduz os solos do Helloween com grande precisão.

A decepção desse tributo ficou por conta do Vision Divine. A versão do maior clássico do Helloween, Eagle Fly Free, ficou fraca. A música ficou sem o peso original. Mesmo sendo uma versão cover, o Vision Divine tirou um pedaço da alma desta música, deixando-a meio vazia. O que ficou interessante nesta faixa foi a introdução do Keeper Of The Seven Keys II, Invitation, que é tocada antes de Eagle Fly Free.

Uma das grandes surpresas desse tributo ficou por conta do Dark Moor, que tocou o hino da banda: "Halloween". Apresentando uma introdução totalmente assustadora, a banda surpreende do começo ao fim. Com muitos arranjos de teclados e solos precisos, o Dark Moor consegue impressionar nos 13 minutos desse clássico. Esse tributo ainda conta com as versões de "Judas", tocada pelo Morifade, "Savage" - com um vocal todo diferente da versão original -, tocada pelo Brainstorm, "Future World", tocada pelo Labyrinth, "Save Us", em uma versão bem diferente tocada pelo Cydonia, "Victim Of Fate", tocada pelo Squealer, e "How Many Tears", em uma versão mais pesada do que a original (!!!), tocada pela banda Secret Sphepre.

Um tributo muito bem feito, com direito a homenagem à banda até na parte gráfica, pois a capa é feita pelo desenhista Uwe Karczewski (que já havia feito capas para o Helloween). O ponto fraco desse tributo fica por conta da ausência de músicas dos discos Pink Bubbles Go Ape, Chameleon, e dos discos da fase Andi Deris. Quem sabe num próximo tributo?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: por que escolheram Blaze e não Michael Kiske ou Geoff Tate? Nicko respondeIron Maiden
Por que escolheram Blaze e não Michael Kiske ou Geoff Tate? Nicko responde

Lista: vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempreLista
Vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempre

O Mapa do Metal: Grandes bandas de Heavy Metal da AlemanhaO Mapa do Metal
Grandes bandas de Heavy Metal da Alemanha

Helloween: banda divulga vídeo de Dr. Stein ao vivo em São PauloHelloween
Banda divulga vídeo de "Dr. Stein" ao vivo em São Paulo

Em 12/05/2003: Helloween lançava Rabbit Don't Come Easy


Brasil: Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso paísBrasil
Bandas que gravaram discos ao vivo em nosso país

Heavy Metal: uma nação constituída por músicasHeavy Metal
Uma nação constituída por músicas


Courtney Love: Essa música é sobre minha vagina, sabia?Courtney Love
"Essa música é sobre minha vagina, sabia?"

Bizarre Magazine: Quão bizarro é... Ronnie James DioBizarre Magazine
Quão bizarro é... Ronnie James Dio


Sobre Fernando De Santis

Paulistano, nascido em 1979, Fernando De Santis passa grande parte do seu tempo viajando entre São Paulo, Santos e Curitiba. Nas horas de viagens dentro de ônibus ou aviões, costuma ouvir Hard Rock, Heavy Metal e demos de qualquer estilo. Atualmente trabalha como webdesigner para o Estado de São Paulo. Mantém o site "We Burn", dedicado ao Helloween desde 1998, que nunca lhe trouxe nenhum dinheiro, mas rendeu muito amigos.

Mais informações sobre Fernando De Santis

Mais matérias de Fernando De Santis no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin