Resenha - Sign of Truth - Dionysus
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 14 de março de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O baterista Ronny Milianowicz (ex-Sinergy), o vocalista Olaf Hayer (da banda solo de Luca Turilli – guitarrista do Rhapsody), o baixista Kaspar Dahlqvist (Stormwind) juntamente com a dupla de guitarristas Johnny Ohlin e Nobby Noberg (ambos ex-Nation) formam a novata banda Dionysus, que investe na já batida leva de metal melódico. Um time experiente que junto está chegando no seu primeiro CD intitulado "Sign of Truth", que está sendo lançado aqui no Brasil pela Rock Brigade Records e na Europa pela AFM Records.

Um projeto de qualidade que virou banda, e para deixar o disco ainda mais conceituado, ele conta com a co-produção de ninguém menos que Tobias Sammet (Edguy). Obviamente que a banda não traz nenhuma característica excepcionalmente marcante em seu som, tudo está baseado em velhos clichês, mas mesmo assim o disco pode ser considerado uma boa obra, isto porque o Dionysus é competente no que faz, não importando o quão baseando em clichês o seu sou é. A voz de Olaf Hayer é um grande destaque do material, mesmo que parecida com a de Timo Kotipelto (ex-Stratovarius), a mesma se encaixou muito bem na proposta do grupo. Mesmo que sem muito destaque o baterista Ronny Milianowicz faz um trabalho perfeito sem abusar de bumbo duplo (já fugindo um pouco do habitual "melódico") e sim trabalhando com um pouco de agressividade, marca do seu tempo de Sinergy. A presença do tecladista Kaspar Dahlqvist deu uma boa quantidade de influências clássicas ao som do grupo, ainda mais se contarmos o grande número de coros presentes em todas as composições do álbum. E curiosamente, acho que pelo fato da co-produção de Sammet, as linhas de guitarras são trabalhadas em uma veia bem parecida com a do projeto Avantasia (riffs pesados intercalados com melódicos e cadenciados).
Bom, então vamos às músicas: o CD abre com "Time Will Tell", melódica e reta, mesmo trazendo uma ‘performance’ de muita qualidade de Olaf Hayer a música não é a melhor indicada para abrir o álbum – isto porque não emplaca muita energia. Já "Sign of Truth" é uma ótima composição, que além de destacar a boa voz de Olaf Hayer para o estilo, riffs rapidíssimos e bateria certeira; ainda traz as melhores linhas de baixo do material juntamente com um refrão para ficar na cabeça de todos que a ouvirem. "Bringer of Salvation" até impressiona pelo seu grande peso, sendo que no seu começo até lembraremos de Rob Halford enquanto que Olaf Hayer despeja sua voz um pouco "suja". Bastante melodiosa está "Pouring Rain", ao contrário de "Anthem (for the Children)" em uma linha melódica cadenciada, que muito lembra o trabalho do Avantasia. Voltando ao peso e agressividade vem a música "Holy War", passando para a bonita balada "Don’t Forget" e "Walk on Fire", esta última, uma composição bem completa, com riffs pesados, momentos harmoniosos e vocais grandiosos. Depois de outra rápida e pesada (também ótima), "Never Wait", o disco finaliza mesmo com "Loaded Gun", outro momento destacável do material.
Mesmo sendo um pouco redundante gostaria de dizer novamente que mesmo trabalhando com clichês o Dionysus faz um metal para cair no agrado de qualquer fã de melódico. Trabalhando nesta linha e amadurecendo suas composições, certamente a banda ganhará uma vaga na cena melódica mundial, que pelo que parece, está perdendo um grande nome... Bem, mas isto é outra história.
Line-up:
Olaf Hayer (vocal);
Johnny Ohlin (guitarra);
Nobby Noberg (baixo);
Kaspar Dahlqvist (teclado);
Ronny Milianowicz (bateria).
Track-list:
01. Time Will Tell
02. Sign of Truth
03. Bringer of Salvation
04. Pourning Rain
05. Anthem (for the Children)
06. Holy War
07. Don’t Forget
08. Walk on Fire
09. Never Wait
10. Loaded Gun (bonus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O baterista idolatrado por Neil Peart e Stewart Copeland; "o auge inalcançável"
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
O guitarrista que mais inspirou James Hetfield, do Metallica, segundo o próprio
Para Steve Harris, década de 1990 foi uma época muito estranha
O disco do Metallica que está entre os álbuns que mudaram a vida de Richie Faulkner
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
AC/DC tem penúltimo show da atual turnê cancelado devido ao mau tempo
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Tortilla Man mostra como driblou dificuldade para lidar com Eloy Casagrande no Slipknot
Cliff Burton e a banda que ele gostava muito, "por incrível que pareça"
Malas sem alça: dez vezes que astros do rock e do metal foram arrogantes em citações
A pior canção dos Beatles, de acordo com John Lennon; "Sempre odiei essa música!"

Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



