Resenha - Keepers Of Jericho - Tribute To Helloween
Por Fernando De Santis
Postado em 08 de novembro de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente, a banda criadora do heavy metal melódico, Helloween, recebeu um tributo. Em uma época em que gravadoras se aproveitam de tributos para divulgar suas bandas novas, esse tributo ao Helloween se destaca pela qualidade e pelos músicos famosos no cenário do Metal mundial, como Rhapsody, Sonata Arctica, Heaven’s Gate, Labyrinth, entre outros.
A primeira música do tributo é, sem dúvida, o grande destaque. A versão que o Rhapsody fez para o clássico "Guardians", do primeiro álbum do Helloween, Walls Of Jericho, ficou impressionante. Com o vocal impecável de Fabio Lione e a guitarra precisa de Luca Turilli, o Rhapsody conseguiu deixar essa versão do clássico do Helloween tão boa quanto a original. A fidelidade nos solos e os arranjos de teclado deixaram a música perfeita.
A banda Sonata Arctica fez uma versão peculiar de "I Want Out", mais rápida do que a versão original e com solos diferentes. A banda Heaven’s Gate fez um cover da música "A Little Time", que logo de início pode assustar um pouco os fãs do Helloween, pois o vocalista Thomas Rettke canta seu início em um tom mais baixo. Com o desenvolver da música, o vocal de Thomas cai para o estilo de Michael Kiske, algo que a deixou muito interessante. O Metalium fez uma versão super pesada de "Ride The Sky", com uma bateria super nervosa e um vocal extremamente melódico, nos mesmos moldes de Kai Hansen.
O guitarrista Luca Turilli fez uma versão muito boa de "I’m Alive". Com uma introdução épica e arranjos de teclado por toda a música, essa versão também é um grande destaque do álbum. Mais uma vez Luca reproduz os solos do Helloween com grande precisão.
A decepção desse tributo ficou por conta do Vision Divine. A versão do maior clássico do Helloween, Eagle Fly Free, ficou fraca. A música ficou sem o peso original. Mesmo sendo uma versão cover, o Vision Divine tirou um pedaço da alma desta música, deixando-a meio vazia. O que ficou interessante nesta faixa foi a introdução do Keeper Of The Seven Keys II, Invitation, que é tocada antes de Eagle Fly Free.
Uma das grandes surpresas desse tributo ficou por conta do Dark Moor, que tocou o hino da banda: "Halloween". Apresentando uma introdução totalmente assustadora, a banda surpreende do começo ao fim. Com muitos arranjos de teclados e solos precisos, o Dark Moor consegue impressionar nos 13 minutos desse clássico. Esse tributo ainda conta com as versões de "Judas", tocada pelo Morifade, "Savage" - com um vocal todo diferente da versão original -, tocada pelo Brainstorm, "Future World", tocada pelo Labyrinth, "Save Us", em uma versão bem diferente tocada pelo Cydonia, "Victim Of Fate", tocada pelo Squealer, e "How Many Tears", em uma versão mais pesada do que a original (!!!), tocada pela banda Secret Sphepre.
Um tributo muito bem feito, com direito a homenagem à banda até na parte gráfica, pois a capa é feita pelo desenhista Uwe Karczewski (que já havia feito capas para o Helloween). O ponto fraco desse tributo fica por conta da ausência de músicas dos discos Pink Bubbles Go Ape, Chameleon, e dos discos da fase Andi Deris. Quem sabe num próximo tributo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Regis Tadeu diz que evangélicos são pouco ecléticos e diz que ouve black metal
West Ham: o time do coração de Steve Harris
Neil Peart: o emocionante texto de Mike Portnoy sobre o ídolo


Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Helloween confirma show único em São Paulo ano que vem
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock



